Voltar para a tela anterior.

Da tribuna da Câmara, Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul destaca o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Gustavo Perazzolo, representante da entidade, destacou a luta por acessibilidade e a luta pela democratização do acesso ao idioma


Na sessão ordinária desta quarta-feira (24/04), por meio do acordo de lideranças, Gustavo Perazzolo, presidente da Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, ocupou a tribuna para destacar o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. Ele foi acompanhado da intérprete Patrícia Souza.

Celebrado neste dia 24 de abril, o dia ressalta a importância da língua para inclusão da comunidade surda no país. Gustavo destacou o início do ensino para surdos, em 1790, na França, por meio do Instituto Nacional de Jovens Surdos de Paris, fundado por Charles-Michel de I’Épée, e a legislação de vanguarda de Caxias do Sul, que foi a primeira cidade do Brasil, em 1997, a sancionar uma lei que reconhece a Libras como meio de comunicação objetiva e de uso coerente no município.

Segundo Perazzolo, em 1999, os surdos de Caxias do Sul se mobilizaram em passeatas realizadas em Porto Alegre, demandando atenção para educação de surdos no país. Já em 2002, no dia 24 de abril, o país oficializou a Libras como língua nacional.

Ele também pontuou que, por mais que a sociedade tenha evoluído nessa temática, ainda é importante lutar por acessibilidade e pela implementação de novas políticas públicas para essa parcela da população.

24/04/2024 - 11:26
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Marcelo de Gregori - CONRERP 3936

Ir para o topo