Voltar para a tela anterior.
Está em estudo no Legislativo caxiense, nesta semana, o pedido de autorização do Executivo para repassar recursos de emenda parlamentar ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para o custeio da 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula. O assunto consta no projeto de lei 150/2025, que passou em primeira discussão nesta terça-feira (22/07) e voltará ao plenário para apreciação final. O referido evento está previsto para ocorrer em Caxias do Sul no mês de agosto de 2025.
O valor em questão é de R$ 100 mil e é oriundo da emenda parlamentar nº 202428610007. De acordo com a prefeitura, caso for autorizado o repasse, será formalizado mediante celebração de termo de fomento entre o município de Caxias do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Smtde), e o MTG, conforme plano de trabalho e cronograma físico-financeiro previamente aprovados, nos termos da lei federal 13.019/2014.
Na primeira discussão de hoje (22/07), o líder de governo na Casa, vereador Daniel Santos/Republicanos; e os parlamentares Marisol Santos/PSDB, Calebe Garbin/PP, Aldonei Machado/PSDB e Edson da Rosa/Republicanos estimam grande movimentação em razão da geração da Chama Crioula partindo da cidade. Os parlamentares saudaram tradicionalistas presentes na plateia e consideraram o ineditismo e o valor histórico do evento, especialmente por valorizar a cultura gaúcha.
Na justificativa do pedido, o prefeito Adiló Didomenico/PSDB explica sobre a origem dos recursos e ressalta que a 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula é um evento de caráter cultural, tradicionalista e turístico previsto para o período de 14 a 16 de agosto de 2025, no Parque de Eventos Mario Bernardino Ramos (Parque da Festa da Uva).
“Pela primeira vez na história, Caxias do Sul, reconhecida nacionalmente como Capital dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), será sede do evento que simboliza o início oficial da Semana Farroupilha, tradicionalmente realizado em diferentes cidades do Estado do Rio Grande do Sul”, frisa o chefe do Executivo, contando com o aval dos parlamentares para o repasse.
Segundo Didomenico, se houver o aceite parlamentar, a iniciativa será realizada em 15 de agosto e a distribuição da chama para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado ocorrerá em 16 de agosto. É esperada a participação de delegações do Estado de Santa Catarina e de representantes de países vizinhos, como o Uruguai.
“O evento, de relevante simbolismo para a cultura rio-grandense, contará com a presença estimada de 15 mil pessoas, incluindo aproximadamente 1,5 mil cavaleiros, configurando-se como manifestação expressiva de identidade cultural e integração entre os povos do Sul do país. Além do impacto cultural, a realização da 76ª edição da Geração e Distribuição da Chama Crioula em Caxias do Sul representará fomento ao turismo, à economia criativa e ao desenvolvimento regional, fortalecendo a imagem da cidade como polo cultural do Rio Grande do Sul”, estima o prefeito, acrescentando que a realização é fruto de parceria entre o governo gaúcho, a prefeitura, a 25ª Região Tradicionalista e o próprio MTG, entidade que será responsável pela execução técnica e organizacional da atividade.