Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense celebra os 25 anos do Programa Voz da Umbanda

No formato online, a iniciativa propaga religiosidade e formação cidadã


Os 25 anos do Programa Voz da Umbanda foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul. No formato online, a iniciativa propaga religiosidade e formação cidadã. A iniciativa da homenagem coube ao então vereador Rafael Bueno/PDT, hoje licenciado do mandato para a função de secretário municipal da Saúde. Na condução da cerimônia, estava o vice-presidente do Legislativo, vereador Wagner Petrini/PSB.

Coube ao vereador José Abreu Jack/PDT fazem o pronunciamento em nome da Casa. Salientou que cada edição garante preservação da memória e da identidade cultural da comunidade, com debates e reflexões sociais. Acrescento que ultrapassa o campo religioso e alcança a esfera da cidadania. “É um verdadeiro veículo de utilidade pública que difunde conteúdo voltado à pluralidade, à educação e ao diálogo”, definiu. Ele referiu o Monumento ao Orixá Ogum, padroeiro da cidade entre os umbandistas, o qual ajuda a solidificar o lema caxiense, baseado na fé e no trabalho.

Depois de receber placa alusiva aos 25 anos, o Babalorixá Saul de Medeiros de Ogum, que dirige o programa, tratou da representatividade. Para ele, o Voz da Umbanda contribui com a tradição oral dessa matriz religiosa. “A fala é um dos nossos pilares porque manifesta axé. Não somos do livro, do texto pronto. Temos o objetivo de oferecer voz a muitas pessoas”, ressaltou.

Saul mencionou já terem sido mais de 2 mil horas de transmissões. “Fica constituído um terreiro vivo. Os mestres entrevistados ensinam muito sobre a nossa religião. Tudo isso remete à ancestralidade, ao garantir voz àqueles que partiram e constituíram um legado”, observou.

O secretário e proponente transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. “É um entusiasmo ampliar a luta, a voz. Eu mesmo rompi preconceitos para fazer parte da Umbanda. É positivo o sincretismo com a religião Católica. Caxias está as cidades com o maior número de casas umbandistas. Em conjunto com o ex-vereador Edio Elói Frizzo, propomos a lei que estabeleceu a Semana Municipal de Ogum, no mês de abril de cada ano”, refletiu Bueno.

Saiba mais sobre o homenageado

O Programa Voz da Umbanda foi criado em 5 de março de 2000, sendo um dos mais longevos e consistentes espaços de comunicação comunitária em Caxias do Sul. Nascido na Rádio Difusora Caxiense e atualmente sendo transmitido através da Rádio Web Voz da Umbanda, a unidade tem se configurado como instrumento de valorização da cultura afro-brasileira, da Umbanda e das religiões de matriz africana. Também cumpre o papel de difusão cultural, formando a opinião e a cidadania, enaltecendo a voz e espaço aos adeptos e dirigentes religiosos, democratizando a comunicação e criando um ambiente de escuta e diálogo.

Atua na divulgação de e festas, tradições e doutrinas religiosas, preservando a memória e fortalecendo a identidade cultural da comunidade e amplia a representatividade, através de programas que trazem saberes diversos do Batuque, Umbanda, Quimbanda e Candomblé, enriquecendo o conteúdo. Além disso, abre espaço para críticas, debates e reflexões sociais, tratando de temas que ultrapassam o campo religioso e alcançam a esfera cidadã. Recebeu autoridades religiosas, intelectuais e políticas, promovendo pontes entre diferentes setores da sociedade.

25/11/2025 - 23:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo