PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CÂMARA MUNICIPAL DE CAXIAS DO SUL:


  • 1
    Quantos vereadores (parlamentares) atuam na Câmara Municipal de Caxias do Sul?
    23 vereadores
  • 2
    O que é a Câmara Municipal?
    A Câmara Municipal ou Câmara de Vereadores é a sede do Poder Legislativo no município. É conhecida como a Casa do Povo, pois nela atuam vereadores e vereadoras (também chamados de parlamentares) escolhidos pelo povo para serem seus representantes e trabalhar em benefício da população.
  • 3
    Quais as principais funções do poder Legislativo municipal, ou seja, dos vereadores?
    Legislativa, fiscalizadora, julgadora e administrativa.
  • 4
    Qual é o salário do vereador de Caxias do Sul?
    R$ 12.350,96
  • 5
    Todos os vereadores ganham o mesmo salário?
    Sim, inclusive o presidente da Casa e os demais integrantes da Mesa Diretora.
  • 6
    Existe verba de gabinete no Legislativo caxiense?
    Não. Os vereadores de Caxias do Sul não recebem verba de gabinete, nem verba de combustível, nem 13º salário ou qualquer outro rendimento que não seja o subsídio (salário).
  • 7
    Como o vereador é eleito?
    É eleito pelo voto direto e secreto da população.
  • 8
    Quantos anos dura um mandato de vereador?
    Quatro anos.
  • 9
    O que é uma legislatura? E quando ela se inicia?
    Legislatura é o nome dado ao período de duração do mandato do vereador, ou seja, de quatro anos. A legislatura se inicia em 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição municipal.
  • 10
    Atualmente, em que legislatura se encontram os vereadores de Caxias do Sul?
    XVIII Legislatura (2021-2024)
  • 11
    O que significa legislar na esfera municipal?
    Consiste em elaborar as leis que são da competência do município. Os vereadores discutem e votam projetos que se transformam em leis buscando organizar a vida da comunidade. Quanto à iniciativa das leis, a Câmara não pode legislar sobre assuntos que sejam de competência exclusiva do prefeito. Não pode fazer leis que criem despesas para o município ou que diminuam suas receitas. Há casos em que a iniciativa pode ser tanto do prefeito como dos vereadores. Mas existem projetos de lei que só os vereadores podem propor.
  • 12
    Que exemplos de projetos e leis só a Câmara Municipal pode apresentar?
    Cabe apenas à Câmara, por exemplo: A) Emendar a Lei Orgânica do Município; B) Elaborar o seu Regimento Interno; C) Fixar a remuneração do prefeito, do vice-prefeito e dos vereadores.
  • 13
    Que tipo de ações o vereador pode executar dentro da função fiscalizadora?
    Tem o dever de fiscalizar os atos do poder Executivo (prefeito e seus secretários). Deve cuidar da aplicação dos recursos públicos e observar se o orçamento está sendo obedecido. Para cumprir essa função, os vereadores podem encaminhar pedidos de informações ou solicitar que o prefeito ou qualquer secretário municipal compareça à Câmara para dar explicações.
  • 14
    Que situações pode levar o Legislativo a exercer a função julgadora?
    A Câmara Municipal tem função de julgar o prefeito, o vice-prefeito e os próprios vereadores quando praticam ações político-administrativas que não estejam de acordo com os interesses do município. Os vereadores também julgam as contas do prefeito. Isso se dá da seguinte forma: o Tribunal de Contas do Estado examina as contas de cada ano e elabora um parecer. Esse parecer é encaminhado para a Câmara, e os vereadores o acolhem ou não, isto é, julgam se o prefeito teve atuação regular ou irregular na aplicação dos recursos públicos. Quando os vereadores suspeitam de alguma irregularidade, podem criar Comissões de Inquérito. Esses julgamentos podem definir, por exemplo, a perda do mandato.
  • 15
    Como a Câmara de Vereadores pode desempenhar sua função administrativa?
    Cabe à Câmara organizar os seus serviços. Isso faz parte da função administrativa e inclui, por exemplo: - escolher sua Mesa Diretora (presidente, 1º e 2º vice-presidentes e 1º e 2º secretários); - constituir as Comissões de vereadores; - administrar os seus recursos; - dispor sobre o seu quadro de servidores.
  • 16
    Quais as principais leis que o poder Legislativo deve obedecer?
    Constituição Federal, Constituição Estadual, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno.
  • 17
    O que é a Lei Orgânica Municipal?
    É o conjunto de normas que regem o município. É a lei mais importante da cidade. Por isso, cada município tem autonomia para criar a sua própria Lei Orgânica. Fala das atribuições do prefeito e dos vereadores. Trata também das políticas agrícolas, de transportes, da educação, da saúde, do meio ambiente, entre outras. A Lei Orgânica é uma espécie de Constituição Municipal.
  • 18
    A Lei Orgânica do Município (LOM) deve obedecer a quais outras duas leis superiores?
    Constituição Federal e Constituição Estadual.
  • 19
    Qual o nome dado ao conjunto de normas que determinam o funcionamento interno da Câmara Municipal?
    Regimento Interno.
  • 20
    Quais cargos que integram a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul?
    Presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.
  • 21
    Quanto tempo dura o mandato da Mesa Diretora do Legislativo de Caxias do Sul?
    Um ano.
  • 22
    Como se chama o órgão decisório da Câmara Municipal?
    Plenário (de vereadores).
  • 23
    Quais os dois principais tipos de comissões em atividade hoje no Parlamento caxiense?
    Permanentes e Temporárias.
  • 24
    De forma resumida, o que fazem as comissões de vereadores no Legislativo?
    São órgãos técnicos e políticos, constituídos por vereadores e destinados a realizar estudos, emitir pareceres especializados, realizar investigações e representar o poder Legislativo.
  • 25
    Quais as comissões permanentes em funcionamento na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul hoje:
    São 11 comissões permanentes, além da Comissão de Ética Parlamentar. Confira: 1) CSMA - Comissão de Saúde e Meio Ambiente 2) CECTDT - Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Desporto e Turismo 3) CDHCS - Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança 4) CDEFCO - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário 5) CDUTH - Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação 6) CCJL - Comissão de Constituição, Justiça e Legislação 7) CAAPC - Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo 8) CLPC - Comissão de Legislação Participativa e Comunitária 9) CI - Comissão do Idoso 10) CI - Comissão do Idoso 11) CSPPS - Comissão de Segurança Pública e Proteção Social 12) CEP - Comissão de Ética Parlamentar
  • 26
    Qual ou quais as competências da Comissão de Ética Parlamentar?
    Zelar pela imagem do Legislativo, instruir processos contra vereadores (quando for o caso) e opinar sobre sanções (penas). Essa comissão é também responsável por receber denúncia contra os parlamentares da cidade.
  • 27
    Quais os tipos de sessões que a Câmara Municipal de Caxias do Sul realiza?.
    1) Sessão Solene de Instalação; 2) Sessões Ordinárias; 3) Sessões Extraordinárias; 4) Sessões Solenes; 5) Sessões da Comissão Representativa.
  • 28
    Nas sessões ordinárias, os vereadores votam projetos importantes para a comunidade. Em Caxias do Sul, quantas sessões desse tipo ocorrem por semana e em quais dias e horário elas ocorrem?
    Os vereadores de Caxias do Sul realizam três sessões ordinárias por semana: nas terças, quartas e quintas-feiras, às 8h30min.
  • 29
    Quais as partes de uma sessão ordinária?
    1) Pequenas Comunicações; 2) Grande Expediente; 3) Ordem do Dia; e 4) Pequeno Expediente.
  • 30
    Qual é o primeiro passo para que um projeto de lei tramite no Legislativo caxiense?
    Para começar a tramitar, o projeto deve ser registrado no Setor de Protocolo da Câmara Municipal.
  • 31
    O que são Anais na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul?
    São registros de tudo o que acontece durante as sessões, ou seja, de discursos, debates, votações e documentos lidos e envolvidos na dinâmica do processo legislativo. No caso da Câmara caxiense, todas as sessões ordinárias são registradas e documentadas por meio da taquigrafia (transcrição com uso de códigos).
  • 32
    O que significa taquigrafia?
    É um método especial de escrita, baseado em símbolos, e que busca acompanhar a velocidade da fala do orador.
  • 33
    Para que um projeto de lei seja apresentado por iniciativa popular, o que é preciso?
    É necessário que seja subscrito (assinado) por, no mínimo, 5% dos eleitores do município.
  • 34
    O programa Vereador Por Um Dia, o projeto Câmara Vai aos Bairros e o Centro de Memória, por exemplo, são iniciativas que estimulam a sociedade na busca de conhecimento sobre os processos legislativos e sobre a história do Parlamento caxiense. Em relação ao acervo do Centro de Memória, os documentos e fotografias podem ser acessados pela população. Como isso é possível?
    Pessoalmente, na Câmara Municipal, ou pelo site do Legislativo (www.camaracaxias.rs.gov.br), no link Centro de Memória.
  • 35
    Qual é o horário do expediente da Câmara Municipal de Caxias do Sul e como posso entrar em contato ou buscar atendimento no Legislativo?
    O funcionamento geral da Casa, com atendimento à comunidade, é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O Legislativo fica na Rua Alfredo Chaves, 1.323, bairro Exposição, Caxias do Sul/RS - Cep 95020-460 - Fone: (54) 3218.1600 | Email: faleconosco@camaracaxias.rs.gov.br | Twitter: @camaracaxias | Fanpage: Câmara Municipal de Caxias do Sul | Instagram: camaracaxias

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Caxias do Sul

Fone: (54) 3218.1699 - E-mail: imprensa@camaracaxias.rs.gov.br

Ir para o topo