Voltar para a tela anterior.

Discutida declaração de utilidade pública para o Instituto Beneficente Loedi Fátima Lenzi

A iniciativa é do vereador Rafael Bueno e busca facilitar a participação do órgão em projetos públicos


Declarar de utilidade pública o Instituto Beneficente Loedi Fátima Lenzi é objetivo do projeto de lei 188/2025, assinado pelo vereador Rafael Bueno/PDT e discutido na sessão ordinária desta terça-feira (30/09). A titulação consiste em exigência legal, para a instituição poder participar de inúmeros projetos, como parcerias com órgãos públicos municipais, institutos e fundações. A proposição deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.

Na exposição de motivos do projeto, é dito que a fundação do instituto coube a Lorete Ana Lenzi Brisotto. A denominação homenageia a mãe dela. Dona Loedi, como era conhecida, faleceu em 4 de julho de 2011, devido a um câncer, com apenas 59 anos de idade. Notabilizou-se como exemplo de mulher comunitária, a partir do Bairro Nossa Senhora do Rosário. Criou o grupo de teatro "Sérios e Arreganhados", com mais de 35 membros, que teve apresentações em todos os palcos da cidade com grande público. O tema era uma campanha para os jovens não consumirem drogas.

As atividades do instituto começaram em 8 de julho de 2024, por iniciativa da empresária Lorete Ana Lenzi Brisotto e pela advogada Daniela Pergher, além de colaboradoras, mulheres presidentes de bairros de Caxias do Sul. A intenção era prospectar verbas para projetos comunitários. O primeiro deles foi o “Mulheres: moda circular”, por meio de brechó na Comunidade Igreja Nossa Senhora do Rosário, com a arrecadação de mais de 580 quilos de roupas para serem redistribuídas no evento. A ação contou com a participação de 15 mulheres presidentes de bairros.

Entre os princípios de atuação do instituto, estão: fomentar as mulheres líderes; melhorar o meio ambiente; educar crianças e adolescentes; boas práticas com animais domésticos, pelo ECOBICHO PET.

30/09/2025 - 17:58
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo