Voltar para a tela anterior.
A maioria dos legisladores presentes (11x6) à sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul desta quinta-feira (18/09) rejeitou o pedido de urgência da moção de repúdio (MC 21/2025) sobre charge de Carlos Henrique Iotti a respeito dos Festejos Farroupilhas. A publicação do cartunista caxiense no instagram de “O Bairrista” diz respeito aos Festejos Farroupilhas e o documento que tramita no Legislativo, questionando a veiculação, foi proposto pelo vereador Alexandre Bortoluz/PP (Bortola) e mais sete parlamentares.
Também assinam a moção os legisladores Aldonei Machado/PSDB, Calebe Garbin/PP, Daiane Mello/PL, Daniel dos Santos/Republicanos, Hiago Morandi/PL, Sandro Fantinel/PL e Tenente Cristiano Becker/PRD. Durante a plenária, Bortola argumentou que a apreciação da matéria deveria ser hoje por estar na Semana Farroupilha e próximo ao Dia do Gaúcho, que é definido por lei estadual e celebrado anualmente em 20 de setembro.
De acordo com os autores da moção, a charge foi publicada no dia 12 de setembro, chamando de "fiasqueira" as comemorações dos Festejos Farroupilhas, “em tom de ridicularização e depreciação da cultura gaúcha”. Os vereadores prosseguem, afirmando que “o senhor Carlos Henrique Iotti, por meio do personagem Radicci, faz piada com a tradição de relembrar e festejar o 20 de setembro, data que significa um marco histórico para o Rio Grande do Sul. Retrata uma festa bagunçada, com gritos e bebedeiras, e se refere com o termo difamatório ‘fiasqueira’, generalizando os atos da Semana Farroupilha como se fossem uma baderna, o que não pode ser tolerado”, entendem os parlamentares, que avaliam a charge como uma ofensa ao povo gaúcho.
Para os autores da moção, causa estranheza a página de O Bairrista “dar visibilidade para tamanho desacato com a cultura gaúcha”. Segundo os legisladores, “as liberdades artísticas, de imprensa e de expressão possuem seus limites e a infeliz manifestação do cartunista ultrapassa todas as barreiras e ofende milhares de gaúchos e gaúchas, sendo pertinente a imediata retratação, sob pena de manifestações semelhantes se tornarem ‘naturais’”. Também defendem que essa retração seja feita no mesmo meio de divulgação.
Diante da reprovação do pedido de urgência, a moção segue tramitando no Parlamento, podendo entrar em pauta em uma próxima sessão.
DELIBERAÇÃO SOBRE O REGIME DE URGÊNCIA - MOÇÃO nº 21/2025
Vereador - Partido - Voto
ALDONEI MACHADO PSDB Não Votou
ALEXANDRE BORTOLUZ PP Sim
ANDRESSA CAMPANHER MARQUES PCdoB Não
ANDRESSA MALLMANN PDT Não Votou
CALEBE GARBIN PP Sim
CLAUDIO LIBARDI JUNIOR PCdoB Não
DAIANE MELLO PL Sim
DANIEL SANTOS REPUB Sim
EDSON DA ROSA REPUB Ausente
ESTELA BALARDIN PT Não
HIAGO STOCK MORANDI PL Ausente
JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Não
JULIANO VALIM PSD Não
LUCAS CAREGNATO PT Presente
MARISOL SANTOS PSDB Não
PEDRO RODRIGUES PL Ausente
RAFAEL BUENO PDT Não
RAMON DE OLIVEIRA TELES PL Não
ROSELAINE FRIGERI PT Não
SANDRA BONETTO NOVO Não
SANDRO FANTINEL PL Sim
TENENTE CRISTIANO BECKER PRD Sim
WAGNER PETRINI PSB Não