Voltar para a tela anterior.
Uma análise sobre a situação de políticas para os animais, em Caxias do Sul, foi feita pela vereadora Andressa Mallmann/PDT. Na sessão ordinária desta quarta-feira (24/09), a parlamentar comentou que, mesmo sem nova estrutura, o atual Canil Municipal tem apresentado melhorias. Alertou a comunidade sobre as práticas da organização não governamental (ONG) SOAMA, a qual, na ótica dela, não atua de maneira adequada.
A pedetista relembrou a atuação da antiga Comissão Temporária Especial de Proteção e Defesa dos Animais, que funcionou no Legislativo em 2016. Lembrou que um relatório do vereador Rafael Bueno/PDT e do ex-vereador Renato Oliveira apontou diversos problemas na condução da SOAMA. “Após análises, visitas e depoimentos de funcionários, voluntários, ex-voluntários, da diretoria da ONG, conclui-se que existem maus-tratos, negligência do veterinário responsável, falta de tratamento adequado aos animais, más condições de trabalho para os funcionários, infraestrutura precária de saneamento”, reproduziu.
De acordo com Andressa, a referida ONG manteve mais de mil animais acorrentados por anos e que morreram sem necessidade. Referiu que a organização ainda moveu ação civil pública contra o canil.
A vereadora ainda lamentou um caso de Canoas, onde uma ex-secretária está sendo investigada por casos irregulares de eutanásias (procedimentos de morte assistida) e desvio de verba. Mencionou que, em 7 meses, foram mais de 500 animais mortos dessa forma.