Voltar para a tela anterior.
Nesta terça-feira, 09 de setembro, o vereador Capitão Ramon participou da reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Caxias do Sul, com a presença de representantes das UPAs Central e Zona Norte para a apresentação de resultados da IDEAS. O objetivo foi debater o funcionamento das unidades e apresentar dados sobre os contratos de gestão e a estrutura de atendimento à população.
Segundo dados apresentados, a UPA Central opera com o Termo de Cooperação nº 1333/24, iniciado em 01/02/2025, com previsão de 450 atendimentos diários. Sua equipe médica conta, no plantão diurno, com 7 médicos clínicos na porta, 3 médicos na sala amarela/vermelha e 3 na pediatria. À noite, atuam 5 médicos clínicos, 2 na sala amarela/vermelha e 2 na pediatria. Ao todo, a unidade possui 402 profissionais de diversas categorias. Já a UPA Zona Norte funciona com o Termo nº 166/25, vigente desde 01/04/2025, com média de 350 atendimentos por dia. No plantão diurno, são 5 médicos clínicos, 2 na sala amarela/vermelha e 2 na pediatria; à noite, 4 clínicos, 2 na sala amarela/vermelha e 2 pediatras. A equipe total soma 376 profissionais.
Durante a reunião, Capitão Ramon expressou preocupação com relatos de atraso no pagamento dos salários das equipes de saúde, cobrando providências para que os repasses sejam feitos em dia. “Profissionais da saúde são fundamentais no atendimento à população e precisam ter segurança e valorização para exercer suas funções com qualidade”, destacou o vereador.
Outro ponto levantado por Capitão Ramon foi a alta demanda por atendimentos de baixa complexidade nas duas unidades. De acordo com os dados, 85% dos atendimentos na UPA Central e 97% na UPA Zona Norte são de fichas verde e azul, ou seja, casos que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), desafogando as UPAs.
Diante disso, o vereador sugeriu que o município estude a ampliação das horas médicas nas UBSs como alternativa mais eficiente.