Voltar para a tela anterior.
Uma integração de pautas pelo benefício da coletividade foi consolidada nos três dias do 1º Congresso sobre Financiamento de Projetos para Agentes Públicos (Conquista, Tchê!). O evento aconteceu entre quinta-feira (11/09) e sábado passado na Câmara Municipal de Caxias do Sul. Promovido pelo Legislativo caxiense e pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) e com o apoio do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, atraiu representantes de 7 estados e 80 municípios, e 20 prefeitos e outros 20 presidentes de Câmaras Municipais. Mais de 350 participantes registraram presenças.
De acordo com presidente do Legislativo caxiense, vereador Lucas Caregnato/PT, as trocas de experiências entre gestores públicos de diversas partes do Brasil serviram para encaminhar um processo continuado. “Estamos certos de que os meses seguintes serão de reencontros e de aprimoramentos entre casos bem-sucedidos, nos mais diversos setores estratégicos”, observou.
Caregnato reiterou que a atração de diversas representações a Caxias, incluindo uma comitiva chinesa, contribuiu para tornar a cidade ainda mais protagonista. Saudou a atenção aos municípios, os lugares onde as políticas são executadas. “Para termos recursos federais e estaduais, precisaremos cada vez mais de legisladores que reverberem as demandas do dia a dia da comunidade”, pontuou.
No decorrer das atividades, foi possível verificar propostas nos âmbitos do Legislativo, do Executivo, de instituições financeiras e órgãos fiscalizadores. Painéis esclareceram como acessar programas, a exemplo do PAC (iniciativa da União para a aceleração do crescimento), para saneamento, transporte, regularização fundiária e desastres naturais, entre outros tópicos.
No propósito de estreitar relações entre os entes federativos, o congresso encaminhou soluções voltadas a pautas para o desenvolvimento econômico e social, incluindo projetos de infraestrutura, financiados com recursos públicos federais e estaduais. Outras palestras abrangeram servidores públicos, de modo que a eficiência do trabalho prestado tenha base até chegar na ponta, junto à cidadania, com resultados efetivos. As temáticas contemplaram, ainda, processos legislativos, sistemas e ferramentas de gestão, comunicação institucional, governança legislativa e licitações.