Voltar para a tela anterior.
Criar o Dia Municipal do Estudante Imigrante em Caxias do Sul é o que objetiva o projeto de lei 234/2024, aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23/10). A matéria foi apresentada pela vereadora Estela Balardin/PT e pelo vereador licenciado Adriano Bressan/PP, com base em projeto assinado pelo estudante haitiano Wolkens Fervil, participante do programa Vereador Por Um Dia 2024 e que esteve no plenário hoje, juntamente com colegas. O projeto aguarda, agora, a sanção do prefeito Adiló Didomenico/PSDB.
Ao proporem a instituição da data, prevista para 18 de dezembro, em consonância com o Dia Internacional dos Migrantes, os autores destacam a oportunidade de promover o debate sobre imigração, combater a discriminação e valorizar a pluralidade cultural presente nas escolas das redes pública e privada.
Estela defende que o ambiente escolar deve proporcionar acolhimento aos seus estudantes, criando um sentimento de pertencimento. Com o projeto de lei, busca a garantia dessa realidade também para quem é novo no país e, além das dificuldades enfrentadas pelos outros estudantes, precisa lidar com a xenofobia (temor ou antipatia por pessoas de fora).
Ainda na exposição de motivos, os legisladores definem Caxias do Sul como uma cidade moldada pela imigração desde as origens, consolidando-se como um dos principais polos de imigração no Estado e na região Sul do país. Em discussão, Cláudio Libardi/PCdoB, Edson da Rosa/Republicanos e Lucas Caregnato/PT reiteraram que, dada a sua história, Caxias do Sul pertence aos imigrantes, mas não exclusivamente daqueles vindos da Itália.