VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Senhor presidente, senhores vereadores, eu entendo como um aviso, mas hoje pelo menos foi dado o aviso, da outra vez foi parado repentinamente. Então agradeço, senhor presidente, por ter avisado os nobres vereadores sobre isso. Eu queria falar, continuar falando sobre a questão da saúde. Estive presente na semana passada na reunião do conselho municipal, Conselho Local de Saúde, na UBS do Vila Ipê, sobre a questão da reforma. E lá foi decidido por unanimidade que eles não gostariam que fossem para um espaço UBS, que fosse para um outro espaço a sala de vacinação, a equipe de vacinação também, e o horário estendido e muito menos também a questão da odontologia. Então deixar bem claro, eles vão fazer um documento para apresentar para a prefeitura, para a Secretaria da Saúde, esse documento dizendo exatamente isso, porque senão fica muito complicado mexer na equipe e ir para um lugar muito menor. Então, enquanto está no espaço de discussão, eles demonstraram, na sua maioria, tinha bastante gente, não só do Conselho Local de Saúde, mas também muitas pessoas da comunidade, presidentes de bairro ali da região, e isso ficou bem claro e bem nítido. E eu me coloquei à disposição como gabinete para cuidar dessa situação também, estarmos encaminhando junto com eles para que, enquanto haja a nova construção da UBS do Vila Ipê, não seja prejudicado nenhum tipo de serviço que é dado naquela região. E queria também parabenizar a equipe de vacinação da UBS Vila Ipê, que mensal está fazendo cerca de 1.500 vacinações. Sem falar da questão da vacina da gripe. Mas é uma UBS que faz muita vacinação. Muitas pessoas da região ocupam a UBS Vila Ipê para a vacinação. Então eles não querem que seja destinado para a UBS do Santa Fé. Também queria falar sobre a questão que me preocupa, e aqui vou passar para a vereadora Estela a nossa preocupação, porque ela é presidente da Comissão de Saúde. A nossa preocupação com a saúde das mulheres. Ontem veio até o nosso gabinete uma pessoa dizendo que foi encaminhar mamografia. Ela já passou dos 40 anos, está com 47 anos, e a mamografia disseram que é daqui três ou quatro meses ainda para ter. Só que recém a gente passou pela Carreta da Saúde, que estava em Caxias do Sul. Então, muita preocupação a gente tem quanto à questão da saúde da mulher, porque é fácil a gente vir fazer mutirões e tudo mais, organizados, mas a saúde da mulher tem que ser plena. E muitas vezes as UBSs não têm o ginecologista. Então já não tem a equipe completa de saúde. Quando tem, encaminha para os exames e não se consegue fazer. Essas mulheres têm dificuldade, então, de fazer os exames. A gente está pensando, então, em fazer um pedido de informações para verificar como é que está esse entendimento da Secretaria da Saúde, essa relação de exames, quantas pessoas estão aguardando.
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Um aparte, vereadora Daiane.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): O Taddeucci até nos passou uma relação de que 2.900 mulheres estão na fila. Mas a gente quer saber a fundo quais estão aguardando exames, quais estão na prioridade média, qual a prioridade baixa, somente acompanhamento. Porque a gente faz tantas campanhas de conscientização para as mulheres buscarem a UBS, fazerem os exames, para verificarem como está a sua saúde. Quando acontece uma situação dessas, nos preocupa muito. Seu aparte, vereadora Estela.
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Perfeito, vereadora Daiane. A saúde da mulher é algo que precisa ser preocupação de todos e todas nós, justamente porque a gente sabe que precisa de uma atenção especial. A gente teve, há pouco tempo, a abertura, o lançamento de três salas responsáveis por fazer o atendimento específico a mulheres. E eu quero já deixar que eu acho que é importante conter no pedido de informações o que de fato é a estrutura dessas salas. Porque, ok, muito legal, muito importante, significativo, leva o nome da Justina Onzi, que foi uma figura importante no município de Caxias do Sul, mas a gente não sabe quais são os equipamentos, quais são os profissionais, como estão funcionando aquelas salas, como está funcionando aquele espaço. E me salta aos olhos você vir e dizer que a uma pessoa foi falado que vai esperar quatro meses, se a gente pouco tempo atrás teve a Carreta, que foi específica para a saúde das mulheres, se a gente teve agora a abertura dessas salas. Então significa que em algum local a gente está falhando enquanto município. E cabe também a nós, vereadores, ajudar. Então o pedido de informações eu tenho certeza que é também para a gente poder propor alguma solução. Muito obrigada.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Exatamente, vereadora Estela. Porque o secretário veio aqui e anunciou a questão das salas para as mulheres, com esse objetivo. Mas não é isso que eu estou vendo na prática. Então a gente precisa, sim, de informações, inclusive para a gente verificar se não é mais um anúncio. Daqui a pouco destinar um profissional para estar lá. Será que está havendo atendimentos lá? Que tipo de atendimento? Está fazendo a prescrição que a UBS está fazendo? Então, isso também nos preocupa muito essa questão do espaço. E acredito que tem que constar quantas mulheres estão aguardando atendimento, quantas mulheres têm exames para verificar e quantas UBSs têm realmente a equipe completa, com ginecologista também. Porque é uma demanda muito importante da nossa cidade. Ontem eu trouxe a minha fala, falando que mulher não é só prioridade no discurso, ela tem que ser na prática. Somos maioria da população e precisamos, sim, além de campanhas de conscientização. Porque somos muitas vezes parceiros para fazer campanhas de conscientização para as mulheres buscarem os atendimentos de saúde, fazerem a prevenção, mas a gente precisa que tenha na prática, então, a questão das consultas, a questão dos exames, para que não haja uma piora na saúde daquela mulher. Então, faremos um pedido de informações nesse sentido. Abrimos até para os colegas, se quiserem colaborar com alguma situação e quiserem assinar junto conosco. E vou responder também ao vereador Pedro Rodrigues, que utilizou de manhã, aqui, a tribuna para falar. Eu fiz, sim, um corte de internet, um corte na rede social, mas é exatamente o que é falado aqui dentro. O problema é que os vereadores, principalmente os da base, eles têm vergonha muitas vezes de ser da base. E quando isso é exposto lá fora, eles ficam brabos. Mas eles falaram. É exatamente o que ele falou, que ele sabia da reunião. E é exatamente o que eu falei, que ele sabia da reunião, que ele sabia da coletiva, que ele sabia que o Bertotto ia vir aqui, porque ele participava da base. Ele indicou um secretário da Habitação, que inclusive a vereadora Andressa Marques pediu a cabeça dele, pediu que ele seja exonerado imediatamente. Ela fez esse pedido. Um secretário da Habitação que, até agora, o que conseguiu entregar de casa foi lá em Estrela. Foi lá participar da solenidade de entrega de casa em Estrela pela Fundação Caxias. E agora, pela questão do incêndio, mas que em parceria com a Fundação Caxias. Que não atende as pessoas, que não responde os vereadores muitas vezes. Que, quando eu liguei, me deixou dizendo que tinha uma reunião importante e somente depois que ele conseguiu se aconselhar lá que ele foi entrar em contato comigo via WhatsApp. Então, o vereador Pedro, ao invés de se preocupar com a questão do que eu falo, do que eu coloco na internet, ele tem que se preocupar com a indicação dele. A indicação do Pedro Rodrigues é o secretário da Habitação, o secretário Silvio Daniel, que foi pedido ontem, inclusive. Acho que essa deve ser a preocupação dele, não o que eu coloco. Mas coloquei, sim, e assumo. Porque eu só vou fazer o que eu puder assumir. Eu não vou jamais fazer alguma coisa que eu me envergonhe ou que eu não vá assumir, que eu diga que não fui eu, ou tudo mais. Eu fiz, sim, mas foi exatamente, quem pegar na íntegra, foi o que ele falou. Que ele sabia, que causava estranheza. Porque o pedido de informações ele não sabia, mas que a coletiva de imprensa e que o Bertotto viria hoje, porque foi tema da reunião da base.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Vou lhe pedir um aparte.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Então, a base tem que ser da base. Não adianta vir aqui e defender o prefeito só aqui. E ali fora... Porque é isso muitas vezes que acontece, tá, prefeito? Aqui dentro, daí defendem, são uns leões para defenderem. Ali fora é bem diferente. Inclusive, há alguns assuntos de corredor aí, dizendo que é ruim, que não conseguem gente, que as pessoas não fazem, que é incompetente, que está reunido... Então, não sou só eu que falo; até a base fala. Vereador Libardi.
VEREADOR CLÁUDIO LIBARDI (PCdoB): Aproveitar que a senhora tratou do Bertotto para falar que nós vamos encaminhar, já conversamos com ele, tanto eu quanto a vereadora Daiane, um requerimento de esclarecimento acerca das verbas que compuseram os 19 milhões arrecadados pela Festa da Uva. Porque nós havíamos comentado a necessidade de tratarmos com diferença alguns valores que são oriundos, por exemplo, das bilheterias dos shows e também – não é, vereadora Daiane? – pelo número de pessoas que ingressaram e o número de pessoas que pagaram o ingresso. Essa conta está muito complexa de ser compreendida. Então, acho que embora tenham sido apresentados os valores oriundos da Festa da Uva, ela arrecadou, fora os repasses do município, R$ 6 milhões a menos do que ela teve capacidade de gastar. Então que a gente possa ter um esclarecimento maior acerca das verbas. Parabéns.
VEREADORA DAIANE MELLO (PL): Obrigada, vereador Libardi. Exatamente. A gente vai fazer ali as perguntas. Conversamos com o Bertotto sobre isso. Porque 700 mil pessoas participaram da festa. Seja nos desfiles ou na festa. Mas, tirando ali os números, não fecha. Para nós, enquanto o cálculo normal, não fecha somente dois milhões e meio de arrecadação em bilheteria. Então é isso que a gente vai estar perguntando. Era isso, senhor presidente. Muito obrigada.