Voltar para a tela anterior.
A criação do Conselho Municipal da Cultura e Valores Bíblicos Judaico-Cristãos (CMCVBJC) surgiu a partir de uma indicação do vereador Pedro Rodrigues/PL ao Poder Executivo. A iniciativa resultou na efetivação do colegiado, que terá sua solenidade de posse realizada no dia 7 de outubro de 2026, às 13h30, no Salão Nobre da Prefeitura de Caxias do Sul. A cerimônia integra a programação do Dia Municipal da Cultura e dos Valores Bíblicos Judaico-Cristãos, também instituído a partir de proposição apresentada pelo parlamentar do PL.
Em abril de 2025, Pedro Rodrigues entregou ao prefeito Adiló Didomenico uma minuta com a sugestão de criação do conselho, acompanhado de representantes do Conselho de Igrejas Evangélicas de Caxias do Sul (CIECS). A proposta posteriormente foi encaminhada pelo Executivo à Câmara Municipal por meio do Projeto de Lei 178/2025, cuja origem foi registrada como indicação do parlamentar. O CMCVBJC é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, com a finalidade de propor, acompanhar e fortalecer políticas públicas relacionadas à valorização da cultura e dos valores bíblicos judaico-cristãos.
Entre as atribuições estão a realização de estudos e pesquisas, a sugestão de projetos de lei, a promoção de campanhas educativas, o recebimento de denúncias relacionadas à discriminação e a criação de canais de participação junto ao poder público. O conselho será formado por 20 membros titulares e seus respectivos suplentes, com representação paritária entre o poder público e a sociedade civil.
Em junho deste ano, Pedro Rodrigues participou da primeira reunião com representantes das entidades não governamentais que integrarão o colegiado. O encontro marcou uma das etapas de organização para o início das atividades do conselho. Na ocasião, o vereador destacou a importância da participação da sociedade civil na construção das políticas públicas relacionadas ao tema.
“A criação deste conselho representa um importante avanço para ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, garantindo a participação das entidades na construção de políticas públicas voltadas à valorização da cultura e dos valores bíblicos judaico-cristãos”, afirma Pedro Rodrigues.