VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Muito obrigado, presidente. A vereadora Andressa tem uma coragem que eu não tenho e que muitos aqui não têm. Chegar a um local, ver um animal em situação de quase morte deve ser uma coisa que eu presumo que não deve ser qualquer um que aguente. Eu não aguento, admiro a senhora. Ano passado nós passamos por uma tragédia comum na cidade. Sei que a senhora esteve profundamente envolvida nisso. E ontem foi duramente atacada, infelizmente, todos os locais que eu ia. Então minha solidariedade à senhora. Cheguei em casa, minha companheira também se solidariza com a senhora. Tenho certeza que muita luta aqui, a divergência, mas é complexo criminalizar. Ontem me chateei muito pelo que fizeram com a senhora. Então, minha solidariedade, que a senhora precisar de mim não só como parlamentar, mas também como seu amigo, eu fico à disposição. A senhora sabe o apreço que eu tenho por gato. Sou um cara que vive a minha vida ao redor de muitos gatos. Eu e minha mulher temos oito gatos. Então é uma situação que pra mim mexe muito. Quando possível eu sempre dou o dinheiro para campanha de FIV e FeLV, que é uma situação que ataca a minha família, ataca uma gata minha e todos os dias é um dia mais difícil que o outro, por causa da quimioterapia. E eu tenho certeza que meus outros sete gatos chegaram a minha casa sem FIV e sem FeLV, por causa de gente que nem a senhora. Eu não agradeço por mim. Agradeço pelos meus gatos, que estão bem na minha casa, por causa de gente que nem a senhora, que faz coisas que eu não tenho coragem para fazer. Eu sei que é complicado, eu sei que a senhora também já perdeu bichos. A senhora sabe o quanto é difícil quando está em tratamento, mas eu procuro olhar o lado bom das coisas. Olho para os meus outros sete. Sei que chegaram lá por causa de gente que nem a senhora. Sei que chegaram lá por causa de gente igual a doutora Raquel Radaeli, que gasta tempo e dinheiro dela para vacinar gato de rua, para quem a gente não tenha... Sei que chegaram lá por causa de gente igual a doutora Bruna. Sei que chegaram lá por causa de gente igual a Gatices, que recolhe dinheiro para vacinar gato. Então, minha solidariedade à senhora pelo que aconteceu ontem e mais do que parabéns por aqui, meu muito obrigado. Tenho certeza que meus gatos chegaram na minha casa e vivem tão bem quanto vivem por causa de gente que nem a senhora. (Palmas)
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Peço um aparte, vereador.
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): De imediato, vereador Calebe.
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Me solidarizar com o vereador Claudio Libardi e também com a vereadora Andressa e parabenizar pela iniciativa e pela propositura da Frente Parlamentar em Defesa aos Direitos dos Animais e também ao que foi dito aqui já pelos vereadores sobre a importância das parcerias públicas e privadas, o incentivo da iniciativa privada. Também exaltar as boas ações voluntárias, não é vereadora Andressa? Que são feitas, como seu exemplo aqui na nossa cidade, e na sua pessoa, parabenizar todos aqueles que se dispõe a fazer isso em Caxias do Sul, no nosso estado, Rio Grande do Sul. E também mencionar aqui, eu tive o prazer de conhecer agora, em agosto do ano passado o deputado distrital Daniel Donizet, do Distrito Federal. Estive no gabinete dele acompanhando, inclusive, as ações que ele faz em torno da causa animal. Ele é autor de 21 leis que tratam deste assunto inclusive, e durante o período, vereador Claudio Libardi, das enchentes aqui no nosso estado, ele foi um grande entusiasta, arrecadou muita quantidade, uma quantidade enorme de rações animais que foram destinadas aqui ao Rio Grande do Sul. E conversando com a sua assessoria e conhecendo os projetos dele, achei muito interessante uma iniciativa que, inclusive, faz parte do meu plano de atuação aqui dentro da Casa, de mandato, que é justamente a distribuição da ração animal de maneira gratuita às pessoas no semáforo, para incentivar que as pessoas...
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Concede um aparte, vereador?
VEREADOR CALEBE GARBIN (PP): Para que as pessoas possam entregar para os animais em situação de rua e a gente possa aliviar a precariedade da condição de vida dos animais. Enfim, e como disse o vereador Claudio, eu simpatizo do mesmo sentimento, uma vez que em casa também tem um gatinho, a minha esposa, por iniciativa dela. Tem um cachorro na casa do meu pai, que também, por ser um apartamento, não dá para ter um Golden dentro de casa, não é? Um apartamento. Então, a gente prefere deixar no terreno, em casa, na casa dos meus pais. Mas, com certeza, a pauta é importantíssima, terá o meu apoio e, no momento oportuno, vamos votar favorável também.
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Obrigado, Calebe. De imediato para o vereador Edson.
VEREADOR EDSON DA ROSA (REPUBLICANOS): Parabéns, vereador Claudio Libardi, pela sua fala emocional, gosto muito das pessoas que se manifestam sentimentalmente, que expressam verdadeiramente a pessoa que é. Parabéns. E parabenizar a vossa excelência, vereadora Andressa, por uma causa que eu, particularmente, eu entendo a vossa fala, porque eu estou de luto ainda. Eu não consigo mais ter bicho porque tive que enterrar a minha e a gente... Esse processo, eu já comentei isso, inclusive, com a senhora. Esse processo invade a gente e só entende essa situação da causa animal quem tem. Se torna um ser da família. Então, parabenizar, contem conosco, inclusive assinei também, por ser um assunto que importa a sociedade, principalmente em função da saúde coletiva. É saúde coletiva que nós estamos falando aqui. Então parabenizar... Parabenizar pela sua fala.
VEREADOR CLAUDIO LIBARDI (PCdoB): Obrigado pela gentileza. Para concluir, quando Roberto Marinho tinha uns 90 anos, vereador Edson, ele não queria mais adotar um cachorro, porque não ia mais suportar a perda, mesmo o cachorro vivendo mais que ele. Então é um sentimento comum. Obrigado pela gentileza, presidente.