Voltar para a tela anterior.
Os parlamentares caxienses conferiram, nesta segunda-feira (10/11), na prática, só que ainda de forma simulada, o desempenho do novo sistema de fluxos legislativos no contexto de uma sessão ordinária. Durante a experimentação, os vereadores e o presidente Lucas Caregnato/PT aproveitaram para tirar dúvidas, pois, na plenária desta terça-feira (11/11), o Eprocleg já entrará em funcionamento pra valer.
A simulação envolvendo as principais partes de uma sessão (pequenas comunicações, ordem do dia, grande expediente e pequeno expediente) foi conduzida pelo presidente Caregnato, com acompanhamento de Tiago Pagnussat, diretor da empresa que venceu a licitação para o serviço, a Città Inteligência em Gestão Pública; e por Jorge Luís Longo, líder técnico da terceirizada.
O Eprocleg vem para somar e trazer inovações ao que já existe na Câmara. Os vereadores agora têm um login e senha para acessar o sistema em tablets, celulares, notes e computadores e, por meio deles, poderão efetuar protocolos, emitir relatórios, criar proposições parlamentares e votar. Até então, o sistema de votação ocorria num dispositivo específico que ficava sobre a mesa de cada legislador, no plenário. Também terão o auxílio da inteligência artificial para elaborar esboços de suas proposições.
Com os dados que forem sendo inseridos no sistema, os servidores e parlamentares poderão situar os locais referenciados nos conteúdos, ter uma linha do tempo das propostas e das ações registradas, com quantitativos e gráficos. A comunidade também poderá conferir e acompanhar a tramitação dos processos de forma ainda mais detalhada do que consegue hoje.
“A intenção é democratizar ainda mais o acesso da população às informações legislativas, mostrar com mais profundidade e transparência o trabalho dos vereadores e da Câmara como um todo e modernizar o sistema atual, de forma a facilitar as atividades desempenhadas pelos servidores e assessorias. Queremos que a comunidade tenha cada vez mais acesso às informações e acompanhe de forma simples e transparente o trabalho do Legislativo. Esse sistema é um passo fundamental para fortalecer a relação entre a Câmara e a sociedade caxiense”, ressalta o presidente Lucas Caregnato.
Nesse sentido, o vereador conta com o apoio da equipe funcional e de todos os gabinetes para a adaptação ao modelo implantado. O novo sistema legislativo visa otimizar os processos internos, promovendo mais agilidade, transparência e integração das informações no âmbito do Legislativo caxiense, o qual é constituído por 23 parlamentares.