Voltar para a tela anterior.

Câmara aprova requerimento de Sandra Bonetto solicitando informações sobre transferência de alunos de escolas municipais

Documento protocolado pela vereadora do Novo com assinatura de mais sete parlamentares solicita informações à prefeitura sobre decreto de transferência


Na sessão desta terça-feira (25), a Câmara Municipal analisou e aprovou o requerimento de pedido de informações da vereadora Sandra Bonetto destinado à Secretaria Municipal da Educação (Smed) para esclarecer os impactos da transferência de 928 alunos dos anos finais da rede municipal para a rede estadual de ensino. Segundo a Smed, a justificativa para o decreto da prefeitura é a necessidade de abertura de vagas de Educação Infantil (crianças de quatro e cinco anos de idade) nas 15 escolas que terão 9º ano encerrado ano que vem. Outros sete vereadores assinam o documento: Capitão Ramon, Hiago Morandi e Daiane Mello (PL), Estela Balardin e Rose Frigeri (PT) e Cláudio Libardi e Andressa Marques (PCdoB).

O pedido de informações conta com 16 pontos essenciais, dentre eles: a questão dos recursos do FUNDEB; o custo para o município do transporte escolar; se há termo de parceria ou convênio formalizado entre município e estado para viabilizar a transferência; qual o destino dos alunos reprovados ou daqueles que saírem com progressão de série; onde serão lotados os professores dos anos finais e se há possibilidade de aproveitamento desses profissionais nos anos iniciais; se há previsão de fechamento de escolas no interior ou de turmas de 6º, 7º e 8º anos a partir de 2026; qual o custo anual, nos últimos três anos, com demandas judiciais relacionadas a vagas e transporte escolar e se existe planejamento para reduzir essa judicialização.

Para Sandra Bonetto, a transparência é fundamental neste momento de mudanças. “O que queremos é clareza: quanto o município pode perder, quanto terá de gastar e quais impactos reais isso trará para alunos, famílias, professores e escolas. São decisões que definem o futuro da educação pública em Caxias do Sul e não podem ser tomadas sem estudos consistentes e diálogo com a comunidade”, afirmou.

25/11/2025 - 15:56
Gabinete da Vereadora Sandra Bonetto/NOVO
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo