Confira as notícias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Comissão de Direitos Humanos faz vistoria às instalações da Guarda Municipal
21/02/2018 - 20:06
Visita aconteceu na unidade administrativa e no posto de monitoramento, localizado na Maesa
A Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS) realizou, na tarde desta quarta-feira (21/02), vistoria às instalações da Guarda Municipal (GM). O grupo visitou a unidade administrativa, na Rua Vinte de Setembro, e o posto de monitoramento 24 horas situado no complexo da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa). Participaram do encontro os vereadores Denise Pessôa/PT, Chico Guerra/PRB, Rafael Bueno/PDT e Paula Ioris/PSDB, além de assessorias parlamentares.
Leia mais...
Vereador Bandeira se reúne com representantes de empresas de transporte de valores
21/02/2018 - 19:32
Progressista apresentará projeto visando solucionar transtornos no trânsito causados pelos carros-fortes
O vereador Arlindo Bandeira/PP esteve reunido na tarde desta quarta-feira (21/02), com representantes de empresas de transportes de valores sediadas em Caxias do Sul. O objetivo da reunião foi de procurar alternativas para reduzir os transtornos no trânsito ocasionados pelos carros-fortes em serviço na cidade. 
Leia mais...
Legislativo de Caxias recebe visita de representante da Câmara de Garibaldi
21/02/2018 - 19:12
Vereador Moisés Nekel/PMDB foi recebido pelo presidente do Parlamento caxiense, vereador Alberto Meneguzzi/PSB
A Câmara Municipal de Caxias do Sul recebeu, nesta quarta-feira (21/02), a visita do presidente do Legislativo de Garibaldi, vereador Moisés Nekel/PMDB. O parlamentar foi recebido pelo presidente do Parlamento caxiense, vereador Alberto Meneguzzi/PSB. Acompanhado do assessor de imprensa Delano Pieta, Nekel conheceu o funcionamento e a estrutura da Câmara caxiense.
Leia mais...
Legislativo promulga lei sobre a separação adequada de resíduos recicláveis descartados
21/02/2018 - 18:44
O presidente Alberto Meneguzzi avalizou a proposta do vereador Renato Oliveira nesta quarta-feira
O presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alberto Meneguzzi, promulgou, na tarde desta quarta-feira (21/02), a lei 8.260/2018, para instituir a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades do poder público local, na fonte geradora. A proposta é do vereador Renato Oliveira e havia sido aprovada na plenária de 28 de novembro do ano passado.
Leia mais...
Comissão Processante se reúne para elaborar calendário de audições
21/02/2018 - 18:32
O encontro ocorreu nesta quarta-feira, na Câmara caxiense, e as datas das oitivas vão ser anunciadas até sexta-feira (23/02)
A Comissão Processante da Câmara Municipal de Caxias do Sul que apura denúncias contra o prefeito Daniel Guerra/PRB se reuniu nesta quarta-feira (21/02) para elaborar o calendário de audições das testemunhas. O grupo pretende divulgar as datas das oitivas até a próxima sexta-feira (23/02). “Queremos montar um cronograma de forma que todas as testemunhas arroladas na defesa possam comparecer”, explica o presidente da comissão, vereador Edson da Rosa/PMDB.
Leia mais...
Congresso Brasileiro de Medicina Psicossomática é divulgado no Legislativo
21/02/2018 - 14:57
Presidente da seccional gaúcha da entidade pediu apoio dos parlamentares
O presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, seccional do Rio Grande do Sul, Dorval Tessari, esteve no plenário da Câmara Municipal para divulgar a XIX edição do congresso nacional da área. Realizada pela primeira vez em uma cidade do Interior, a conferência acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2018, nas dependências da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Ele ocupou o espaço cedido em acordo pelos líderes das bancadas, na sessão ordinária desta quarta-feira (21/02).
Leia mais...
Renato Oliveira exalta o Parlamento Regional
21/02/2018 - 14:34
Reativado em 2017 a partir do Legislativo caxiense, grupo discute assuntos relacionados a mais de 10 municípios serranos
O vereador Renato Oliveira/PCdoB exaltou, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21/02), a atuação do Parlamento Regional. Reativado em 2017 pelo então presidente do Legislativo caxiense, Felipe Gremelmaier/PMDB, o grupo reúne Câmaras Municipais de 12 cidades da Serra Gaúcha e debate, mensalmente, diversos assuntos relacionados à região.
Leia mais...
Líderes solicitam melhorias em estradas e mais diálogo de parte do Executivo
21/02/2018 - 13:50
No espaço para declarações de lideranças no plenário caxiense, pediram a palavra Arlindo Bandeira, Adiló Didomenico, Paula Ioris, Flavio Cassina e Renato Nunes
Algumas lideranças de bancada no Legislativo caxiense pediram a palavra na sessão ordinária desta quarta-feira (21/02) para solicitar melhorias em estradas e mais diálogo de parte do Executivo municipal. Fizeram sua manifestação em declaração de líder ou em apartes os vereadores Arlindo Bandeira/PP, Adiló Didomenico/PTB, Paula Ioris/PSDB, Flavio Cassina/PTB e Renato Nunes/PR.
Leia mais...
Frizzo considera equivocada decisão do STF que permite prisão domiciliar a grávidas
21/02/2018 - 12:41
No entendimento do socialista, essa iniciativa vai ampliar a persuasão do crime sobre o público feminino
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de possibilitar que mulheres grávidas sejam transferidas para prisão domiciliar é avaliada como um equívoco pelo vereador Edio Elói Frizzo/PSB. Na plenária desta quarta-feira (21/02), o parlamentar socialista disse que essa iniciativa poderá ampliar a persuasão do crime sobre o público feminino.
Leia mais...
Situação do Arroio Pinhal é pautada por Velocino Uez
21/02/2018 - 11:41
Para o vereador, ainda faltam medidas mais efetivas para resolver alagamentos
O vereador Velocino Uez/PDT discorreu, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (21/02), sobre a situação do Arroio Pinhal, que passa por Galópolis e Vila Cristina. Uez mencionou que fortes temporais ocorreram em 2013, 2015 e 2017, expondo os transtornos causados por alagamentos.
Leia mais...
Neri, O Carteiro destaca extensão de linha de ônibus no Loteamento Monte Belo
21/02/2018 - 11:30
O vereador anunciou que a Secretaria de Trânsito deverá testar a demanda por 15 dias
Na sessão ordinária desta quarta-feira (21/02), o vereador Neri, O Carteiro/SD destacou que, no Loteamento Monte Belo, junto à chamada Rua dos Coqueiros (Bairro São Luiz da 6ª Légua), deverá ser viabilizada uma extensão da linha 83 do transporte coletivo. Disse que o ônibus já abrange sete bairros da região do Cruzeiro.
Leia mais...
Gustavo Toigo critica tentativas da União de promover a reforma da Previdência
21/02/2018 - 10:50
O vereador também comentou sobre a intervenção federal, na segurança pública do Rio de Janeiro
Tentativas da União, para promover a chamada reforma previdenciária, receberam críticas do vereador Gustavo Toigo/PDT, na sessão ordinária desta quarta-feira (21/02). Para ele, o presidente Michel Temer demonstrou pressa para atender aos interesses do mercado financeiro e dos planos de seguridade privada. “A CPI da Previdência já apontou superávit. Só que, apenas em desvinculações de receitas (DRU), o governo federal retirou R$ 1,5 trilhão da rubrica”, disse.
Leia mais...
Secretária de Gestão e Finanças descarta fazer novo Refis e tentará arrecadar R$ 27 milhões
20/02/2018 - 17:44
Magda Wormann veio à Câmara prestar contas do exercício do 3º quadrimestre de 2017
Outra edição do Programa de Recuperação Fiscal de Caxias do Sul (REFIS) não deverá acontecer este ano, como descartou a secretária de Gestão e Finanças, Magda Wormann, em prestação de contas ao Legislativo caxiense. Ela se manifestou durante audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário, realizada na tarde desta terça-feira (20/02), na sala das comissões da Casa. O VI REFIS foi em 2015. O vereador-presidente do grupo parlamentar, Gustavo Toigo/PDT, conduziu as atividades de hoje, que trataram do exercício econômico-financeiro da cidade do 3º quadrimestre de 2017.
Leia mais...
Beltrão defende seriedade ao debater processo de
20/02/2018 - 17:13
Parlamentar defende que processo seja analisado sem idolatria ou revanchismos políticos
O vereador Rodrigo Beltrão/PT, abordou na manhã desta terça-feira (20/02), durante o grande expediente o processo de impeachment do prefeito Daniel Guerra/PRB. Para o ele, tal assunto deve ser tratado de forma séria e sem idolatria ou revanchismo político.
Leia mais...
Debatido projeto pela remoção de postes depois da notificação pelo município
20/02/2018 - 16:07
A matéria é do vereador Arlindo Bandeira e mexe no Código de Posturas
Na sessão ordinária desta terça-feira (20/02), foi discutido o projeto de lei complementar 28/2017, assinado pelo vereador Arlindo Bandeira/PP, com alteração no Código de Posturas do Município. Conforme o texto, as empresas concessionárias do serviço público de energia elétrica e de telecomunicações, responsáveis por postes em vias e passeios públicos e garagens, em Caxias do Sul, ficam obrigadas a removê-los num prazo máximo de 15 dias. Pela matéria, o tempo conta após a notificação do município. A proposição retornará à pauta, para segunda discussão e votação.
Leia mais...
Bandeira aborda projeto de retirada de postes, no Grande Expediente
20/02/2018 - 16:03
O progressista espera contar com o voto do plenário quando a matéria for apreciada na ordem do dia
O vereador Arlindo Bandeira/PP pediu o apoio dos demais parlamentares para a aprovação do projeto de lei complementar (PLC) 28/2017. Em seu discurso, durante o Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira (20/02), ele explicou que a matéria, de sua autoria, prevê a retirada gratuita de postes irregulares no município de Caxias do Sul.
Leia mais...
Beltrão defende legitimidade da investigação contra o prefeito Daniel Guerra
20/02/2018 - 15:46
Petista pediu que o próprio chefe do Executivo e sua defesa desconstituam a denúncia
O vereador Rodrigo Beltrão/PT foi à tribuna da Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira (20/02) para expor sua opinião acerca da denúncia contra o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra/PRB, protocolada em dezembro de 2017 por um grupo de 29 pessoas. De acordo com o parlamentar, a investigação é legítima e se deve à soma de fatos e à tensão política provocada pelo próprio chefe do Executivo.
Leia mais...
Plenário rejeita veto a PL que obriga restaurantes a terem recipiente para óleo
20/02/2018 - 15:13
Dessa forma, a proposta retorna ao Executivo, para promulgação ou não do prefeito Daniel Guerra
A maioria dos vereadores presentes no plenário caxiense (14x8) optou por rejeitar o veto total do Executivo ao projeto de lei (PL) 67/2017, que obriga bares e restaurantes a terem recipiente adequado para acondicionar óleo de cozinha usado. O veto apresentado pelo Executivo, sob o argumento de que a matéria não seria de competência legislativa, foi apreciado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (20/02).
Leia mais...
Discutida a inserção do símbolo mundial do autismo em placas de atendimento prioritário
20/02/2018 - 14:01
A proposta é do vereador Neri, O Carteiro e envolve estabelecimentos voltados ao público
Na sessão ordinária desta terça-feira (20/02), foi discutido o projeto de lei 26/2017, por meio do qual o vereador Neri, O Carteiro/SD quer tornar obrigatória a inserção, nas placas de atendimento prioritário, do símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista. A medida envolve estabelecimentos comerciais e de serviços voltados ao público. A matéria deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
Leia mais...
Derrubado o veto sobre afixação de placas com explicações para obras paradas por mais de 90 dias
20/02/2018 - 13:29
A proposta é de autoria do vereador Velocino Uez e foi aprovada por unanimidade
Por maioria (21 X 1), na sessão ordinária desta terça-feira (20/02), foi derrubado o veto total do prefeito Daniel Guerra ao projeto de lei 76/2017, por meio do qual o vereador Velocino Uez/PDT tenta acrescentar parágrafo único ao artigo 1º da lei 5.079/1999, que trata da colocação de painéis, junto a obras efetuadas pelo município. A intenção do parlamentar pedetista consiste em que, nas obras paralisadas ou interrompidas por mais de 90 dias, seja afixada, no local, placa visível, contendo, de forma resumida, os motivos para a interrupção.
Leia mais...
Ir para o topo