Confira as notícias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul



Legislativo terá grupo de trabalho para cuidar das demandas da educação infantil conveniada
19/10/2018 - 15:42
Entre as situações está a falta de condições de trabalho e a redução do salário das educadoras
A Câmara Municipal de Caxias do Sul e o Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba), juntamente com as mantenedoras das 44 escolas de educação infantil conveniadas com a prefeitura, irão formar um grupo de trabalho com a finalidade de debater as demandas do setor.
Leia mais...
Cineplenário reúne estudantes e professores para alerta dos perigos da internet
19/10/2018 - 15:29
Ação realizada pela Escola do Legislativo contou com a exibição do curta “O Grande L”
O plenário da Câmara esteve agitado na manhã desta sexta-feira (19/10). Professores e estudantes da rede municipal de ensino participaram de mais uma edição do Cineplenário, realizado pela Escola do Legislativo. Eles acompanharam a exibição do curta-metragem “O Grande L”, do caxiense Le Daros, produzido no colégio Madre Imilda. A trama aborda os crimes da internet e o cyberbullying.
Leia mais...
Parlamentar Rafael Bueno participa de audiência sobre escolas municipais e cobra providências
19/10/2018 - 11:36
Críticas sobre irregularidades trabalhistas e problemas estruturais e pedagógicos marcaram reunião de quinta de noite
O vereador Rafael Bueno/PDT participou da audiência pública na noite de quinta-feira (18/10) na Câmara Municipal que tratou da situação das escolas de educação infantil do município. Atualmente, três entidades administram 45 escolinhas por contrato de gestão compartilhada. A audiência ocorreu por que o Sindicato dos Empregados em Entidades, Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Caxias do Sul (Senalba) tem denunciado diversas irregularidades, algumas constatadas pelo próprio vereador, que integra a Comissão de Educação do Legislativo.
Leia mais...
Legislativo participa do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Curitiba
19/10/2018 - 10:57
Vereador Gustavo Toigo/PDT representa a Câmara de Vereadores na capital paranaense
O vereador Gustavo Toigo/ PDT apresentou o roteiro Caminho Padre João Schiavo no Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Curitiba. O pedetista foi convidado pela organização do evento, que segue até esta sexta-feira (19/10), e representa o Legislativo caxiense.
Leia mais...
Bueno encaminha indicação ao Executivo solicitando parada de ônibus com abrigo na frente da UPA da Zona Norte
19/10/2018
Usuários, muitas vezes debilitados, precisam caminhar mais de 50 metros para chegar à unidade de saúde
O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou na Câmara Municipal nesta sexta-feira (19/10) uma indicação ao Poder Executivo Municipal solicitando a instalação de uma parada de ônibus, com cobertura e bancos, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, no bairro Centenário. Segundo o parlamentar, os usuários que utilizam a UPA na maioria das vezes precisam voltar de ônibus, porém, não há parada na frente da unidade nem proteção de cobertura e bancos para aguardarem os coletivos mais resguardadas.
Leia mais...
Debatido projeto para alterações na legislação sobre transporte por aplicativos
18/10/2018 - 17:28
A Prefeitura Municipal quer corrigir equívocos na lei 8.257, de 5 de janeiro de 2018
Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/10), foram discutidas alterações na legislação sobre a prestação de serviço de transporte motorizado privado por aplicativos. O projeto 96/2018 modifica a lei 8.257, de 5 de janeiro de 2018. Autora da matéria, a Prefeitura Municipal relatou ter verificado equívocos em normas vigentes. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.
Leia mais...
Vereador por um Dia terá sessões simuladas em 29 e 31 de outubro
18/10/2018 - 17:20
Ao todo, 44 estudantes irão apresentar proposições e indicações no plenário do Legislativo
O Programa Estudantil Vereador por um Dia de 2018 terá suas sessões ordinárias simuladas. Nos dias 29 e 31 de outubro, e 44 alunos irão apresentar propostas, projetos de lei e indicações, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Neste ano, a iniciativa envolve apenas alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino da cidade.
Leia mais...
Câmara pede nomeação de candidatos aprovados no último concurso para soldado bombeiro militar
18/10/2018 - 16:15
Uma moção de apoio a essa iniciativa foi aprovada por maioria na plenária desta quinta-feira (18/10)
A maioria da Câmara Municipal de Caxias do Sul (19x1) declarou apoio, nesta quinta-feira (18/10), à nomeação de 450 candidatos aprovados no último concurso para soldado bombeiro militar com o objetivo de suprir a defasagem do efetivo da corporação. Uma moção (MC 18/2018) nesse sentido foi aprovada pelos vereadores na plenária desta quinta-feira (18/10). O documento é assinado pelos vereadores Denise Pessôa/PT, Flavio Cassina/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Paula Ioris/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Rodrigo Beltrão/PT, Velocino Uez/PDT, Wagner Petrini/PSB, Rafael Bueno/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Alceu João Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP.
Leia mais...
Cine Plenário aborda crimes da internet e cyberbullying
18/10/2018 - 15:23
Exibição do curta “O Grande L” antecede premiação de trabalhos escolares
O Legislativo caxiense irá realizar, na manhã desta sexta-feira (19/10), mais uma edição do Programa Cine Plenário. A partir das 08h30min, estudantes e professores da rede municipal de ensino irão conferir o curta-metragem “O Grande L”, do caxiense Le Daros. São abordados os crimes da internet e o cyberbullying.
Leia mais...
Seguirá em tramitação projeto de lei para vaga de motos em estacionamentos da cidade
18/10/2018 - 15:07
A proposta é do vereador Neri, O Carteiro e teve derrubado um parecer de inconstitucionalidade
Seguirá em tramitação, no Legislativo caxiense, o projeto de lei 107/2017, por meio do qual o vereador Neri, O Carteiro/SD tenta tornar obrigatória a destinação de uma vaga para motos de serviço, em todas as áreas onde haja estacionamento. A determinação dos espaços caberia ao órgão competente da Prefeitura Municipal. Por maioria (18 X 2), na sessão ordinária desta quinta-feira (18/10), foi rejeitado o parecer de inconstitucionalidade que incidia sobre a matéria. Agora, ela retornará para as comissões do Legislativo caxiense, até ficar apta para outra apreciação, em plenário.
Leia mais...
Ricardo Daneluz comemora os 60 anos da EMATER/RS-ASCAR
18/10/2018 - 13:34
A instituição promove desenvolvimento social, econômico e ambiental das famílias do meio rural
Comemorar os 60 anos da EMATER/RS-ASCAR motivou o vereador Ricardo Daneluz/PDT durante a sessão ordinária desta quarta-feira (18/10). O parlamentar destacou a trajetória do órgão e suas ações, em prol do desenvolvimento rural, da comercialização, da sucessão no campo e da defesa à agricultura familiar.
Leia mais...
Aprovada a Semana de Prevenção, Controle e Combate ao Mosquito Borrachudo
18/10/2018 - 13:30
Proposta pelo parlamentar caxiense Velocino Uez/PDT, para entrar em vigor, a iniciativa precisa ainda a sanção do poder Executivo
A Semana Municipal de Prevenção, Controle e Combate ao Mosquito Borrachudo poderá ser instituída em Caxias do Sul, pois o projeto de lei 72/2018 contou com a aprovação unânime dos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (18/10). Para virar lei, a matéria precisa ainda da sanção do Executivo municipal. A proposição partiu do parlamentar Velocino Uez/PDT. A ideia do autor é que a referida semana seja promovida nos primeiros sete dias do mês de outubro.
Leia mais...
Plenário aprova criação de cargos de arquivista, intérprete de libras, turismólogo e médico
18/10/2018 - 12:10
A proposta é de autoria do poder Executivo caxiense e amplia o quadro de funções no serviço público municipal
A maioria dos parlamentares caxienses (17x3) acolheu, nesta quinta-feira (18/10), a proposta da prefeitura municipal para criação dos cargos de arquivista, tradutor e intérprete de libras, turismólogo e médico da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Durante a plenária, o projeto de lei complementar 6/2018, que aborda o assunto e contém mensagem retificativa, foi aprovado em meio a diversas manifestações dos parlamentares. Agora, o texto segue para sanção do prefeito Daniel Guerra/PRB.
Leia mais...
Projeto de criação do Prêmio Prata da Casa irá para análise do Clube de Corredores
18/10/2018 - 11:57
A proposta é da vereadora Denise Pessôa e recebeu requerimento de baixa do vereador Felipe Gremelmaier
O projeto de lei 32/2015, para criar o Prêmio Prata da Casa, será enviado para análise do Clube de Corredores de Caxias do Sul. A matéria é de autoria da vereadora Denise Pessôa/PT. Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/10), por unanimidade, foi aprovado o requerimento 87/2018, por meio do qual o vereador Felipe Gremelmaier/MDB solicitou baixa (o envio) do texto àquela agremiação. Na plenária do último dia 11 de outubro, o emedebista já havia solicitado vista de 15 dias, para viabilizar o encaminhamento de hoje.
Leia mais...
Adiló Didomenico defende agroindústrias, saúde e categorias trabalhistas
18/10/2018 - 11:09
Parlamentar explanou sobre diversas ideias durante a sessão ordinária desta quinta-feira(18/10)
Da tribuna do Legislativo caxiense, na plenária desta quinta-feira (18/10), o vereador Adiló Didomenico/PTB defendeu a luta pela agricultura e por pequenas empresas da área. Para ele, a Portaria 146/2017, que estabelece normas para o comércio atacadista e varejista em segmentos de açougue e fiambreria, prejudica o funcionamento dos serviços.
Leia mais...
Imagens da 236ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura
18/10/2018 - 10:08
São fotografias da plenária desta quinta-feira, conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB
Confira as fotos da 236ª Sessão Ordinária - XVII Legislatura. São imagens da plenária desta quinta-feira (18/10), conduzida pelo presidente Alberto Meneguzzi/PSB.
Leia mais...
Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer promove ações no Outubro Rosa
18/10/2018 - 10:00
As atividades são gratuitas e ocorrem nesta sexta-feira (19/10) e no sábado (20/10)
A comunidade está convidada a acompanhar, nesta sexta-feira (19/10) e no sábado (20/10), as ações gratuitas de prevenção promovidas pelo Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer dentro do Outubro Rosa. Da tribuna do Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (18/10), a integrante da direção do CAPC Jacira Teresinha de Sousa fez o chamado para os caxienses se integrarem a essas atividades e, principalmente, voltarem-se à prevenção e cuidados com a saúde.
Leia mais...
Exposição de alerta ao ciberbullying pode ser conferida no Legislativo até esta sexta
18/10/2018 - 08:55
Concurso de cartazes foi proposto às escolas municipais por meio da Secretaria da Educação
O resultado do concurso “Autoexposição digital”, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), pode ser conferido no Legislativo. A mostra conta com cartazes de estudantes caxienses, produzidos durante aulas de informática educativa e tecnomídias. Entre os temas abordados estão as fake news, autoexposição na internet, privacidade, autoria versus direitos autorais, engajamento da comunidade escolar, escola digital segura, entre outros. 
Leia mais...
Renato Nunes rebate Rodrigo Beltrão sobre administrações do governo federal
17/10/2018 - 16:30
O vereador acredita que o país precisa de alternativas, para gerar empregos e mover a economia
A garantia de que não pretende mais votar em candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) foi dada pelo vereador Renato Nunes/PR. Na sessão ordinária desta quarta-feira (17/10), o parlamentar admitiu ter feito campanha e votado em postulantes a cargos eletivos do PT, em outras eleições. Na ótica dele, o atual momento requer alternativas políticas, para gerar empregos e mover a economia do país. O republicano esclareceu que a sua manifestação buscou rebater declarações do vereador Rodrigo Beltrão/PT, quando este criticou o governo do prefeito Daniel Guerra.
Leia mais...
Mais de 1,2 mil pessoas participam de programas institucionais de visita ao Legislativo
17/10/2018 - 16:07
Desde o início deste, jovens de 30 entidades caxienses conheceram as dependências do prédio e as funções parlamentares
A Câmara Municipal de Caxias do Sul é a sede Legislativa na cidade. Aos 126 anos de existência, o Parlamento desenvolve diversos programas institucionais que têm o objetivo de aproximar a comunidade do poder público. Estudantes e jovens atendidos pelas escolas, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e projetos sociais participam de visitas guiadas pelo prédio.
Leia mais...
Ir para o topo