Voltar para a tela anterior.

Vereadora Daiane Mello cobra instalação de hospital de campanha em Caxias do Sul para enfrentar surto de síndromes respiratórias

Caxias do Sul registrou em 528 casos de SRAG e 46 óbitos registrados somente em 2025


Diante do aumento alarmante dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Caxias do Sul, a vereadora Daiane Mello (PL) protocolou uma indicação na última segunda-feira (2), solicitando que o Poder Executivo Municipal instale um hospital de campanha no município. A medida busca ampliar a capacidade de atendimento diante do cenário crítico vivenciado na rede de saúde.

Segundo dados recentes, Caxias do Sul registrou 528 casos de SRAG, sendo 487 deles de moradores locais. O número representa um aumento de 70% nos casos que aguardam vaga hospitalar, além de 46 óbitos registrados somente em 2025, com 85% das vítimas com mais de 60 anos.

“Estamos enfrentando uma situação de emergência. Os hospitais estão sobrecarregados, e precisamos de ações imediatas para garantir atendimento digno, salvar vidas e evitar o colapso do sistema de saúde. Essa é uma medida urgente, necessária e possível de ser executada com responsabilidade e agilidade pelo município”, destacou Daiane.

O decreto de emergência publicado pela Prefeitura no dia 30 de maio autoriza medidas excepcionais, como contratação emergencial de serviços, ampliação da rede de atendimento e campanhas de prevenção. Para a vereadora, é fundamental que essas medidas incluam a criação de uma estrutura temporária adequada com leitos clínicos e de UTI, além de equipamentos e equipe técnica para atender os casos de SRAG com segurança e eficiência.

Daiane Mello reforça o apelo ao Executivo para que atue com rapidez, considerando a gravidade do momento e a necessidade de preservar vidas e garantir a continuidade dos serviços de saúde, sem comprometer o atendimento de outras patologias.

05/06/2025 - 17:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo