VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Presidente, bom dia ao senhor novamente, a toda esta Casa, aos vereadores. De maneira especial, à população caxiense que nos assiste e acompanha aqui nessa oportunidade. E de maneira ainda mais distinta, eu quero saudar meu amigo, Robson Paim, que está por aqui, presente conosco, que é presidente da AMOB do Cinquentenário II. E também à Débora Oliveira, assistente social desta mesma associação de moradores da nossa cidade. Presidente, é sempre uma alegria quando nós podemos declarar utilidade pública, entidades da nossa cidade que prestam um serviço sério e relevante do ponto de vista social, do ponto de vista de vulnerabilidade, ou melhor, de retirada de vulnerabilidade. E de dar visibilidade a pessoas que, muitas vezes, o poder público, de modo geral, não tem braços para tocar. Eu tenho defendido constantemente aqui a importância do terceiro setor. A importância de setores da sociedade que se envolvem nesse aspecto. E a Associação dos Moradores do Bairro Cinquentenário II tem prestado um relevante e importante trabalho nesse sentido, nesta região da nossa cidade. Já tive o privilégio, na constância do nosso mandato, de nós termos quatro entidades já declaradas utilidade pública e essa aqui é a quinta, e nós já temos uma sexta entidade encaminhada, que também presta um serviço muito importante na cidade voltado ao atendimento aos necessitados. E aqui, como eu mencionei antes, o tempo é mais exíguo, mas nesses cinco minutos, aprofundar um pouco mais sobre a estrutura física e o trabalho que tem sido feito lá, pelo Robson e por todos os integrantes da direção da AMOB do Bairro Cinquentenário II. Além de possuírem essas questões de contraturno escolar com as crianças, onde 20 crianças na parte da manhã e 20 à tarde participam de atividades que possibilitam que elas não estejam à margem da sociedade, não estejam nas ruas, literalmente nas ruas correndo o risco, inclusive, de um acidente de carro, de estarem em condição vulnerável, receberem uma proposta que vai levar elas, futuramente, a uma condição de vício, etc. Essas crianças estão aprendendo, tendo reforço escolar, criação de vínculos, acolhimento. E a gente gosta de enfatizar a importância desse trabalho porque nós vemos na prática os resultados que acontecem. Por razão de nós estarmos na Ordem do Dia, o regimento nos impede de exibir o material infográfico, mas, posteriormente, vou ter oportunidade para falar sobre isso também. Eu quero mostrar para vocês um vídeo institucional onde nós vemos os resultados do importante trabalho que é prestado em um bairro que, é central da nossa cidade, mas que ainda carece dessa atenção e dessa visão. E eu tenho defendido constantemente que nem todas as soluções vão vir do estado, e a prova disso está aqui, pessoas que são CLTs, que trabalham em função da AMOB. É a primeira AMOB da cidade que tem folha salarial, rol de funcionários, que tem fluxo de caixa. Uma AMOB... não que as demais não sejam sérias, mas essa, do ponto de vista financeiro, do ponto de vista de leis e principalmente do aspecto de trabalho, de empregatício, de vínculo trabalhista, é a primeira AMOB da nossa cidade. Então, o que nos mostra que, sim, uma associação de moradores pode ser muito mais do que um almoço de final de semana que, muitas vezes, quem não é envolvido com a AMOB, acha isso. E não sabe as duras penas que um presidente de bairro, os integrantes passam para conseguir levar uma estrutura melhor para o seu bairro. Eu também quero enfatizar aqui, o colega Dambrós, o senhor que é um comunitarista, o colega Fiuza que mora, inclusive, nas imediações daquela região, da importância desse trabalho da horta comunitária. Nós temos a horta comunitária onde as crianças vivem na prática essa experiência de poder cultivar, de ver, de fato, crescendo e aqui estão vários aprendizados, desde a paciência, a perseverança, a persistência. O saber que tudo aquilo que nós plantamos nós vamos colher. E ali mesmo, na horta comunitária, as crianças têm esse entendimento e podem aprender. E, aproveitando o tempo que nós temos, lembrar também do papel fundamental da cozinha que realiza 400 refeições por dia naquele lugar. Quatrocentas refeições por dia são realizadas naquele ambiente. Então, são 400 pessoas ali. Talvez 150, 200, até 250 famílias formadas por pai, mãe. Muitas vezes o pai está sozinho, a mãe está sozinha, os filhos que estão na casa, o avô, tio, etc., que estão sendo atendidos com dignidade, com comida de fato saudável que está chegando ao prato deles. E nós sabemos muito bem os desafios da segurança alimentar. Tem sido alvo de assunto aqui, vereador Fantinel, de debate nesta Casa esse assunto é tão importante. O senhor que é um entusiasta também neste trabalho do Agro Fraterno, trabalho da sua autoria, que faz com maestria na nossa cidade. Então, aqui estão várias razões e pontos pelos quais eu peço o voto dos colegas vereadores para que nós possamos declarar utilidade pública, permitindo, então, que a Amob do Bairro Cinquentenário II possa realizar vínculos com o município de Caxias do Sul, inclusive preparando essa Amob para, futuramente, poder ter recurso público, por meio de emendas parlamentares, para chegarem até essa entidade. Por fim, não menos importante, quero falar... A gente nunca gosta de falar sobre morte, sobre o fim da vida. Mas também na Amob do Bairro Cinquentenário II tem capela mortuária, colega Lucas. Lá tem uma capela mortuária estruturada, onde as pessoas podem ir e, na hora mais difícil da sua vida, de muitas vezes, entre aspas, ter que bater cabeça para lá e para cá para encontrar um lugar à altura, com dignidade, a Amob também está servindo para essa função. Então parabéns, Róbson e Débora. Na pessoa de vocês, a todos os moradores. E eu conclamo os colegas para que nós possamos aprovar por unanimidade essa declaração de utilidade pública. Obrigado a todos e um bom dia.