Voltar para a tela anterior.
A vereadora Marisol Santos esteve no Hospital Virvi Ramos, nesta quarta-feira (04), para dialogar com a equipe da instituição sobre o acolhimento prestado às famílias que enfrentam o luto parental, caracterizado pela perda de bebês durante a gestação, parto ou nos primeiros dias de vida.
A visita integra uma série de atividades para discussão acerca do Projeto de Lei 98/2025, de autoria de Marisol, que propõe a obrigatoriedade de apoio psicológico às famílias enlutadas, a garantia de acomodação em quartos separados para as mães e o direito a acompanhante nas unidades de saúde do município. O objetivo da proposta é oferecer um ambiente mais respeitoso e sensível à dor dessas mulheres, que enfrentam um momento de extrema vulnerabilidade emocional.
No Virvi Ramos, Marisol foi recebida pela diretora Cleciane Doncatto Simsen, pelo gerente de relações institucionais Luiz Carlos Bolzan, pela gerente de enfermagem Ana Maris Cecato Cansan e pela gerente do setor Materno-Infantil, Tatiane Bazi Ribeiro. Durante o encontro, a vereadora apresentou o projeto de lei e ouviu as percepções da equipe sobre o acolhimento já realizado e os desafios enfrentados no atendimento a essas famílias.
“É fundamental que as famílias sejam acolhidas com empatia e respeito em um momento tão doloroso. O luto parental é uma dor imensurável e precisamos trabalhar juntos para que nenhuma mãe ou pai se sinta sozinho nesse momento”, destacou Marisol.
A diretora Cleciane Doncatto Simsen parabenizou a parlamentar pela iniciativa e relatou como a equipe do hospital vem buscando o atendimento humanizado para as pacientes e familiares:
“Ainda estamos em uma estrutura temporária, mas com a inauguração da nova unidade materno-infantil, prevista para o segundo semestre, teremos espaços ainda mais adequados a essas mães.”
As visitas aos hospitais têm como propósito não apenas apresentar o projeto, mas também ouvir os profissionais da área da saúde e construir, em diálogo com as instituições, políticas públicas mais humanas e acolhedoras para este momento. A vereadora também planeja realizar uma reunião pública para reunir as experiências e propostas de cada hospital.