Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta quinta-feira (25/09), foi discutido o projeto de lei 162/2025, por meio do qual o Executivo pede autorização legislativa, a fim de viabilizar a instalação do Monumento dos 150 anos da Imigração Italiana, junto ao Largo da Estação Férrea. A indenização, que sairá de rubrica específica, será paga a espólio particular. O texto deverá retornar à pauta, para segunda discussão e votação.
A desapropriação amigável envolve uma área de 250 metros quadrados, no Bairro Rio Branco e já declarada de utilidade pública. Caberá à Secretaria Municipal do Urbanismo proceder os atos administrativos.
Na discussão em torno do projeto, diversos vereadores se manifestaram em repúdio à declaração do secretário municipal de Gestão Estratégica e Finanças, Gilberto Galafassi, feita na tarde de ontem, em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo da Casa. Ao apresentar aos vereadores a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026, o chefe da pasta se referiu ao impacto financeiro a partir de migrantes na cidade.