Voltar para a tela anterior.
Os estudantes do Programa Vereador e Vereadora Por Um Dia 2025 receberam destaque na manifestação do vereador Edson da Rosa/Republicanos, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24/09). Presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), o parlamentar salientou o diferencial deste ano, que envolveu a diplomação simbólica e inédita realizada, hoje, no plenário, e a eleição com urna em todas as instituições de ensino inscritas.
O Programa Vereador e Vereadora Por Um Dia é promovido em conjunto pela CECTI e pela Escola do Legislativo (EL), atualmente dirigida pela parlamentar Rose Frigeri/PT e que já teve Edson da Rosa como primeiro diretor quando foi implantada, em 2015. Na atual edição, 23 escolas estão inscritas com estudantes titulares e suplentes que defenderão suas propostas em uma sessão simulada prevista para 6 de outubro.
“A gente vai fazendo o programa estudantil passo a passo, aproveitando o que vem do passado. Neste ano, o diferencial foi que todas as escolas tiveram eleição com urna, mas antes, vivenciaram uma verdadeira aula de cidadania”, ressaltou o presidente da CECT. Edson da Rosa elogiou o empenho da servidora Edvania Ramos, da EL; da assessoria da Comissão de Educação, Seleni Trindade Duarte; do chefe do Cartório Eleitoral da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, por ministrar as palestras nas escolas; e do presidente da Câmara, Lucas Caregnato, por permitir que a iniciativa pudesse receber inovações.
Edson também salientou o valor da diplomação simbólica de hoje pela manhã, diante de uma mesa de autoridades composta por ele, pela vereadora Rose, pelo presidente Lucas, por Borowski, pela diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; pelo juiz da 169ª Zona Eleitoral de Caxias do Sul, Carlos Frederico Finger; e pela juíza da 136ª Zona Eleitoral, Maria Olivier.
Pontualmente, o republicano saudou a magistrada Iris Helena, pelo discurso que fez diante da plateia. A juíza disse que é mulher negra, nascida em Pelotas e numa família que sempre permitiu a ela fazer escolhas. Nesse sentido, salientou a relevância do voto e do conhecimento para a pessoa estabelecer objetivos na vida.
“Quando a gente sabe para onde ir, os ventos são favoráveis. Esse contato do poder Legislativo com o Judiciário aproxima as instituições. E, quando a primeira desembargadora negra (a presidir o Tribunal de Justiça do Estado) vem nessa tribuna, quando eu, como primeiro vereador negro de nossa cidade, venho aqui, as pessoas se identificam e veem que é possível (chegar neste lugar). É a importância das representações. E eu estou feliz por estar à frente deste programa estudantil que tem feito a diferença na sociedade”, salientou Edson.
Para finalizar, o vereador mostrou, em vídeo, depoimentos de dois estudantes, do Victor Henrique Machado, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco, e da Livya Maria Cerqueira Silva, da Escola Municipal Alberto Pasqualini. Eles relataram a felicidade, o aprendizado e a realização pessoal por estarem participando do programa estudantil neste ano.
Em aparte, o vereador Claudio Libardi/PCdoB cumprimentou Edson da Rosa, por ressaltar que cada parlamentar, no exercício da função, precisa expressar seu posicionamento e voto e se responsabilizar por suas opções.