Voltar para a tela anterior.

65 anos do Curso de Ciências Econômicas da UCS é celebrado na Tribuna Livre da Câmara Municipal

Jaqueline Maria Corá e Terciane Luchese, da Universidade de Caxias do Sul, participaram do início da sessão ordinária desta quarta-feira


Na esteira das comemorações dos 65 anos do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), completados no último dia 27 de março, representantes da instituição participaram do espaço da Tribuna Livre do Legislativo caxiense. No início da sessão ordinária desta quarta-feira (24/04), em plenário, manifestaram-se Jacqueline Corá, coordenadora do curso, e Terciane Ângela Luchese, pró-reitora de graduação da UCS.

A coordenadora lembrou que, desde 1959, a gestão do bacharelado cresce junto a Caxias. A abertura foi consequência de uma ação da comunidade, que objetivava alcançar novas oportunidades para que jovens conquistassem um diploma de ensino superior. À época, o município já era um Polo Central Regional, fato que incentivou o então vereador Nestor José Gollo a criar a Comissão Especial de Estudos Pró-Faculdades.

De acordo com ela, devido ao crescimento acelerado de Caxias, semelhante ao do país, um curso de Ciências Econômicas se tornou prioridade para atender às demandas de cargos de gerência e direção de empresas. O funcionamento do curso ocorreu por meio de decreto assinado em 1958, pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek. Em 1967, integrou o grupo de cinco faculdades que fundaram a UCS.

Jaqueline acrescentou que os anos seguintes foram marcados por conquistas, não apenas para a instituição, mas também para a comunidade na totalidade. Em 1996, era criado o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais, que realiza estudos e análises econômicas para Caxias e outros municípios da região. Há 15 anos, o Observatório do Trabalho disponibiliza conhecimentos acerca do mundo do trabalho para toda a região de abrangência da Universidade.

Enquanto isso, a pró-reitora de graduação da UCS enfatizou a história do curso de Ciências Econômicas, que torna Caxias do Sul protagonista na educação do país, sendo um dos primeiros municípios a fundar uma faculdade. “A história serve para mostrar o quanto nós herdamos. Não é possível mensurar o bem produzido por uma instituição pedagógica que exalta a ciência, o conhecimento e o saber. Hoje, o nosso trabalho é lutar pela capacidade de honrar esta história e continuar proporcionando aos novos alunos a oportunidade de aprender e contribuir para a sociedade”, disse.

Em apartes, o vereador Professor Zanchin/NOVO, que já foi docente do curso, prestou homenagem aos presentes na sessão, relembrando as oportunidades conquistadas graças às Ciências Econômicas. Os parlamentares Olmir Cadore/PSDB, Rose Frigeri/PT, Maurício Scalco/PL, Tenente Cristiano Becker/PRD, Elisandro Fiuza/REPUBLICANOS, Zé Dambrós/PSB e Felipe Gremelmaier/MDB celebraram a presença de Jaqueline e Terciane, assim como a atuação da UCS para a comunidade caxiense.

Jaqueline agradeceu aos vereadores e concluiu: “Agora, o nosso desafio é fazer com que nossos estudantes conciliem o conhecimento pautado em estudos teóricos, históricos e quantitativos da economia junto à nova bagagem de avanços tecnológicos”.

Veja também a matéria da TV Câmara Caxias:

 

24/04/2024 - 12:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo