Voltar para a tela anterior.
A parlamentar Andressa Mallmann/PDT mostrou o resultado de um projeto elaborado por protetores de animais com apoio de empresas e dos apenados da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul - Polícia Penal e que garante abrigo a animais comunitários. No grande expediente da plenária desta quarta-feira (15/10), a vereadora comemorou que essa iniciativa gerou várias casinhas com placa de identificação para que cães e gatos de rua tenham onde se proteger, já que o canil municipal não comporta todos os animais soltos pela cidade.
A pedetista colocou no telão fotos dos abrigos pintados de diversas cores. Segundo ela, os materiais foram doados pela empresa Agrale e os apenados construíram as casinhas, que foram finalizadas com pintura viabilizada pela Profissional Tintas.
“Essa foi uma medida imediata de proteção. São casinhas que trazem uma nova expectativa aos animais comunitários de bairros da cidade. E há placas para que as pessoas saibam que esses animais são amparados por lei. Crime é retirar essas casinhas. Aqui, vemos um trabalho de saúde pública e saúde única. Os animais comunitários seguem todo um protocolo, com vacinação, castração e chipagem feitos pelo poder público. Que possamos colorir a cidade de bem-estar animal”, defendeu Andressa Mallmann.
A parlamentar sugeriu às pessoas e instituições serem cuidadoras e alimentadoras de animais comunitários, acrescentando que as placas de identificação das casinhas com amparo legal foram fornecidas pelo Departamento de Proteção Animal (DPA) do município.
Pelo projeto e pela dedicação ao cuidado de animais da cidade, a parlamentar recebeu cumprimentos dos legisladores Juliano Valim/PSD, Hiago Morandi/PL, Sandro Fantinel/PL, Daiane Mello/PL, José Abreu Jack/PDT, Cláudio Libardi/PCdoB e Andressa Marques/PCdoB. Andressa e Libardi cobraram mais investimento orçamentário municipal à atenção animal.
A vereadora Andressa Mallmann também entende que deve haver mais verbas para essa área. “Que a causa animal tenha oportunidade de ter voz e orçamento. Precisamos disso porque os animais fazem parte da nossa convivência, do nosso dia a dia, da saúde pública e da saúde única. Todos sabem dessa importância e é preciso executá-la”, considerou a pedetista.
Andressa ainda informou sobre uma máquina que foi apresentada a ela e que recicla tudo. O custo seria de R$ 300 mil e teria a capacidade de construir muitas casinhas. Diante dessa informação, o parlamentar Sandro Fantinel/PL se colocou à disposição para buscar recursos para a aquisição da máquina.