Voltar para a tela anterior.

Andressa Marques critica o fechamento do 9º ano nas escolas da rede municipal

À tribuna, a vereadora manifestou indignação com o atual contexto da educação em Caxias do Sul


Durante a 109ª sessão ordinária, que ocorreu nesta quarta-feira (22/10), Andressa Marques/PCdoB debateu sobre os temas da educação, com destaque ao encerramento do 9º ano nas escolas municipais de Caxias do Sul. A partir da tribuna, a vereadora demonstrou estar contrariada com a decisão do Executivo, questionando o motivo do fechamento das turmas.

De acordo com Andressa, falar sobre a educação de Caxias do Sul é tratar de um patrimônio da cidade. “Há anos temos uma educação municipal infinitamente superior à educação estadual”, apontou a vereadora, ao lamentar a atual precarização do ensino público. Ela explicou que é preciso ter escolas municipais perto das casas dos alunos, afirmando que o serviço de ensino deve ter seu acesso facilitado.

A vereadora contou que, em uma visita realizada há três semanas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, no Loteamento Reolon, foi apresentada a um projeto de lideranças comunitárias da região. A iniciativa atende mais de 50 crianças e adolescentes que, aos sábados, possuem acesso a práticas esportivas, como futebol e judô. Além disto, está sendo articulada a viabilidade de um projeto de coral.

Andressa citou que a instituição é considerada uma referência, por conta da qualidade de ensino e atividades que são proporcionadas aos jovens. “Deveríamos estar debatendo temas como o funcionamento integral das escolas, mas estamos discutindo o possível fechamento do 9º ano”, lamentou ela, ao salientar que recebeu imagens da escola Machado de Assis que demonstravam que algumas salas não estão sendo ocupadas por estudantes.

Andressa questionou o motivo do possível fechamento do 9º ano municipal, citando que gostaria de ter acesso ao planejamento da Secretaria da Educação para compreender qual a perspectiva abordada pela pasta e quais objetivos a unidade deseja atingir com a proposição. “A intenção é atender melhor as crianças ou aumentar a qualidade de ensino?”, perguntou a parlamentar, ao pontuar que não é possível tratar de educação como um gasto, já que, segundo ela, se trata de um investimento. “Quando falamos de fechar turmas e abrir presídios, há algo errado na nossa sociedade”, argumentou.

Em aparte, a vereadora Rose Frigeri/PT reforçou a afirmação de Andressa, apontando que existem sim espaços em escolas que não estão sendo ocupados “O que está por trás dessa decisão de fechar as turmas não é a falta de salas”, disse ela, apontando que a questão deve ser levada ao Ministério Público.

22/10/2025 - 14:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo