Voltar para a tela anterior.
Na sessão desta quinta-feira (23/10), o parlamentar Calebe Garbin/PP relatou problemas com o acúmulo de lixo pela Rua Cantídio Ribeiro de Lima, no trecho da esquina com a Rua Eugênio Nicoletti, no bairro São Caetano. De acordo com o vereador, os moradores já reivindicaram soluções para os detritos que ficam espalhados.
Ele explicou que, mesmo que os cidadãos tentem realizar a manutenção do local, quando chove, os resíduos são arrastados morro abaixo pela enxurrada, causando entupimentos e alagamentos. Por isso, Calebe fez uma solicitação à Secretaria de Gestão Urbana para instalar um contêiner, evitando que o lixo se disperse quando ocorre chuva.
Entretanto, o progressista lamentou que, mesmo após a colocação do contêiner, ainda há resíduos espalhados na rua. “Por isso, pedimos à população mais conscientização”, orientou Calebe, ao observar que pessoas de outras partes da cidade vão até o espaço descartar lixo. Ele informou que segue avisando a comunidade para que os detritos sejam depositados no local correto. De acordo com o progressista, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) realiza a coleta na via nas terças e sextas-feiras à tarde.
Além disso, o legislador cobrou um posicionamento dos secretários municipais de Caxias do Sul a respeito do educador social que foi encontrado morto em uma casa de passagem no último sábado (18/10). O vereador se solidarizou com o falecimento do profissional e pediu ao Executivo para se fazer mais presente, por meio da Guarda Municipal. Segundo o parlamentar, o caso foge à normalidade e levanta um alerta sobre a situação da segurança pública do município. Manifestaram-se em aparte os vereadores Aldonei Machado/PSDB, Cláudio Libardi/PCdoB, Daiane Mello/PL, Hiago Morandi/PL.
E os parlamentares Sandro Fantinel/PL e Zé Dambrós/PSB sugeriram a instalação de câmeras de monitoramento, para registrar e multar as pessoas que descartam detritos de forma irregular.