Voltar para a tela anterior.

Lucas Caregnato questiona as condições de escolas para abrirem turmas de Educação Infantil

O presidente da Câmara criticou o fechamento do 9º ano na rede municipal de ensino


As condições de escolas para abrirem turmas de Educação foram questionadas pelo presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato/PT. Ele se manifestou na sessão ordinária desta quarta-feira (22/10). A medida decorre do fechamento do 9º ano, na rede de ensino do município. Em acordo com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Secretaria Municipal da Educação transferiu 928 alunos para escolas estaduais. O objetivo da pasta é possibilitar a abertura de vagas de pré-escola e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O presidente da Casa, porém, considerou a decisão um erro que prejudicará os estudantes. “Ao levar crianças de 4 e 5 anos de idade (pré-escola) para colégios constituídos, a secretaria precisará adaptar banheiros nas salas. Não é aceitável que faixas etárias diferentes dividam o mesmo toalete. Ontem, visitei educandários sem a devida separação”, observou.

O vereador Caregnato entende que a situação precisa gerar manifestações do Ministério Público e do Conselho Municipal de Educação. Também apontou que não existe previsão legal para que a Prefeitura pague o transporte público urbano a estudantes do Estado.

22/10/2025 - 15:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo