Voltar para a tela anterior.
A mobilização em torno da Semana da Pessoa Idosa, que compreendeu o período entre os últimos dias 23 e 29 de setembro, ganhou destaque no pronunciamento da vereadora Sandra Bonetto/NOVO, que preside a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa. As ações mobilizaram 700 pessoas e incluíram uma tribuna popular, onde 28 idosos puderam se manifestaram. Também houve o lançamento de uma cartilha. Ela se manifestou na sessão ordinária desta quarta-feira (1º/10).
Entre outras ações, aconteceram apresentações artísticas, palestras e oportunidades de convivência e diálogo, reforçando a importância do respeito e da inclusão das pessoas idosas na sociedade. A presidente da comissão reforçou que, com maior acesso à informação, é possível reiterar, sobretudo, as formas de combate à violência contra a pessoa idosa.
Noutra frente, a vereadora ressaltou a necessidade do estímulo para hábitos saudáveis, em favor do chamado envelhecimento ativo. Citou a prevenção de doenças, o cuidado com os golpes e o fortalecimento das redes de apoio comunitário.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a expectativa de vida global aumentou de 66,8 anos, em 2000, para 73,4 anos, em 2019. No entanto, o aumento na expectativa de vida saudável foi menor, de 58,3 anos para 63,7 anos, o que significa que muitos dos anos adicionais vividos não são, necessariamente, com saúde plena.