Voltar para a tela anterior.

Assinada autorização para licitação das obras do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha 

Presidente do Legislativo, Lucas Caregnato/PT participou do evento que ocorreu na CIC Caxias do Sul 


O município de Caxias do Sul avançou mais uma etapa rumo à concretização do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será construído em Vila Oliva. Na tarde desta quinta-feira, dia 16, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve na cidade para assinar a autorização que permite ao município licitar as obras do empreendimento.

A cerimônia foi realizada na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes empresariais e entidades regionais. Participaram do ato o prefeito Adiló Didomenico/PSD, o vice-prefeito Edson Néspolo/União, o senador Luiz Carlos Heinze/PP, a deputada federal Denise Pessôa/PT,  presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas/PP, o presidente do Legislativo caxiense, Lucas Caregnato/PT, e o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul foi representada pelo presidente do Legislativo, vereador Lucas Caregnato, que destacou a dimensão histórica do momento para o município e para toda a região. “A autorização da licitação é um marco histórico. O novo aeroporto vai fortalecer nossa economia, atrair investimentos e ampliar a integração regional. A Câmara tem acompanhado e apoiado todas as etapas deste processo com responsabilidade e compromisso com o futuro de Caxias. Isso, na minha visão, representa algo comparável à chegada do trem, na década de 1910, e à primeira transmissão em corres da TV brasileira no desfile da Festa da Uva em 1972”, afirmou Caregnato.

Durante o evento, o ministro Silvio Costa Filho reforçou o papel do Governo Federal na viabilização do projeto. “O Governo Federal tem atuado de forma integrada para garantir que o novo aeroporto da Serra Gaúcha saia do papel. Esse é um investimento estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e para o fortalecimento da aviação regional. Com o apoio do PAC, estamos garantindo os recursos e as condições necessárias para que Caxias do Sul avance nessa importante obra”, destacou o ministro.

O secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, também anunciou novos investimentos do Governo do Estado na infraestrutura de acesso ao futuro aeroporto. “Estamos planejando as obras de ligação e melhorias nas vias de acesso à área de Vila Oliva. A licitação está prevista ainda para este ano, com início dos trabalhos no primeiro trimestre de 2026”, explicou Santini.

Com a autorização assinada, a Secretaria Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas deverá publicar o edital de licitação até o final de outubro. A obra, orçada em R$ 146,3 milhões, será financiada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e contempla a execução do Lado Ar, com movimentação de terra, drenagem, sinalização, instalações elétricas e hidrossanitárias, além da pista de pouso e decolagem de 1.930 metros (2.530 metros de comprimento total), pistas de taxiamento e pátio de aeronaves com 31 mil metros quadrados.

A deputada federal Denise Pessôa destacou a importância da união política em torno do projeto: “Com o aval do Governo Federal e o empenho das lideranças locais, o novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha começa a se tornar realidade, reforçando o potencial econômico e turístico de toda a região”, afirmou a parlamentar.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, ressaltou o papel do setor produtivo na mobilização pela obra. “A mobilização política e empresarial segue firme para garantir que o projeto saia do papel e beneficie toda a Serra Gaúcha. Esse é um sonho coletivo que vai impulsionar o desenvolvimento regional”, afirmou Loro.

A empresa vencedora da licitação para a construção da primeira etapa deve ser conhecida em janeiro de 2026, com prazo inicial de 24 meses para a entrega da obra. O projeto é resultado de mais de duas décadas de estudos e planejamento, iniciados em 2004, e envolveu etapas de desapropriações, licenças ambientais e a inclusão no PAC em 2025.

Participaram também do evento os vereadores Alexandre Bortoluz/PP, Calebe Barbin/PP, Daniel Santos/Republicanos, Edson da Rosa/Republicanos e Marisol Santos/PSDB.

16/10/2025 - 16:29
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fabio Carnesella - MTE 17863
Redator(a):

Ir para o topo