Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense concede o Prêmio Caxias ao MusCap pela passagem de 25 anos

A iniciativa da vereadora Rose Frigeri ressaltou a contribuição da instituição com a história da cidade


Os 25 anos do Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap) foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, por meio da concessão do Prêmio Caxias. A cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira (25/09), no plenário da Casa. Por iniciativa da vereadora Rose Frigeri/PT, houve o reconhecimento à instituição pela contribuição com a história da cidade. Na condução da solenidade, estava a vereadora Andressa Mallmann/PDT, 2ª secretária da Mesa Diretora.

Coube à vereadora proponente falar em nome do Parlamento. Contou que, desde os 14 anos de idade, frequentava a Igreja dos Capuchinhos, no Bairro Rio Branco, e a creche das imediações. “A Ordem dos Capuchinhos influencia toda a cidade por meio de obras sociais. O museu é uma história viva que guarda parte da nossa trajetória e que nos lembra quem somos”, salientou.

De acordo com a vereadora Rose, o trabalho do MusCap passa a certeza de que o passado não está distante, mas vivo e presente. Referiu que cada objeto, fotografia ou documento carrega a lembrança de pessoas que ajudaram a construir a cidade e a região. “Memória é falar de identidade. Temos que reconhecer de onde viemos. Isso nos dá raízes. É conectar as trajetórias dos franciscanos com a história de uma comunidade inteira, num ato de resistência e amor”, enalteceu.

Depois de receber o troféu alusivo ao Prêmio Caxias, o diretor do MusCap, Frei Celso Bordignon, ocupou a tribuna, de onde fez agradecimentos. Declarou ser motivo de alegria. Considerou que o lugar vive a memória diariamente, ao combinar o legado dos freis com o dia a dia da comunidade. Afirmou que houve diferentes fases, e sempre com o auxílio de voluntários.

Bordignon explicou que a rotina do museu perpassa o acervo. Citou palestras, exposições e outras ações para difundir o projeto educacional. Ressaltou que, até dezembro, promove um curso sobre preservação patrimonial, voltado a profissionais de museologia, arquivo e biblioteconomia.

A secretária municipal da Cultura, Tatiane Frizzo, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Destacou que a homenagem celebra um órgão que ajuda a manter vivas as memórias, fazendo com que a população local se sinta parte dessa transformação, com abertura de espaço ao futuro.

Saiba mais sobre a instituição homenageada

O Museu dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul (MusCap) completa 25 anos no dia 06 de dezembro. Foi criado com a missão de preservar, estudar e divulgar o patrimônio cultural dos Freis Capuchinhos do Sul do país. Desde sua fundação, há mais de 40 anos, a instituição vem se consolidando como um importante espaço de memória, cultura e educação patrimonial, sendo referência regional por seu trabalho sério, contínuo e comprometido com a comunidade.

Ao longo do tempo, o museu ampliou seu campo de atuação e assumiu também o compromisso com o patrimônio cultural da região, desenvolvendo ações e atividades que promovem a valorização das identidades locais e fortalecem o vínculo com a comunidade. Por meio dessa atuação ampliada, o MusCap se afirma como um espaço crítico, aberto ao diálogo, à escuta e à construção coletiva de saberes sobre o passado, o presente e o futuro do patrimônio.

Além de preservar, o MusCap sempre atuou com um olhar voltado para a educação. Por meio de seu Programa Educativo, o museu oferece visitas mediadas, oficinas, rodas de conversa e atividades voltadas tanto para escolas quanto para o público em geral. Essas ações buscam ampliar o acesso, promover o pensamento crítico e despertar a consciência sobre a importância do patrimônio cultural.

O museu também realiza formações voltadas a professores e educadores, fortalecendo a relação entre o ambiente museológico e o universo pedagógico. A pesquisa é outro eixo fundamental. Com um acervo documental e fotográfico amplamente consultado, o museu contribui para estudos nas áreas de história, arte, teologia, educação, arquitetura e patrimônio.

25/09/2025 - 22:09
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo