Voltar para a tela anterior.

Programa A Voz da Umbanda será homenageado na Câmara pela passagem de 25 anos

Idealizado pelo ex-vereador Mauro Martinelli, o requerimento expressa que a solenidade ocorrerá em 25 de novembro de 2025, às 19h, no plenário Nadyr Rossetti


Foi apreciado e aprovado, por unanimidade entre os parlamentares do Parlamento caxiense, na sessão ordinária desta quinta-feira (25/09), o requerimento 96/2025, que solicita uma sessão solene pelos 25 anos do Programa A Voz da Umbanda. O pedido é de autoria coletiva e possui como principal proponente o ex-vereador Mauro Martinelli/PDT. O evento ocorrerá em 25 de novembro de 2025, às 19h, no plenário da Casa.

O documento conta que o Programa foi criado em 5 de março de 200, sendo um dos mais longevos e consistentes espaços de comunicação comunitária em Caxias do Sul. Nascido na Rádio Difusora Caxiense e atualmente sendo transmitido através da Rádio Web Voz da Umbanda, a unidade tem se configurado como instrumento de valorização da cultura afro-brasileira, da Umbanda e das religiões de matriz africana. Também cumpre o papel de difusão cultural, formando a opinião e a cidadania, enaltecendo a voz e espaço aos adeptos e dirigentes religiosos, democratizando a comunicação e criando um ambiente de escuta e diálogo.

O Programa também atua na divulgação de e festas, tradições e doutrinas religiosas, preservando a memória e fortalecendo a identidade cultural da comunidade e amplia a representatividade, através de programas que trazem saberes diversos do Batuque, Umbanda, Quimbanda e Candomblé, enriquecendo o conteúdo. Além disso, abre espaço para críticas, debates e reflexões sociais, tratando de temas que ultrapassam o campo religioso e alcançam a esfera cidadã. Recebeu autoridades religiosas, intelectuais e políticas, promovendo pontes entre diferentes setores da sociedade.

Ainda de acordo com o requerimento, a homenagem aos 25 anos de trajetória da unidade representa um ato de reconhecimento à resistência cultural, à preservação da memória e ao compromisso comunitário, sendo não apenas um programa religioso, mas um espaço de pluralidade, educação, cultura e diálogo, que dignifica a história da cidade e projeta positivamente Caxias do Sul no cenário nacional e internacional.

Além de Martinelli, assinaram o documento solicitando a solenidade os vereadores Andressa Marques/PCdoB, Edson da Rosa/Republicanos, Estela Balardin/PT, Zé Dambrós/PSB, Sandro Fantinel/PL, Tenente Cristiano Becker/PRD e Wagner Petrini/PSB.

 

DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO n 96/2025

Vereador – Partido – Voto

ALDONEI MACHADO PSDB Sim

ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim

ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Sim

ANDRESSA MALLMANN PDT Sim

CALEBE GARBIN PP Ausente

CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Ausente

DAIANE MELLO PL Sim

DANIEL SANTOS REPUB Ausente

EDSON DA ROSA REPUB Sim

ESTELA BALARDIN PT Sim

HIAGO STOCK MORANDI PL Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JULIANO VALIM PSD Sim

LUCAS CAREGNATO PT Presente

MARISOL SANTOS PSDB Sim

PEDRO RODRIGUES PL Ausente

RAFAEL BUENO PDT Sim

RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Sim

ROSELAINE FRIGERI PT Sim

SANDRA BONETTO NOVO Sim

SANDRO FANTINEL PL Sim

TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

25/09/2025 - 13:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo