Voltar para a tela anterior.
O vereador Calebe Garbin (PP) esteve presente no evento de sanção da Lei que institui o Canaliza Caxias – Plano de Drenagem, Esgoto e Saneamento, realizado no sábado (4), durante a Assembleia Geral mensal da União das Associações de Bairros (UAB). A nova legislação viabiliza um investimento histórico de R$ 101,7 milhões em obras de infraestrutura urbana com o objetivo de sanar o recorrente problema de alagamento em mais de 60 locais do Município.
Com a sanção do prefeito Adiló Didomenico, o próximo passo será a abertura do edital de licitação do primeiro lote de obras. A execução do projeto está dividida em quatro etapas, justamente para minimizar os transtornos à população, já que será necessário abrir dezenas de ruas para a implantação das novas redes de drenagem.
O vereador Garbin destacou a importância da iniciativa para o futuro da cidade: “É um momento histórico. Representa um compromisso com a dignidade das famílias que sofrem com alagamentos há décadas. Obras como essas não aparecem, porque ficam debaixo da terra, mas fazem toda a diferença na vida de quem mais precisa”, pontuou.
O plano foi apresentado como o maior pacote de obras da história de Caxias do Sul. Segundo o Prefeito, o conjunto de intervenções deve durar de dois a três anos, sendo um transtorno temporário que tornará o Município mais resiliente às mudanças climáticas.
O vice-prefeito, Edson Néspolo, reiterou que “enterrar canos para resolver problemas antigos de drenagem e de alagamentos em áreas de moradia requer coragem e recursos vultosos”.
A nova Lei autoriza aportes próprios do Samae para que o Município execute o programa, em parceria com as Secretarias de Obras e de Planejamento.