Voltar para a tela anterior.
Uma comitiva de vereadores da Frente Parlamentar do Automobilismo e Esporte a Motor da Câmara Municipal de Caxias do Sul visitou o escritório do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS), em Porto Alegre, na tarde de quinta-feira (23/10). Na reunião, os legisladores Pedro Rodrigues/PL, presidente da Frente Parlamentar, e os integrantes Sandro Fantinel/PL e Aldonei Machado/PSDB conversaram com o diretor de Gestão e Projetos do DAER-RS, Sívori Sarti da Silva, a chefe de divisão adjunta do Departamento de Infraestrutura do órgão, Janete Colombo, e a engenheira Zélia Silveira d’Azevedo, coordenadora do contrato que dá apoio para instituição, supervisão, análise e gerenciamento de projetos. O deputado estadual Neri, O Carteiro/PSDB acompanhou todo o encontro.
Os parlamentares solicitaram a inserção de sete pontos de acesso a diferentes localidades caxienses sejam inseridos no pacote de recursos para as melhorias na Rota do Sol, estrada que liga Caxias do Sul ao Litoral Norte. O valor de R$ 393 milhões foi anunciado pelo governo do Estado, contemplando a rodovia. São recursos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), criado para centralizar recursos e financiar ações de reconstrução após as enchentes de 2023 e 2024.
Os pedidos dos parlamentares são referentes a acessos aos bairros Serrano e Jardim das Hortênsias; localidades de Santo Homo Bom e São Braz; distritos de Vila Seca e Criúva; e entroncamento com a Rua Atílio Andreazza, no bairro Nossa Senhora do Rosário. Essas solicitações já foram protocoladas em abril deste ano na Assembleia gaúcha pelo próprio deputado estadual Neri, O Carteiro/PSDB, por meio de ofício ao DAER-RS e à Secretaria Estadual dos Transportes. Outro trecho identificado pelo deputado estadual envolve o município vizinho de São Francisco de Paula e corresponde ao acesso ao distrito de Cazuza Ferreira.
Na reunião, ficou acordado que três pontos precisam de atendimento imediato devido aos acidentes frequentes. São os acessos de Criúva, Jardim das Hortênsias e Serrano. Também ficou definido que todos os locais listados serão acrescidos ao projeto para serem executados de acordo com as verbas permitidas. Uma nova reunião para fevereiro do ano que vem foi agendada para seguir com as tratativas dos projetos citados.
Esse modelo de contratação abrange projeto e obra, explicaram os técnicos. No plano de trabalho, há previsão de melhorias na sinalização, pavimentação, drenagem e contenção de encostas, com o objetivo de recuperação da estrada após as enchentes. Segundo a equipe técnica do DAER-RS, as obras começam no primeiro trimestre de 2026. A expectativa é de que essa intervenção dê uma durabilidade à estrada por cinco anos.
Pelo projeto, três trechos serão beneficiados: de Caxias do Sul a Lajeado Grande/Décio Ramos, em São Francisco de Paula/RS (Lote 20), com a empresa licitada Encopav Engenharia; Lajeado Grande ao distrito de Tainhas, também em São Francisco de Paula/RS (Lote 21), com a empresa Mac Engenharia; e distrito de Tainhas ao município de Terra de Areia/RS (Lote 17), com a empresa Sultepa. O trecho de Tainhas a Terra de Areia se encontra em fase de projeto. Os outros dois estão na ordem de início.
O presidente da Frente Parlamentar do Automobilismo e Esporte a Motor, vereador Pedro Rodrigues/PL, comemorou a posição do DAER-RS em relação às solicitações. Espera que os trevos de acesso sejam reconstruídos para que Caxias do Sul não precise mais conviver com acidentes nas localidades. Ainda integram a Frente Parlamentar Hiago Stock Morandi/PL, Daiane Mello/PL, Edson da Rosa/Republicanos, Wagner Petrini/PSB, Tenente Cristiano Becker/PRD e Calebe Garbin/PP (que foi representado por sua assessoria durante a reunião na capital gaúcha).
Assista à reportagem da TV Câmara Caxias:
(Texto: jornalista Caroline Dall' Agnol)