Voltar para a tela anterior.
Na sessão ordinária desta quarta-feira (10/09), o vereador Hiago Morandi/PL voltou a falar sobre a situação da saúde pública em Caxias do Sul. Na semana passada, o liberal publicou um vídeo nas redes sociais, ao lado da colega Daiane Mello/PL, mostrando dois médicos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central em horário de descanso, enquanto, segundo os parlamentares, pacientes aguardavam horas por uma consulta.
Na tarde de ontem, a Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Rafael Bueno/PDT, promoveu uma reunião com a participação do secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, e do gerente-geral do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS), Gustavo Colombo. O IDEAS é o gestor das UPAs Central e da Zona Norte, em compartilhamento com o município.
Após o encontro, Morandi criticou a posição da Prefeitura, diante dos levantamentos dos vereadores. Ele acredita que a solução deve acontecer por meio de mais investimentos nas unidades básicas de saúde (UBSs), visando a conter a superlotação das UPAs.
Daiane acrescentou que as UBSs deveriam prestar atendimento até as 22h, garantindo a assistência diretamente nos bairros e evitando que os médicos das UPAs sejam sobrecarregados. O vereador Bueno enxerga que o investimento na saúde não deve ser centrado na criação de novas UBSs, mas, sim, na ampliação das que já existem.