Voltar para a tela anterior.
A 3ª Feira do Jovem Aprendiz foi destaque na tribuna da Câmara Municipal de Caxias do Sul, durante a plenária desta terça-feira (16/09). Coordenadora da Aprendizagem/RS e auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Denise Brambilla González convidou vereadores e comunidade a acompanharem a iniciativa, que tem acesso gratuito e ocorre no Centro de Eventos da Festa da Uva, nesta quarta (17/09) e quinta-feira (18/09). A realização é do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha e volta-se a jovens de 14 a 24 anos, pais, educadores, empresários, representantes de entidades e comunidade em geral interessada no assunto. Em espaço de acordo de lideranças, a coordenadora divulgou que, neste ano, o tema do encontro é “Aprendizagem Profissional como estratégia de Combate à Evasão Escolar e ao Trabalho Infantil”.
Denise destacou o êxito do Programa de Aprendizagem Profissional no país desde os primeiros passos. “Tínhamos cerca de 59 mil aprendizes no Brasil em 2005. Hoje, temos 700 mil. Só no Rio Grande do Sul são cerca de 53 mil aprendizes. É uma política pública que cresceu em 750% de 2018 a 2025. Mas ainda poderemos crescer bem mais e chegar aos 15%”, instigou a coordenadora.
Esse percentual mencionado por Denise é estabelecido pela Lei da Aprendizagem Profissional (10.097/2000), a qual define que toda empresa, de médio e grande porte, deve contratar aprendizes numa equivalência de, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% do total dos empregados que demandam formação profissional. Como a capacidade de vagas para a juventude pode ir muito além do que se encontra em vigor, a coordenadora estimula a sociedade e as autoridades a se mobilizarem não pelo mínimo de 5%, mas pelo máximo, de 15%.
Denise explica que todo empenho em torno do aumento de contratações conta com o trabalho do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, que busca construir coletivamente opções para adolescentes e jovens da comunidade caxiense e de demais municípios da Serra Gaúcha. “Para isso, contamos com 24 entidades formadoras, empresas, órgãos públicos da esfera federal, estadual e municipal que, mensalmente, reúnem-se para discutir os caminhos da aprendizagem profissional, para formar cidadãos com direitos e deveres e os capacitando para o mundo do trabalho”, explicou a coordenadora.
Denise informa que a juventude estará na 3ª Feira do Jovem Aprendiz, apresentando iniciativas desenvolvidas durante as aprendizagens, além de ações culturais e artísticas. Também haverá painéis com autoridades jurídicas, empresariais, políticas e de segurança.
Alguns dados
- De acordo com material de divulgação do Fórum, dados sobre a capacidade de vagas ocupadas e a disponibilidade no Rio Grande do Sul mostram que há demanda de 67.721 vagas e estão contratadas mais de 51,3 mil. Ainda faltariam 16.336 aprendizes para serem contratados no Estado.
- Nos 43 municípios da Serra, território da gerência do Ministério do Trabalho e Emprego, a demanda é 6.049 vagas, com um cenário de 4.963 contratados. Restam 1.086 vagas para contratação. Já, em Caxias do Sul, existem atualmente cerca de 3,9 mil aprendizes contratados. O maior percentual está na indústria, seguida pelo comércio e serviços, transportes, rurais e cooperativas. Dentro do que estabelece a lei, em Caxias do Sul, ainda faltariam, em média, 690 aprendizes para serem contratados.
- No Estado, estão habilitadas 385 entidades formadoras de aprendizagem profissional, com a oferta de 4.342 cursos. Em Caxias do Sul, existem 24 entidades habilitadas com 253 cursos de Jovem Aprendiz validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Veja também o resumo da TV Câmara Caxias: