Voltar para a tela anterior.
A vereadora Sandra Bonetto (NOVO) esteve em representação da Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul, no evento que marcou o descerramento das placas do Museu da Festa da Uva e do Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp, realizado na Casa 1 da Réplica de Caxias do Sul, no Parque Mário Bernardino Ramos.
O incentivo à inauguração desses dois espaços tem como objetivo preservar e contar a história da Festa Nacional da Uva, uma das mais expressivas celebrações comunitárias do país, além de homenagear a vitivinicultura local e a figura de Primo Slomp, ex-presidente da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, a primeira da América Latina, reforçando a importância do setor para o desenvolvimento econômico e cultural do município.
Entusiasta da cultura italiana na comunidade caxiense, Sandra tem propriedade na valorização dessa iniciativa, sobretudo a respeito do Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp que esteve por anos sediado no varejo da Cooperativa Vitivinícola Forqueta, onde também esteve instalado o Ponto de Cultura Costurando Sonhos, do qual é coordenadora. Incentivadora da cultura encarnada no seio da comunidade, enfatiza a importância desses espaços: “Criar locais para guardar memórias é primordial para gerar experiências e encantamento aos que nos visitam em busca de conhecer nossa história e nossas raízes".
O momento contou ainda com a presença do prefeito Adiló Didomenico, da secretária da cultura, Tatiane Frizzo e do diretor-presidente da Festa da Uva, Milton Corlatti, além de rainhas e princesas de diversas edições da festa e candidatas à corte para a 35ª Festa Nacional a Uva, que ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026. Ambos os museus estão abertos ao público de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita.