Voltar para a tela anterior.
O cônsul italiano Valerio Caruso poderá receber título de Cidadão Caxiense, caso o projeto de decreto legislativo (PDL) 22/2025 receber aprovação. Na sessão ordinária desta terça-feira (04/11), a matéria foi apreciada pelos vereadores em primeira discussão, e retornará a plenário para votação final. A proposta é do vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola), em conjunto com os seguintes legisladores: Aldonei Machado/PSDB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Daniel Souza Dos Santos/Republicanos, Hiago Stock Morandi/PL, Sandra Bonetto/NOVO e Sandro Luiz Fantinel/PL.
O título de Cidadão Caxiense é concedido pela Câmara de Vereadores a pessoas nascidas em outras cidades em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e à comunidade local.
No PDL, os autores informam que Valerio Caruso nasceu em Modena, na Itália, em 22 de junho de 1989. Antes de tornar-se cônsul, frequentou o Liceo Classico San Carlo di Modena, obtendo dupla diplomação em Direito junto à Università degli Studi di Firenze e l’Université Paris I PanthéonSorbonne, um Master em International Politics junto ao Trinity College de Dublin e o Master em estudos diplomáticos junto à Società Italiana per le Organizzazioni Internazionali (S.I.O.I.), em Roma.
Iniciou a carreira profissional como advogado em Paris (França), tornando-se diplomático de carreira a partir de 2018. Prestou serviço como chefe adjunto da Secretaria do vice-ministro das Relações Exteriores e de Cooperação Internacional, e atuou junto à direção-geral para os Recursos Humanos e Inovação. Desde 23 de agosto de 2022, é cônsul-geral em Porto Alegre, sendo o mais jovem da história a ocupar o cargo.
“Como cônsul-geral da Itália, prestou relevantes serviços à sociedade caxiense, em especial no âmbito consular, mas também nas relações comerciais e culturais entre Brasil e Itália em Caxias do Sul, a exemplo da participação pessoal no Italian Design Day (IDD), realizado na UCS (Universidade de Caxias do Sul) em março de 2025, e participação na RA (reunião almoço) da CIC (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul), realizada no dia 12 de dezembro de 2022”, argumentam os vereadores.
Segundo eles, neste ano em que a imigração italiana no Brasil chega aos 150 anos, considerando a relação Brasil-Itália de grande relevância para a cultura, turismo, comércio de Caxias do Sul, e os relevantes serviços prestados pelo cônsul-geral da Itália, “é meritoso de recebimento do título de Cidadão Caxiense cônsul Valerio Caruso”.
Confira a matéria da TV Câmara Caxias