Confira as notícias dos gabinetes dos Vereadores



BM e Cipave ampliam prevenção da violência escolar

28/04/2017 - 16:01

Encontro foi articulado pela vereadora Paula Ioris, que concentra esforços pela segurança pública

Em busca de melhorar a segurança pública, a vereadora Paula Ioris, presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal, promoveu um encontro na manhã desta sexta-feira (28), na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, entre o comandante do 12º BPM, major Emerson Ribas, e a coordenadora do Programa Cipave (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar) do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Marivane Carvalho. A reunião possibilitou o alinhamento de estratégias e ações para a ampliação do Cipave na região, atingindo as 56 escolas de Caxias do Sul ligadas à 4ª Coordenadoria Regional da Educação.

Leia mais...

Fiuza recebe o Coordenador Municipal da Juventude de Caxias do Sul

28/04/2017 - 12:47

Republicano conversou com Lucas Guanieri, titular da Pasta

O vereador Elisandro Fiuza/PRB recebeu na tarde desta quinta-feira (27/04) o titular da Coordenadoria Municipal da Juventude, Lucas Guarnieri, que assumiu a Pasta em março.

Leia mais...

Meneguzzi dá parecer favorável a projeto de lei que visa manter terrenos limpos

28/04/2017 - 08:48

Normativa prevê aumento no valor da multa aos proprietários de locais com falta de limpeza e drenagem

Na qualidade de relator do projeto de lei nº. 10/2016, o vereador Alberto Meneguzzi (PSB) deu parecer favorável à iniciativa que visa manter terrenos, edificados ou não, limpos e drenados. A normativa altera e acresce dispositivos à Lei Complementar 376/2010 e prevê o aumento do valor da multa aplicada aos proprietários de áreas que coloquem em risco a saúde da população.

Leia mais...

Adiló apresenta indicação para incentivar primeiro emprego

27/04/2017 - 15:15

Vereador pediu ao governo federal que estude desonerações para a contratação de jovens ainda sem registro na carteira de trabalho

O vereador Adiló Didomenico/PTB apresentou indicação ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que estude a viabilidade de criar desonerações pelo período de um ano às empresas que contratarem jovens, de 18 a 24 anos, em busca do primeiro emprego. A sugestão, protocolada nesta semana, foi o tema de fala do parlamentar na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caxias do Sul nesta quinta-feira.

Leia mais...

Gremelmaier alerta para votação de interesse dos municípios no Congresso

27/04/2017 - 12:46

Marcada para terça votação de veto presidencial à lei que redistribui ISS

O presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, vereador Felipe Gremelmaier/PMDB utilizou o Grande Expediente desta quinta-feira (27) para anunciar que o Congresso Nacional agendou para terça-feira (2) a votação do veto presidencial à Lei que redistribui receitas oriundas do ISS gerada por operações envolvendo cartões de crédito.

Leia mais...

Câmara aprova parecer do Tribunal de Contas referente à administração do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho

26/04/2017

Parecer é relativo às contas de 2014, quando o vereador Gustavo Toigo/ PDT assumiu a prefeitura em períodos de abril e de junho

A Câmara Municipal aprovou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul a respeito das contas do governo de Alceu Barbosa Velho/PDT, referentes ao ano de 2014. A votação ocorreu na sessão ordinária de terça-feira, 25 de abril.

Leia mais...

Vereador Rafael Bueno é eleito presidente da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa

26/04/2017 - 11:20

A relatoria dos trabalhos ficará a cargo do vereador Adiló Didomenico/PTB

A Frente Parlamentar “A Maesa é Nossa” realizou a primeira reunião de 2017 na última terça-feira (25/04). O primeiro encontro teve como objetivo eleger o presidente e o relator dos trabalhos. Para presidente, por unanimidade, foi escolhido o nome do vereador Rafael Bueno/PDT, e que terá como relator o vereador Adiló Didomenico/PTB.

Leia mais...

Paula Ioris entrega reivindicações do município na área de segurança pública ao comandante-geral da Brigada Militar

26/04/2017 - 11:18

Durante a passagem do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra, vereadora pediu ao coronel Andreis Silvio Dal’Lago a defesa de investimentos para Caxias do Sul junto ao secretário Cezar Schirmer

Durante a solenidade de passagem do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO Serra), realizada na manhã desta terça-feira (25) na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), a vereadora Paula Ioris/PSDB, presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência do Poder Legislativo, aproveitou a oportunidade para entregar uma correspondência ao comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago. No documento, elaborado pela Comissão, constam os pedidos emergenciais de Caxias do Sul já encaminhados durante a vinda do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer, a cidade.

Leia mais...

Meneguzzi sugere que Procon fiscalize postos de combustíveis

25/04/2017 - 15:22

Parlamentar pede que estabelecimentos anunciem reajustes com antecedência

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) protocolou, na terça-feira 25 de abril, indicação ao Executivo e ao Procon Caxias do Sul para intensificar a fiscalização sobre o preço dos combustíveis praticados nas revendas localizadas no município, bem como a regulamentação dos reajustes nesses estabelecimentos. O parlamentar sugere que os postos exponham o percentual e o valor que será alterado com um mínimo de antecedência.

Leia mais...

Vereadores discutem realidade carcerária local

24/04/2017 - 17:20

Paula Ioris/PSDB e Adiló Didomenico/PTB conversaram com a delegada regional da Susepe

O sistema carcerário e as casas prisionais interditadas em Caxias do Sul foram pauta de reunião da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência com a delegada da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (7ª DPR) da Susepe, Marta Bitencourt. No encontro estavam presentes a vereadora-presidente, Paula Ioris/PSDB, e o vereador Adiló Didomenico/PTB, além de assessores em representação aos demais integrantes da Comissão. Os parlamentares fizeram questionamentos à delegada e esclareceram a veracidade de informações noticiadas recentemente na imprensa.

Leia mais...

Passe Livre para idosos e combate à violência são tema de pedidos de informações protocolados por Meneguzzi

24/04/2017

Parlamentar quer saber sobre veracidade de suposto acordo entre empresas e SMTTM para cobrança de meia passagem no transporte intramunicipal

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB protocolou, nesta segunda-feira (24/04) dois pedidos de informações ao Executivo e às secretarias de Trânsito (SMTTM) e de Educação (Smed) do município. O primeiro quer esclarecimentos acerca do transporte coletivo intramunicipal. Há denúncias de que as empresas concessionárias do serviço não estejam praticando a Lei vigente em Caxias do Sul, que prevê gratuidade no transporte às pessoas acima de 60 anos.

Leia mais...

 Vereador Elisandro Fiuza participa de Congresso da Melhor Idade

24/04/2017 - 13:20

Realizado no bairro São José, evento prestou serviços sociais gratuitos na localidade 

Na tarde deste domingo (23/04), o vereador Elisandro Fiuz/PRB participou do Congresso da Melhor Idade, promovido pelo Grupo Calebe, no bairro São José. O grupo é administrado pela Igreja Universal e tem como responsável o pastor João Silva dos Santos, que coordena o trabalho no Rio Grande do Sul. 

Leia mais...

Velocino Uez preocupa-se com trânsito no entorno da Ceasa

24/04/2017 - 12:01

Pedetista abordou o assunto na sessão de quinta-feira (20/04)

O vereador Velocino Uez/PDT abordou, na sessão ordinária da última quinta-feira (20/04), os problemas de trânsito no entorno da Central de Abastecimento (Ceasa), localizada na Rua Jacob Luchesi, no bairro Santa Catariina, onde fica o acesso para os compradores. A via possui tráfego intenso de veículos e, durante a entrada de caminhões, há congestionamentos. 

Leia mais...

Meneguzzi protocola quatro projetos de lei

24/04/2017 - 09:56

Vereador também sugeriu a criação da Central de Atendimento ao Cidadão e mutirão de saúde para reduzir filas

O vereador Alberto Meneguzzi/PSB tem agenda intensa de trabalho. O parlamentar é vice-presidente da Câmara e participa das Comissões de Saúde e Meio Ambiente; Educação e Cultura; além as Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência. Desde janeiro, foram protocolados quatro projetos de lei, sendo dois de autoria própria e outros dois apresentados juntamente com os vereadores da bancada do PSB, Elói Frizzo e Edicarlos Pereira de Souza.

Leia mais...

Meneguzzi sugere que Coordenadoria previna violência juvenil e tentativas de suicídio

20/04/2017 - 15:40

Vereador pede ações efetivas em espaços que congregam jovens e nos espaços virtuais

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) protocolou, na tarde desta quinta-feira, 20 de abril, indicação ao poder Executivo e à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS), na qual sugere ações efetivas de combate à violência juvenil, bem como o bullying e o cyberbullying. De acordo com o parlamentar, é crescente o número de casos violentos nas instituições de ensino, nos espaços que congregam jovens, bem como nos espaços virtuais.

Leia mais...

 Adiló pede a criação de empresa pública para cuidar da fiscalização

20/04/2017 - 15:36

 Adiló pede a criação de empresa pública para cuidar da fiscalização

O vereador Adiló Didomenico (PTB) apresentou indicação ao Executivo sugerindo a realização de um estudo sobre a viabilidade de o Município criar uma empresa pública para fiscalização de trânsito nas ruas do Município. O modelo proposto, com quadro de funcionários celetistas, substituiria o formato atual, em que a fiscalização é realizada por servidores estatutários.

Leia mais...

Meneguzzi: “Rek Parking não cumpre diversas exigências da lei de concessão”

20/04/2017 - 13:05

Vereador parabenizou ação do Ministério Público e pediu maior fiscalização da Secretaria de Trânsito.

Na sessão desta quinta-feira (20/04), o vereador Alberto Meneguzzi/PSB manifestou profundo repúdio à fraude descoberta no sistema de estacionamento rotativo regulamentado do município. Em aparte à fala do vereador Arlindo Bandeira/PP, Meneguzzi relembrou que, em 2009, um ex-funcionário da Rek Parking, empresa concessionária do serviço, em entrevista a uma emissora de rádio, denunciou um esquema semelhante de desvio de dinheiro, mas nenhuma investigação foi feita.

Leia mais...

Ricardo Daneluz apresenta o Comitê do Agronegócio ao prefeito

19/04/2017 - 08:57

Grupo é aberto para entidades e terá reuniões mensais

A Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) do Legislativo caxiense, presidida pelo vereador Ricardo Daneluz/PDT, e idealizadora do Comitê do Agronegócio, apresentou o mesmo ao prefeito Daniel Guerra/PRB nesta terça-feira (18/04).

Leia mais...

Derrubada a Inconstitucionalidade de projeto que pretende regular estacionamentos

19/04/2017 - 08:20

Com 16 vereadores favoráveis derrubando o Parecer de Inconstitucionalidade,  projeto do Vereador Kiko Girardi(PSD) que pretende obrigar a fixação de preços mais visíveis nos estacionamentos da cidade, vai continuar tramitação na Casa.

O vereador Kiko Girardi/PSD obteve nesta terça-feira (18/04) vitória no plenário da Câmara de Vereadores, com 16 votos favoráveis que derrubaram o Parecer de Inconstitucionalidade de seu projeto sobre os estacionamentos de veículos em Caxias do Sul. O projeto prevê que os estacionamentos passem a divulgar os preços praticados para manterem ali estacionados os veículos, assegurando ao usuário a percepção à distância de forma clara, objetiva e rápida. Segundo Kiko, na sua grande maioria, os estacionamentos não divulgam informação de maneira adequada. "Obrigam os usuários a se deslocar com seus veículos para o interior do estabelecimento, para lá serem informados dos valores cobrados. Isso acaba gerando constrangimentos, pois muitas vezes os valores não são do agrado do usuário", diz.

Leia mais...

Meneguzzi sugere adequação da ouvidoria da Saúde

18/04/2017 - 16:32

Apesar de receber informações de usuários do SUS, departamento da Secretaria não tem ações efetivas para solução

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) protocolou, na tarde desta terça-feira, 18 de abril, uma indicação ao Executivo e à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de adaptar e dar mais agilidade à ouvidoria da SMS. De acordo com o parlamentar, o departamento tem diversos canais de atendimento que, muitas vezes, não se mostram efetivos para apuração das denúncias feitas pela comunidade.

Leia mais...
Ir para o topo