Voltar para a tela anterior.

Daniel Santos destaca avanços do Executivo e critica informações falsas

Da tribuna, o parlamentar enfatizou melhorias na cidade e rebateu matérias enganosas feitas sobre a aprovação de um projeto de lei da sessão de terça (23/09)


Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (24/09), Daniel Santos/Republicanos usou a tribuna para discorrer sobre progressos executados pelo governo municipal. Além disso, o vereador alertou para a questão da disseminação de informações falsas a respeito de eventos ocorridos no Parlamento caxiense, durante a última terça-feira.

De acordo com o líder do governo de Adiló Didomenico/PSDB na Câmara, é preciso reconhecer as coisas positivas trazidas pelo Executivo à comunidade caxiense. Entre os progressos citados por Daniel, está a melhoria do acesso ao bairro Planalto, que era reivindicado pelos moradores há 13 anos, segundo ele. Além disso, o republicano ressaltou os R$ 100 milhões que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Caxias do Sul (Samae) investirá na área em que atua.

O vereador também criticou a desinformação que, segundo ele, foi disseminada por portais de notícia a respeito das sessões ordinária e extraordinária da última terça-feira (23/09). Se referindo ao projeto de lei (PL) 220/2025, o vereador explicou que houve a aprovação de um ajuste técnico no subsídio de passagens de ônibus a famílias de extrema pobreza, não se tratando de um novo subsídio, como foi afirmado por agentes da imprensa, de acordo com ele. “Deixamos claro que isso não se tratou de um novo repasse, mas uma mudança de onde sai esse recurso”, ressaltou, alertando que houve a exposição de imagens de parlamentares como se estivesse ocorrendo a aprovação de um novo subsídio. “Hoje as pessoas possuem as ferramentas para buscar a informação correta, mas isso não acontece”, lamentou o vereador, afirmando estar em contato com a Procuradoria-Geral do Município (PGM) para entrar em ações contra as agências de comunicação que divulgam informações falsas. Hiago Morandi/PL opinou que acredita que a PGM deve ser utilizada para questões municipais, que não se aplicam aos vereadores.

Cláudio Libardi/PCdoB salientou que não admite a desinformação, apontando que há uma responsabilidade sobre quem divulga notícias falsas, sendo passível de punição por danos morais. Estela Balardin/PT demonstrou preocupação com a postura de determinados parlamentares que, em comentários de redes sociais, contribuem com a especulação referente a informações falsas. Calebe Garbin/PP leu a manchete de uma matéria jornalística que sugeria a aprovação de um novo repasse. Ele também afirmou que assistiu a um vídeo em que houve a manipulação de contexto, já que o painel errado de votação foi colocado na montagem.

 

24/09/2025 - 12:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo