VEREADOR CAPITÃO RAMON (PL): Senhora presidente, senhores vereadores e vereadoras aqui presentes. Eu gostaria, aqui, de declarar o meu voto de pesar, no dia 7 de fevereiro, a semana passada, no caso, ocorreu um acidente aéreo na cidade de São Paulo, o qual ceifou a vida de um ilustre advogado, um doutor, natural de Porto Alegre, que tinha escritório aqui em Caxias do Sul. Então acredito que aqui alguns dos nobres colegas, talvez, tenham o conhecido, tenham tido o prazer de conhecê-lo. Também menciono aqui o piloto, o Sr. Gustavo Carneiro Medeiros, e faço votos à família que, nesse momento triste, lembre-se de como foi feliz a estada do Sr. Márcio Louzada Carpena junto da sua família. Da mesma forma, faço um voto de pesar ao doutor também, Ivan Pareta, que no mesmo dia, 7 de fevereiro, deixou o nosso convívio. Foi um grande ilustre advogado, o qual eu tive o privilégio de conhecê-lo, e tenho o grande prazer em anunciar que ele foi um grande homem. Foi um grande homem e que nos deixa na data do dia 7 de fevereiro. Muito obrigado, presidente. 
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Muito obrigado, senhora presidente. E eu gostaria de iniciar o voto de congratulações lhe parabenizando por ser a primeira mulher do Partido Comunista do Brasil a estar ocupando um espaço na presidência da Câmara de Vereadores. Isso é muito simbólico, simbólico para mim, mulher de esquerda, e simbólico para mim, mulher jovem, que me vejo representada. A gente sabe os tabus que ainda existem dentro da política de nós, mulheres jovens, ocuparmos os espaços e você estar aí, em um espaço tão importante, com toda certeza, vem para quebrar esses tabus. Também gostaria de fazer um voto de congratulações ao Partido dos Trabalhadores, em nome de toda bancada.
 
Senhora Presidente,  Senhoras vereadoras e senhores vereadores.
 
A bancada do Partido dos Trabalhadores, na Câmara Municipal de Caxias do Sul, manifesta, por meio deste voto de congratulação, o reconhecimento e a homenagem aos 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores.
Desde sua criação, em 1980, o PT tem sido um instrumento fundamental na luta pela democracia, justiça social e garantia de direitos para a classe trabalhadora.  Sua trajetória é marcada por grandes conquistas para o povo brasileiro, como a ampliação de políticas públicas de inclusão social, de combate à fome, promoção da dignidade para milhões de cidadãs e cidadãos.
Ao longo dessas mais de quatro décadas, o Partido dos Trabalhadores construiu uma história de resistência, enfrentando desafios e perseguições políticas, mas sempre reafirmando seu compromisso com um Brasil mais justo e igualitário.
Vida longa ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!
(Texto fornecido pela oradora.)
 
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA SANDRA BONETTO (NOVO): Bom dia a quem nos acompanha pelas redes sociais e pela TV Câmara. Bom dia, presidente. Bom dia, nobres vereadores. Hoje, venho falar sobre o Aquafest, terceira edição, um evento que aconteceu nos dias 8 e 9 de fevereiro, que reuniu mais de 85 mil pessoas.  Este evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e pelo Samae, e tem o propósito de oferecer uma alternativa segura de lazer aquático, especialmente para aqueles que não têm acesso às praias ou clubes com piscinas. O Aquafest vai além do entretenimento. O evento também tem um papel social e educativo, sendo parte integrante da campanha Verão Seguro, que visa conscientizar a população sobre os riscos de banhos em represas e a prevenção de afogamentos. Devido a isso, a gente propôs uma homenagem, um voto de congratulações coletivo. Também quero destacar o trabalho de Andréia Copini e da Vitória Bordin, que foram incansáveis para que o evento acontecesse. Muito obrigada.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA ROSELAINE FRIGERI (PT): Bom dia. Bom dia a quem nos acompanha, às vereadoras, aos vereadores. Eu quero lhe parabenizar também, Andressa, por essa condução. Além de reforçar os parabéns ao Partido dos Trabalhadores, neste mesmo mês está fazendo 42 anos que eu me filei ao PT, então a vida quase se confunde, a vida do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, é um mês e um ano significativo. Mas eu, na verdade, quero parabenizar, eu sei que tem um voto coletivo, mas eu quero reforçar aqui o parabéns à UCS, à Universidade de Caxias do Sul, que está completando 58 anos. Neste momento... Eu fiz meus cursos lá, tanto os dois de graduação, como o de pós, e também fui professora, tive a oportunidade de ser professora da universidade.  Então, é uma universidade que é muito importante para a nossa cidade, a gente sabe que toda a história da universidade, todo o início dela, quanta gente aqui neste plenário, mas quem está nos escutando, quantas pessoas já passaram para aquela universidade, uma universidade comunitária. Então eu também tive a oportunidade de ser a primeira mulher presidenta do DCE da UCS, acredito que depois de mim deve ter tido uma ou duas, então foi um espaço muito importante na minha vida e a UCS representa muito para a sociedade de Caxias do Sul.  Então, parabéns e vida longa à UCS. 
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Bom dia, senhora presidente. Parabéns pela condução dos trabalhos, que dê tudo certo. Vereadora Rose, eu vou fazer um voto de congratulações à comunidade de Lourdes, mas também tenho certeza que todos nós, vereadores, fomos convidados. Vai ter uma missa de 58 anos da UCS, agora dia 15/02. Fomos convidados, todos fomos convidados para participarmos dessa história da Universidade de Caxias do Sul.  Penso que a maioria fez algum curso na UCS. Então, vida longa à UCS. Faz parte da nossa história. Eu queria me congratular, hoje, com a comunidade de Nossa Senhora de Lourdes. Aliás, hoje é dia de Nossa Senhora de Lourdes, dia 11 de fevereiro. Nós teremos, na nossa comunidade, missas ao meio-dia, às 15 horas, às 17 horas e às 19 horas. Depois terá uma procissão luminosa. Convido todos os nobres pares que, se possível for, façam-se presentes. Na pessoa do nosso pároco, o Padre Jocimar, agora recebemos uma grata surpresa também, está conosco lá o Padre Renato, e na pessoa do Padre Jocimar, o Padre Renato e o Padre Paulo, saudar todos os paroquianos da nossa comunidade Nossa Senhora de Lourdes. Era isso. Muito obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Presidente, colegas vereadores, quem nos acompanha aqui ou de casa, quero me somar a esse voto, que assinamos todos juntos, para a Universidade de Caxias do Sul, onde eu fiz as minhas graduações, pós, curso de línguas, onde trabalhei por 10 anos. Quero parabenizar todos, sempre, por tanta história, por toda a trajetória. Mas eu venho para fazer um voto de congratulações a um grande amigo. Eu sempre faço questão de trazer aqui pessoas que levam o nome de Caxias do Sul cada vez mais longe. Esse meu amigo é o Charlie Tecchio, que foi selecionado para fazer parte do núcleo dos Ambassadors du Pain.  É um grupo francês, isso núcleo Brasil. É um grupo francês de apaixonados pela panificação e que tem um trabalho importante de estudo, de acompanhamento, de acompanhamento, inclusive de suporte para um dos grandes nomes da área também no país, que é o Rodolfo Nunes, que vai participar de uma competição internacional, que acontece em outubro deste ano, na França. Então ele vai ter a oportunidade de acompanhar. Então, Charlie Tecchio, nosso amigo que tem a Charlie Bakery, bem pertinho aqui da Câmara, parabéns por mais essa conquista. Caxias te agradece.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Olá. Bom dia, senhoras e senhores, nobres pares, pessoal que nos assiste. Hoje eu quero fazer dois votos de pesar. Um ao senhor Rubem Pezzi, pai do meu amigo Alex Pezzi. Rubem faleceu na última sexta-feira. Uma pessoa muito querida. E também à Clara, Clarinha Klassen Tomazi, que foi a sexta vítima daquele grave acidente lá na Rota do Sol. A Clara faleceu na última sexta-feira. Lutou muito pela vida desde o dia 26. Meu forte abraço ao meu cunhado, ao Gilnei; ao Marciano, pai da Clara, esposo da Rosélia, que morreu também; e ao Miguel também. Todos estão lá no céu, os três agora juntos. Então, meus cumprimentos a essas duas famílias. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR TENENTE CRISTIANO BECKER DA SILVA (PRD): Bom dia, senhora presidente, nobres colegas vereadores, a quem nos assiste pelas redes sociais. Então, hoje eu quero trazer aqui um voto de congratulações e homenagear o nosso colega de Casa, o jornalista, então, Fábio Rausch, que aniversaria hoje, servidor desta Casa e referência de ética e dedicação ao jornalismo. Dizer também que seu trabalho inspirou e seguirá nos inspirando. Gratidão pela sua contribuição a todos nós nesta Casa, aqui, ao jornalista Fábio Rausch. Era isso, senhora presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Senhora presidente, parabéns pela assunção da presidência desta Casa. Meus cumprimentos aos vereadores, às vereadoras. Meus cumprimentos também a quem nos acompanha pelas redes sociais. Ontem foi um dia muito importante para mim. Uma das minhas melhores amigas foi mãe e um dos meus melhores amigos foi pai. Gente que acredita em uma sociedade muito parecida com o que eu acredito, uma sociedade em que nós possamos exercer a nossa vida, o nosso livre-arbítrio e cada um possa ser o que quiser. Então, Geraldine e Eduardo, meus parabéns a vocês dois, e eu quero que a Regina seja uma mulher como tu é, Geraldine. Eu separei para esse voto de congratulação um poema que eu acho que reflete bastante o que a gente acredita sobre sociedade:
 
Eu sou aquela mulher
a quem o tempo
muito ensinou.
Ensinou a amar a vida.
Não desistir da luta.
Recomeçar na derrota.
Renunciar a palavras e pensamentos negativos.
Acreditar nos valores humanos.
Ser otimista.
Creio numa força imanente
que vai ligando a família humana
numa corrente luminosa
de fraternidade universal.
Creio na solidariedade humana.
Creio na superação dos erros
e angústias do presente.
Acredito nos moços.
Exalto sua confiança,
generosidade e idealismo.
Creio nos milagres da ciência
e na descoberta de uma profilaxia
futura dos erros e violências do presente.
Aprendi que mais vale lutar
Do que recolher dinheiro fácil.
 
(Texto fornecido pelo orador.)
 
Eu desejo que você seja uma mulher como tua mãe é. Parabéns, Geraldine. Parabéns, Eduardo.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ - BORTOLA (PP): Senhora presidente, senhoras e senhores vereadores, bom dia a todos. Parabenizar aqui o aluno do Colégio Tiradentes, Pietro Pedrozo, que foi convidado a participar do processo seletivo da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, passando nesse processo seletivo que ocorrerá no estado do Rio de Janeiro, e sendo classificado vai ser um dos representantes do Brasil na Índia. Então, fica aqui as minhas congratulações, e na certeza que tenhamos mais colégios públicos como o Colégio Tiradentes da Brigada Militar. Obrigado, presidente.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Bom dia, presidente; bom dia, colegas. Hoje quero fazer o voto de pesares pela passagem do meu tio, Cláudio Roberto Bolzan da Silva, que no último sábado veio a falecer por consequência de um câncer, jovem, com 62 anos. Meu pesar, meus pêsames à minha tia Cidinha e ao meu primo Roberto, e a certeza de que o meu tio deixou boas lembranças e uma boa referência para todos nós da família. Obrigado.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Bom dia. Bom dia, nobres pares, colegas vereadores; presidente, bom dia, parabéns por estar ocupando esse espaço hoje aqui na Mesa; demais colegas. Então, hoje quero iniciar a minha fala primeiramente agradecendo, agradecendo a Deus por estar aqui, por ter me dado essa oportunidade de virar vereador nessa cidade de Caxias do Sul, tão importante; também pelo dom da vida, de estarmos aqui lutando; à minha família, à minha família que tanto me incentivou, que tanto me ajudou, todos que passaram pelo período eleitoral sabem que é algo difícil, a gente tem que se dedicar bastante; e, claro, aos 3.362 eleitores que confiaram a mim o cargo de vereador. Essa minha caminhada começou lá pelo ano de 2015, onde comecei a me interessar por política. Em 2017, os dois primeiros projetos apareceram, todos lá no interior. Um foi a questão da internet, a internet que a gente levou lá para o distrito de Criúva, que era bem precária. Outro foi um projeto audacioso naquela época, o cercamento eletrônico do distrito de Criúva. Naquele momento, conseguimos instalar 24 câmeras de monitoramento, e deu muito certo. Em 2019, fiz a minha primeira filiação partidária. Em 2020, concorri pela primeira vez, no qual obtive 1.202 votos. Em 2021, fui convidado pelo deputado estadual Neri O Carteiro a compor o seu time lá na Assembleia Legislativa do Estado. E aí, pude continuar trabalhando e buscando melhorias para as nossas comunidades. Meu perfil é um perfil de estar sempre próximo às pessoas, no corpo a corpo, buscando respostas para as demandas. Nem tudo que chega até nós, a gente consegue dar uma resposta. Mas, pelo menos, a gente vai atrás e busca. Nem tudo conseguimos concretizar, mas uma resposta a gente dá. Então, em março de 2024, me filei ao PSDB, partido da colega Marisol, e tive a oportunidade de ser abençoado, ser abençoado por Deus, por estar aqui junto com vocês hoje, ser um dos 23 vereadores. Meu perfil é um vereador de rua, aquele vereador que não tem medo de colocar o pé no bar, sujar o sapato. Ontem à tarde, a gente estava, eu e meu assessor, a gente estava ali na região de Ana Rech, e o pessoal fazendo algumas obras, obras essas que foram solicitadas por nós. A gente acompanhando de perto os servidores da subprefeitura de Ana Rech, os servidores municipais, e próximo à comunidade, acompanhando ali os trabalhos. Gosto, gosto disso, gosto e quero que mais vereadores possam ir e acompanhar de perto. Porque a gente faz a indicação e daqui a pouco não vai lá olhar, e é bacana, a comunidade sente orgulho de nós, acaba aquela coisa que o político só aparece na época de eleição. Então, a gente tem que estar próximo. As minhas principais bandeiras, e aqui agora eu quero que vocês me ajudem na sequência, a gente vai estar apresentando alguns projetos, é na busca de ajudar os nossos jovens a terem o primeiro emprego, a terem cursos de profissionalização. Eu vim para a cidade com meus 14 anos, um guri simples do interior, e eu tive a oportunidade, naquele momento, de fazer o Projeto Pescar, na Toniolo Busnello, isso com meus já 15 anos. E aquilo me ajudou muito porque foi o que me deixava com a cabecinha ocupada, de manhã cedo eu ia para lá, morava no Bairro São Ciro, saía do São Ciro e ia até ali a Bento, Paradão da Bento, ali pegava o ônibus do Bairro Pioneiro e ia até a Toniolo Busnello, chegava lá de manhã cedo e servia um café da manhã para nós. Depois a gente fazia as aulas práticas de mecânica, logo após o almoço, depois, na sequência, a gente ia às aulas teóricas com o saudoso, querido professor Oswaldo Meirelles, professor do Senai. Ia lá dar as aulas teóricas para nós e, depois de tarde, dava mais um lanchinho para nós e eu me deslocava dali até a Ana Rech, lá na Escola Irmão Guerini, onde fazia o meu ensino médio. Então, foi bem bacana porque eu estava ali naquele momento exposto a todos os problemas sociais e, com a cabecinha ocupada, não me perdi naquele momento. Então, eu quero trabalhar forte nessa sequência para que outros jovens tenham essas oportunidades que eu tive para ter uma inserção no mercado de trabalho mais adiante. Outro projeto, aqui, que eu gosto e quero frisar para vocês é o projeto da Escola Técnica Agrícola, lá de Fazenda Souza. Até o colega Sandro Fantinel conhece bem aquela região e sabe da necessidade de termos aquela escola naquele local. Essa escola que vai estar beneficiando não somente Fazenda Souza, mas nós, lá em Criúva, a questão ali de Vila Seca, Fazenda Souza, Vila Oliva, Santa Lúcia, Ana Rech, toda essa região que é muito produtiva. Então, para a gente evitar esse êxito rural, a gente tem que trabalhar forte para que esse jovem fique no campo, fique produzindo e mantenha essas riquezas lá. O pessoal aqui, o vereador Claudio Libardi, que tem também uma questão que é do campo, a vereadora Sandra, o vereador Sandro, nós temos que abraçar forte essas políticas para ajudar a manter o homem no campo, a gurizada no campo, a guria no campo. Também a questão do turismo rural, vai ser outra bandeira que eu vou atuar muito forte. Temos que levar o turista para o interior, para os distritos, ajudando o agricultor a ter uma fonte de renda extra. O turismo vem para ajudar, é uma somatória. Daqui a pouco, aquele senhor que faz um queijo, tira um leite, levar o turista lá para olhar aquilo que é feito mesmo na raiz. Porque, geralmente, o pessoal compra no mercado o produto, compra o alimento no mercado, e de onde que vem? Muita gente não sabe que, nesses dias de sol forte, ontem, nós estávamos ali no interior de Ana Rech, a gente viu o pessoal do campo, alguns colhendo a uva, e o pessoal dizendo: “nesse calorão nós temos que colher.” Não tem chuva, não tem sol, não tem frio, você tem que estar na lida, trabalhando e colhendo o alimento para chegar às nossas mesas. Então, nós temos que ter essa atenção especial, e, com certeza, eu estarei aqui lutando e ajudando o povo do interior. Então, eu estou aqui não para brigar por ideologias partidárias, não para... Respeito a todos vocês, cada um tem a sua bandeira, cada um tem o seu partido, e eu acho que... Acho não, tenho certeza, eu não vou entrar nesse método de discussão, por quê? Porque a gente tem que trabalhar pelas pessoas. A gente está aqui e somos pagos para trabalhar pelas pessoas, independente de cores partidárias. E, claro, quero agradecer também muito a minha equipe.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Se tiver uma oportunidade de aparte na sequência. 
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Sim, vereadora, aparte, por favor.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Não, só queria, não queria atrapalhar a sua linha de raciocínio, mas queria dizer o quanto eu, enquanto vereadora do PSDB, fico feliz de ter a sua companhia aqui. Essa trajetória que o senhor apresenta de forma resumida aqui na Casa mostra um pouquinho do seu trabalho. E a gente sabe que estar hoje aqui no Legislativo é o resultado de tudo isso que veio sendo feito. A gente, às vezes, até foge um pouco desses espaços de liderança, a gente quer se afastar pela incomodação que, às vezes, é nesses lugares, mas a gente percebe que é o seu perfil e que sempre esteve liderando na sua comunidade. Então, quero só reforçar a minha alegria de termos, por número de votos, a segunda maior bancada desta Casa, apesar de nem todos compreenderem isso, mas o número de vereadores. Somos dois, mas que valemos por vários, eu tenho certeza, pela sua experiência com o interior, que vai agregar muito nas discussões desta Casa. Parabéns por estar conosco. Parabéns por essa trajetória, por essa história e pelo trabalho que eu tenho certeza que o senhor vai realizar aqui. 
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Obrigado. Obrigado, colega Marisol. E, claro, não poderia esquecer também aqui a minha equipe, a equipe que está sempre junto comigo, sempre trabalhando, se dedicando. Desde o primeiro dia, a gente já fez uma reunião pedindo que eles se puxassem igual a gente fazia, realmente para dar o sangue e mostrar que realmente a gente está aqui para trabalhar e ajudar de verdade as nossas comunidades. Então, um forte abraço a todos. Com certeza estarei aqui.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Concede um aparte, vereador? 
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Sim, sim senhor.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Parabenizar V. Exa. no seu primeiro Grande Expediente. Nós, que durante a campanha nos encontramos por aí e falávamos da subjetividade do voto, no sentido de não saber. As urnas é que falam. Então, sei do seu trabalho, um representante da Mulada, da grande Mulada, como o pessoal fala. Desejo sucesso a V. Exa. Tenho certeza que terá um mandato muito exitoso naquilo que puder, principalmente na questão do primeiro emprego, que é uma bandeira que V. Exa. comentou.
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Tempo de vereança, presidente. Pode continuar.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Eu tenho recebido muitas demandas sobre essa situação de criar uma oportunidade para essa juventude. Assim como V. Exa. fez Senai, também fiz, em 79, 80. O senhor nem imaginava ter nascido. Mas são instituições que trazem essa possibilidade de hierarquia, de disciplina, de limite, de organização financeira. Então, conte comigo nessa sua bandeira principal, que é uma das situações que estamos também fazendo algumas análises, dentro do que nos compete, dentro daquilo que compete ao Poder Legislativo Municipal. Conte conosco. Mais uma vez, parabéns por o senhor estar aqui, na Câmara de Vereador de Caxias do Sul.
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Um aparte, vereador Aldonei. 
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Muito obrigado. 
PRESIDENTA ANDRESSA MARQUES (PCdoB): Segue em Declaração de Líder o vereador Aldonei Machado. 
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Seu aparte, vereador colega Calebe. 
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Lhe parabenizar também pelo primeiro Grande Expediente, pelas suas palavras, a importância dessa representatividade do interior da nossa cidade também. Acho que o senhor é dessa região ali, Mulada, Criúva. 
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Isso aí. 
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): E também a questão...
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Um aparte, vereador.
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Faço coro com o que disse o vereador Edson da Rosa, o Senai tem uma importância muito grande. Eu também sou fruto do Senai; não nos anos 70, como o vereador Edson. (Risos) Mas agora, mais recente. Fiz o Senai Mecatrônica, próximo à universidade, paralelo ao ensino médio. Depois, acabei entrando no exército, enfim, e se seguiu a vida. Mas realmente, a gente precisa estimular a profissionalização do jovem, inclusive no que diz respeito à inteligência artificial. A gente está entrando aí. É um debate recente, mas muito oportuno. Acho que esta Casa precisa também fazer parte desse debate. Já recebi um professor, inclusive, da nossa universidade aqui, que trabalha justamente em cima da questão de softwares. É professor, leciona nessa área. O senhor pode contar comigo nesse sentido, serei parceiro também, para nós desenvolvermos o empreendedorismo da juventude e fomentar a profissionalização, para que não sejamos substituídos pelas máquinas, mas possamos trabalhar em cooperação com isso. Eu acho que existe espaço para todo mundo, e um bom profissional vai conseguir se inserir no mercado de trabalho. Então, parabéns a V. Exa. Seguimos firmes e fortes. 
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Obrigado, vereador Calebe. Vereador Daniel.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Vereador Aldonei, não podia deixar de falar e lhe parabenizar, nós, que somos amigos de longa data. Sei da sua trajetória, do seu empenho, dedicação. E sei o quanto tu trabalhou para chegar até aqui, o quanto trabalhou pela comunidade em um todo, principalmente na área rural. Então, sei da sua pauta, das suas demandas, e é mérito muito válido, principalmente essa conscientização do valor ao trabalho que os jovens precisam ter. Não só abrir portas, meios, mas a conscientização do valor ao trabalho é muito importante. Então, quero dar os parabéns pelo seu mandato, pela sua pauta. Eu sei que vai ser muito próspero.
VEREADOR PEDRO RODRIGUES (PL): Um aparte, vereador.
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Obrigado, vereador Daniel. Vereador Pedro. 
VEREADOR PEDRO RODRIGUES (PL): Quero parabenizar. Obrigado pelo aparte. Parabéns, Aldonei, pela votação, pelo teu trabalho. Eu que acompanhei boa parte do teu trabalho, pois nós somos velhos conhecidos. Meu cliente da oficina desde antes de se envolver na política, inclusive, assim como eu também. Foi mais ou menos na mesma época ali, 2016 que eu comecei a me envolver na política. Então, quero dar os parabéns. Admiro a tua pessoa, uma pessoa ponderada, uma pessoa profissional, que faz muito o meu estilo. Parabéns.
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Bacana, então. Então, era isso, senhora presidente, nobres pares vereadores. Agradeço pelo primeiro “GE”. Né, vereadora Marisol, colega? A vereadora me ensinou o tal do “GE”. Muito obrigado a todos. Um forte abraço. 
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Bom dia novamente, pessoal. Quero agradecer a oportunidade de estar falando aqui, mais uma vez como vereador.  Estive aqui no mês de julho do ano passado, por 30 dias. Neste Grande Expediente, eu quero fazer uma reflexão do quanto a Câmara de Vereadores amadurece qualquer um que passa por aqui. Visão que normalmente nós temos diferente do lado de fora, normalmente mais na parte crítica. E como a gente muda depois que estamos aqui dentro. Não que vamos mudar, né, vereador Hiago, nosso posicionamento, nossa ideologia, mas uma coisa que a população não vê e quanto a gente aprende aqui é quanto os embates ideológicos eles ficam apenas no debate, no discurso político, nunca pessoalizar. E quanto a gente aprende justamente com a oposição ou quem pensa diferente de nós. O vereador Libardi, no seu posicionamento jurídico, tem sido como uma referência para mim do posicionamento dele, entendimento, e que nos faz muitas vezes refletir. Isso não nos faz pensar diferente no nosso entendimento ideológico, e não é porque tem esse debate que nós vamos deixar de ser humanos ou muitas vezes brigar na parte pessoal, isso nunca vai acontecer. Hoje, aqui, como vereador, eu estou como líder de governo e muitas vezes, muitas pessoas até me questionaram essa aceitação como líder de governo. Eu acho que ninguém assume um compromisso, seja o prefeito, seja vereadores, secretários, sem a intenção de fazer o melhor pela cidade. Vocês aqui, nas suas diferentes pautas, suas diferentes obrigações, sempre vão fazer o seu melhor e sempre, em algum momento, vão pecar, e nem por isso vocês têm o propósito fiel de vocês. Eu abracei, sim, a liderança de governo com o propósito de somar com o governo, e nem por isso, em algum momento, vou deixar de criticá-lo. Sempre com o propósito de agregar e somar com o propósito final, que é o município, a coletividade. Eu sempre trago para os vereadores, sejam sempre sinceros nas suas demandas, nas suas reivindicações. O município nunca vai virar as costas ou deixar de atendê-los. Até mesmo essa questão polêmica que foi o Quindim hoje, o Instituto Quindim, por mais que nós tenhamos nos posicionados contrários, não quer dizer, e ficou muito claro isso, que nós somos contra a valorização e a grandeza que é o Instituto Quindim. Mas nós temos que sempre deixar pontuado o que compete ao município, o que compete à iniciativa privada, o que compete aos secretários. Eu deixo claro aqui para vocês, já falando dos secretários, que na segunda-feira, ontem, nós tivemos a reunião onde fui apresentado aos secretários, e ficou muito claro quanto ao compromisso dos secretários em atendê-los, a dar retorno e sempre estar prontos a atender, independente se é base ou se é oposição. Esse foi um compromisso que o prefeito e o vice-prefeito cobrou de todos os secretários, e todos os secretários estiveram prontos a atender a essas demandas de vocês. E aí, eu peço para vocês a coerência de que, por mais que a população tenha, sim, a sua urgência, a sua necessidade, existem falhas como em qualquer lugar, qualquer lugar. Então, a ponderação, a coerência nas cobranças, ela é válida. Da minha parte, vocês têm um parceiro, porque eu não vou aqui simplesmente defender o governo a qualquer custo, mas eu estou aqui para somar com vocês junto com o Executivo para que as pautas de vocês sejam tocadas adiante com o propósito de ajudar a população, que é por isso que nós estamos aqui.
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Um aparte, vereador.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Então, contem comigo um parceiro, estou aqui para aprender e tenho aprendido com os senhores. De imediato, vereador.
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Vereador Daniel, eu estendo a minha admiração ao senhor. Agradeço a gentileza do senhor. Estava comentando com o servidor da Casa dez minutos atrás que eu estou bem feliz com a nossa legislatura. Nós temos aqui diferentes modelos de pensamento, mas com respeito comum. E eu gostaria muito que, e obviamente no espelho do senhor, que nós mantivéssemos a postura que o senhor tem mantido. Então, parabéns. Eu faço oposição ao prefeito Adiló, e na semana passada eu lhe ajudei a redigir uma alteração legislativa, e o senhor me falou: “Ah, o senhor é da oposição.” E eu, de toda forma, reafirmei para o senhor: “Eu moro aqui também”. Eu moro em Caxias, quero o bem da cidade. Tenho certeza que os vereadores do PL que fazem oposição também querem o bem da cidade. A gente pode querer de forma diversa, agora nunca de forma irresponsável. Então, parabenizar o senhor pela responsabilidade nesse período como líder do governo. Nós seguimos na oposição cobrando melhorias, mas o senhor pode contar com todo o nosso respeito ao senhor, ao prefeito Adiló, ao vice-prefeito Néspolo. Porque uma coisa que eu e a Andressa temos como base, militamos pelo mesmo partido desde os 16 anos, é respeitar quem venceu a eleição, e quem venceu a eleição foram vocês. Então, parabéns pela eleição e parabéns pelo seu trabalho.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Certo, é isso aí mesmo. É aquela coisa que todos temos em comum, é trabalhar pela cidade, pelo bem comum da cidade. Eu, enquanto vereador, venho com o propósito de mostrar resultado, de trabalhar e muitas vezes sair daqui de dentro, que muitas vezes tornam algumas amarras para que as coisas aconteçam, e por isso que eu digo, me tenham sempre como um parceiro de buscar os caminhos para que as coisas aconteçam, independente se é minha pauta ou não. Assim como fui procurado – né, vereadora Andressa? – na pauta da causa animal, que não é uma pauta que eu domino, mas busquei o caminho com a vereadora que mais entende disso. Estamos aqui para contribuir. Então não tem sentido eu abraçar, muitas vezes, uma causa que eu não domino e não vou levar para frente, justamente por uma questão política. Então, contem sempre comigo como um apoio, como um braço para ajudar no que for preciso, independente de oposição ou não. 
VEREADOR TENENTE CRISTIANO BECKER DA SILVA (PRD): Um aparte.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Por favor, vereador.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Concede um aparte, vereador?
VEREADOR TENENTE CRISTIANO BECKER DA SILVA (PRD): Vereador Daniel, é uma grande honra estar aqui, hoje, sentado ao seu lado, ombreando junto, na Câmara de Vereadores, para buscar benefícios e o crescimento para a nossa cidade. Como o vereador Libardi fala há pouco aqui, o senhor tem sido um construtor do bom andar dos trabalhos, de uma forma respeitosa, de uma forma que Caxias merece, que o nosso Poder Legislativo merece. O prefeito Adiló faz uma grande escolha colocando o senhor como líder de governo. Quero que saiba que tem o nosso apoio, do PRD, o meu, como vereador que estou aqui. E parabéns. Vamos estar ombreando juntos, trabalhando juntos. Continue com essa construção que o senhor traz aqui, com respeito, com educação, com ética. Vamos continuar trabalhando na mesma linha, se Deus quiser. Era isso.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Obrigado, vereador. Seu aparte, vereador Edson. 
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Vereador Daniel, parabéns pela sua fala hoje, no Grande Expediente, que é a primeira. Até porque o senhor já teve posicionamentos necessários a serem feitos por estar como líder de governo, que é assim que o senhor será visto aqui na Câmara de Vereadores. A sua imagem estará literalmente ligada a qualquer posicionamento de V. Exa. Não o conhecia antes, fora da política; só por rede social, alguma coisa que via dos seus posicionamentos fortes. Alguns eu já lhe falei que concordo. Mas nós participando depois, quando ficamos mais próximos na campanha, pude conhecer V. Exa. na sua postura, os valores que o senhor prega. Conte comigo, assim como falou o vereador Cristiano, que tivemos já uma experiência no Poder Executivo como secretário. Tenho certeza que nós podemos lhe ajudar, e tem outros vereadores, tantos aqui, que já tiveram a oportunidade de ser. Porque a figura do líder de governo e do vereador é uma linha muito tênue de posicionamento. E muitas vezes eu já tive a oportunidade de ver alguns debates aqui muito fortes entre a vereadora, vou citar exemplos, da vereadora, falecida vereadora e saudosa Geni Petefffi e Ana Corso, em que elas debatiam aqui no plenário. As pessoas não entendem isso. E o vereador Claudio, que está ali, ele é muito hábil nas falas. Parabéns. Já o conheço desde o tempo do Madre Imilda, às vezes de algumas indiretas que a gente dá. Mas a habilidade é essa, de não levar para a pessoalidade. São divergências de posicionamento. E hoje foi um exemplo desses, o Quindim, que não se estava debatendo aqui a importância daquele instituto. Até porque já está definido pelo governo, será utilizado ali, e já foi definida uma prerrogativa do governo. Juntaram duas secretarias, Cultura e Turismo, se não me engano, são essas, e já está definido. Então, parabéns pela sua postura. Conte conosco. Estamos juntos no mesmo partido, mas comungamos de muitas ideias.
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Um aparte, vereador.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Obrigado. Por favor, vereador Calebe.
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Parabenizar o senhor também, pelo seu primeiro Grande Expediente. Importante nós... Lhe parabenizar pelo seu primeiro Grande Expediente. Também dizer que a gente segue à disposição para nós trabalharmos juntos pela construção da cidade. Para não tomar mais tempo, deixar também o vereador Pedro poder fazer aparte, é somente isso.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Eu posso pedir Declaração de Líder.
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Uma Declaração de Líder.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Uma Declaração de Líder à bancada dos Republicanos. Da tribuna, segue o vereador Daniel.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Obrigado. Com a palavra o vereador Pedro Rodrigues.
VEREADOR PEDRO RODRIGUES (PL): Obrigado, vereador Daniel. Quero lhe parabenizar pelo seu trabalho, pela sua postura, a qual tenho visto até aqui.  Eu que tinha uma imagem de você mais aguerrido. Mas já te conheço como pessoa. A gente já...  Meu cliente também. Hoje é o dia de os meus clientes assumirem à tribuna. Temos uma caminhada juntos. Pensamentos ideológicos, alinhados e tudo mais. Meus parabéns pela postura, pelo trabalho que vem desenvolvendo aí. Conte com este vereador também. 
PRESIDENTA ANDRESSA MARQUES (PCdoB): Segue da tribuna o vereador Daniel Santos, Declaração de Líder.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Obrigado, vereadores. Então é isso, pessoal. Quero primeiro também agradecer, porque como eu falei, a Câmara de Vereadores, tu sabendo aproveitar, ela é uma escola para os vereadores que estão aqui...
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Um aparte, vereador.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Porque tu tendo uma maturidade, tu sai daqui ainda mais maduro e com conhecimento e respeito ainda maior. Seu aparte, vereadora Marisol.
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Queria também desejar boas-vindas mais uma vez à família Santos, bem representada nesta Casa (Risos).
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): (Risos).
VEREADORA MARISOL SANTOS (PSDB): Nós tínhamos na legislatura anterior os Frizzo, que aqui era a vereadora Gladis Frizzo, vereadora Tatiane Frizzo, enfim, a gente tinha uma série aqui, mas agora nós somos a Família Santos tomando conta da Câmara. Mas queria lhe parabenizar por estar de volta, vereador Daniel, e também pelo aceite à liderança de governo. É uma decisão bastante complexa, mas que ela vale a pena quando a gente realmente acredita, e a gente percebe essa sua postura, e acho que hoje foi um exemplo bem claro disso, nós já conversamos não aqui no microfone, mas da forma clara com que se posiciona, isso é importante. Nós tratamos disso, eu também busco ser muito transparente aqui nas minhas posições, sejam elas contrárias ou favoráveis, e sentir isso, assim, a sua firmeza hoje. A gente sabe que a liderança de governo, ela é muito complicada, porque de uma forma equivocada, existe um entendimento de que o líder de governo precisa ficar numa posição reativa de apanhar e ter que ficar simplesmente defendendo, e a gente vê a sua posição clara até agora, estamos começando, mas é clara de posicionar o que se pensa, e a gente vai ter, como disse o vereador Claudio agora há pouco, nós temos aqui vários vereadores que são de oposição, oposição declarada ao Executivo, mas não ao Município, então a gente pode construir de muitas formas. Então, parabéns também por esse aceite, e é complexo, mas conta conosco com a franqueza, a transparência e a tranquilidade de estarmos juntos quando a gente realmente acredita. Esse é um governo pelo qual nós batalhamos para que voltasse, para que se mantivesse no Executivo, é um governo em que nós acreditamos, então fica mais fácil a gente fazer essa defesa, para defesa tem que ter uma acusação, mas eu quero dizer essa argumentação daquilo que a gente acredita. Parabéns, eu não vou disputar aqui quem conhece há mais tempo, eu conheço o Daniel um pouquinho|, mas sempre lhe admirei muito como pessoa, então que legal tê-lo como colega aqui, que a gente possa construir muitas coisas juntos.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Muito obrigado, vereadora. Então é isso, pessoal, eu acho que...
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Um aparte, vereador Daniel.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Por favor, né, vereador. (Risos)
VEREADOR ALDONEI MACHADO (PSDB): Obrigado. Pois é, já que o vereador me citou, eu também vou usar o tempo dele, né, vereador. Parabéns, Daniel, parabéns por ter aceito também o pedido do prefeito Adiló. Nós, né, Mari, bancada PSDB, nos sentimos bem representados por você, e que for preciso nós estaremos à disposição também para ajudar, para contribuir. Boa sorte nessa caminhada, conte conosco sempre.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Muito obrigado, vereador. Então, pessoal, é mais ou menos isso, contem comigo para o que precisar, as portas do meu gabinete vão estar sempre abertas para levar demandas para o prefeito antes mesmo de, muitas vezes, virem discussões para cá, assim como já está sendo discutido, e faço o convite que amanhã às 14 horas a Katia, da Secretaria de Educação, vai vir ao meu gabinete para uma reunião e explicar sobre as situações das crianças com autismo, sobre o atendimento especial nas salas de aula. Os vereadores que estiverem na Casa que estiverem disponíveis, estão convidados às 14 horas no meu gabinete, onde ela vai trazer uma explicação. Conforme for, se tiver [ininteligível] depende se há viabilidade de um outro espaço. Mas vai ser muito importante, porque já está tendo alguns questionamentos, e eu acionei ela e, prontamente, ela se prontificou para amanhã às 14 horas no meu gabinete para vir conversar sobre essa pauta que é tão importante. Muito obrigado, pessoal.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Vereador, a título de sugestão, ainda posso pedir um aparte? Porque eu pedi antes, agora na Declaração de Líder.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Claro.
PRESIDENTA ANDRESSA MARQUES (PCdoB): Fique à vontade.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Seria importante, acho que pelo tema, e nós estamos recebendo aqui, daqui a pouco, não sei se o seu gabinete não vai ficar pequeno.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): É.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Daqui a pouco, eu sugiro a vossa excelência...
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): A Geni Peteffi.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): É, alguma sala um pouco maior.
PRESIDENTA ANDRESSA MARQUES (PCdoB): Sugiro a sala da presidência, daqui a pouco.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): É, ali, dependendo.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Claro, se estiver disponível, já podemos deixar alinhado na...
PRESIDENTA ANDRESSA MARQUES (PCdoB): Com certeza, depois dialogamos sobre isso.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Desculpe.
VEREADOR DANIEL SANTOS (REPUBLICANOS): Não, obrigado, vereador.
Parla Vox Taquigrafia
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Muito obrigado, presidente. Muito obrigado a todos que aguentaram para me ouvir aqui falar. Eu ia falar no Pequeno Expediente, é um tema importante. Ontem houve a disponibilização da integralidade dos dados da economia brasileira, que é um tema que afeta a realidade de todos aqui, afeta a realidade do vereador Pedro, sendo empreendedor; afeta a realidade do povo trabalhador. Então, é importante que nós possamos debater acerca desses índices econômicos. Havia uma projeção anteriormente de um crescimento entre 3,3 e 3,5, houve a materialização de um crescimento real no PIB em 3,1%. Mas eu gostaria de falar especialmente sobre a indústria, que é o maior motor da nossa cidade, o maior motor do nosso desenvolvimento, que apresentou índices impressionantes, em especial em Caxias do Sul, o que deixa não somente eu feliz, como todos os trabalhadores metalúrgicos muito felizes. Em setembro do ano passado, a gente começou a ver projeções espetaculares da indústria em Caxias do Sul. E, obviamente, quem conhece a realidade, está próximo das pessoas, não precisa ser um especialista em desenvolvimento econômico para saber que as pessoas estão tendo uma farta oferta de emprego no último período. No mês de setembro de 2024, a indústria de Caxias do Sul cresceu 8,3% em um mês. Obviamente, puxado por grandes indústrias, como a Marcopolo e como a Randon, mas também com uma importante participação das sistemistas dessas indústrias que muito auxiliaram. E nós chegamos a uma taxa total de crescimento no ano passado, entre as médias dos meses, em 6,6% de crescimento da indústria. E esses números de vendas são muito promissores. O faturamento da indústria, embora tenha crescido 6,6%, o faturamento aumentou mais de 12% das nossas indústrias em Caxias do Sul. Então houve a criação de emprego, houve o maior desenvolvimento na indústria e o que mais me deixa feliz é que a massa salarial da indústria na nossa cidade cresceu 18,1%. Com certeza o vereador Pedro sabe que se anteriormente contratava um mecânico por 3 mil, hoje o mecânico vai querer 4 mil reais. E é uma realidade que nós estamos encontrando na nossa cidade. E eu falo especificamente da indústria porque a gente verifica o salário médio do serviço, o salário médio do comércio, a gente vai ter um salário médio próximo a 3 mil reais. Mas o salário médio na indústria do Brasil, no ano de 2024, foi para 4.181 reais. E a gente verifica uma explicação para isso. Governo fez um investimento significativo no Plano Safra e fez um investimento significativo no novo programa de indústria Brasil, o chamado Nova Indústria Brasil. Somente entre os anos de 2024 até o ano de 2026, nós vamos ter um investimento de 300 bilhões de reais na Nova Indústria. Então são ônibus que são comprados para o caminho da escola, que interferem na minha vida e na vida do Aldonei e na comunidade dele; são carretas que são compradas para transporte de grãos com reestabelecimento da empresa pública de grãos do Brasil. Então, eu fico muito feliz com os dados da indústria, a CNI apresentou índices de que a cada um real investido pelo governo, e pode ser um Governo Municipal, pode ser um Governo Federal, pode ser um Governo Estadual, 2,4 reais voltaram para a economia interna. Então, fica o meu compromisso com o desenvolvimento da indústria, porque eu acho que quando se desenvolve a indústria, se garante para o trabalhador, em especial para o metalúrgico da nossa região, uma qualidade de vida avantajada. E esses índices apontando em 18,6% no aumento do salário médio, são índices que com certeza confortam toda a sociedade e todos aqueles que militam por um mundo mais justo. É isso, presidente. Muito obrigado. 
Parla Vox Taquigrafia

Não houve manifestação

Ir para o topo