VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ – BORTOLA (PP): Senhora presidente, senhoras e senhores vereadores. Uma pauta de extrema importância, que é essa Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais. Acompanhei, na última legislatura, alguns casos, em especial com a ONG SRD, presidida, hoje, pela vereadora Andressa Mallmann. E sei do envolvimento e dedicação que as ONGs têm perante esses casos. Se as pessoas começarem analisar e prestar atenção, são casos que são tristes, para não dizer outras palavras, aqui, piores. Mas é muito triste. Esta semana, ou final de semana – né, vereadora Andressa Mallmann? –, no sábado, a senhora está me relatando aqui, a senhora pegou um caso de um cachorro que estava sofrendo maus-tratos. A senhora foi lá e encontrou o cachorro morto, cheio de vermes, cheio de bichos, mutilado, praticamente. Infelizmente, até então não houve um retorno de quem compete realmente essas questões. Aqui a gente também relembra não somente o envolvimento da SRD, mas também do Instituto Patinhas, no período das enchentes, onde conseguimos um pavilhão para abrigar os cachorros, cães e gatos que sofreram também nessa questão das enchentes, que não tinham lar, que não tinham estrutura. Alguns até quase morreram afogados, e foram resgatados em diversos momentos. Aqui o vereador Tenente Cristiano traz muito essa questão do bombeiro militar. Que houve também não só pelos bombeiros militares, mas por toda a população – né, vereador Hiago? – que se envolveu nas enchentes. E que também teve resgate não só de seres humanos, mas desses seres que também têm vida e que fazem parte da vida das pessoas no dia a dia. Eu citei antes o caso, vereadora Andressa Mallmann, do cachorro que a senhora resgatou. Quer dizer, não chegou a resgatar, porque veio a óbito no sábado. Mas aqui eu poderia citar milhares e milhares de casos que não somente o da senhora.
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Vereador, me concede um aparte?
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ – BORTOLA (PP): Mas outras pessoas que se envolvem na causa no amor, que por diversas vezes tiram dinheiro do próprio bolso para auxiliar aqueles que não têm voz, só têm latido e miado. Essa é a voz deles. E aqui a gente chega até a se arrepiar, porque a gente lembra de cada caso que... A senhora tem muito mais propriedade para falar nesta tribuna, do que eu, sobre a defesa dos animais. Aqui também... De imediato o seu aparte, vereadora.
VEREADORA ESTELA BALARDIN (PT): Muito obrigada, vereador. Parabéns, vereadora Andressa, por estar trazendo para dentro desta Casa de forma tão potente esse assunto. Um assunto que é sim de saúde pública, que não trata apenas dos animais, dos nossos pets, daqueles bonitinhos que vão para o pet shop, trata dos animais que estão sofrendo, que estão negligenciados, inclusive negligenciados pela falta de estrutura nas políticas públicas. A gente sabe que locais como a Soama e o Castramóvel precisam ser melhorados, precisam de investimento mais robusto. Então, que esta Frente Parlamentar também possa contribuir nesse sentido. E não tenho dúvida que, com todo o seu empenho, a gente vai crescer nessa pauta aqui no município. Obrigada.
VEREADOR ALEXANDRE BORTOLUZ - BORTOLA (PP): Obrigado, vereadora Estela. Então, com certeza, conte conosco nessa pauta, vamos fazer parte da Frente Parlamentar, e o que nós pudermos auxiliar, o nosso gabinete vai estar sempre à disposição para essa pauta, que é de grande valia, de grande importância. E também, quando se trata até mesmo de envolvimento com o Poder Executivo, que a gente sabe que a gente tem que lutar cada vez mais para o Poder Executivo se envolver nessas pautas, seja com o Canil Municipal; seja com o Gatil; seja a Secretaria, a própria Secretaria do Meio Ambiente, na questão das fiscalizações, cada vez mais nós intensificarmos. A gente tem exemplo de várias cidades, modelo, não só no Estado do Rio Grande do Sul, mas em outros municípios do país, que com certeza a gente pode pegar essas ideias e trazer para o nosso município, para cada vez mais melhorar a questão da defesa dos animais. Muito obrigado, presidente.