Voltar para a tela anterior.
As condições de escolas para abrirem turmas de Educação foram questionadas pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato/PT. Ele se manifestou na sessão ordinária desta quarta-feira (22/10). A medida decorre do fechamento do 9º ano, na rede de ensino do município. Em acordo com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Secretaria Municipal da Educação transferiu 928 alunos para escolas estaduais. O objetivo da pasta é possibilitar a abertura de vagas de pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O presidente da Casa, porém, considerou a decisão um erro que prejudicará os estudantes. “Ao levar crianças de 4 e 5 anos de idade (pré-escola) para colégios constituídos, a secretaria precisará adaptar banheiros nas salas. Não é aceitável que faixas etárias diferentes dividam o mesmo toalete. Ontem, visitei educandários sem a devida separação”, observou.
O vereador Caregnato entende que a situação precisa gerar manifestações do Ministério Público e do Conselho Municipal de Educação. Também apontou que não existe previsão legal para que a Prefeitura pague o transporte público urbano a estudantes do Estado.