Voltar para a tela anterior.

José Carlos Monteiro é o mais novo Cidadão Caxiense

O ex-vereador, advogado e professor foi reconhecido pela atuação comunitária


O mais novo Cidadão Caxiense é o ex-vereador (1993-1996), advogado e professor José Carlos Monteiro. Em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (10/07), ele foi reconhecido pela atuação comunitária. A proposição da homenagem coube à vereadora Estela Balardin/PT. Na condução da solenidade, estava o presidente da Casa, vereador Lucas Caregnato/PT.

A vereadora Estela se manifestou em nome do Parlamento. De acordo com ela, o homenageado carrega o peso da legitimidade para poder se considerar um caxiense, na medida em que representa a história viva da cidade. Afirmou se tratar de alguém com sensibilidade social, a partir da luta comunitária e da resistência à Ditadura Militar brasileira (1964-1985).

A petista enfatizou o papel de Monteiro, na Presidência da União das Associações de Bairros (UAB), entre 1983 e 1987, fortalecendo as lideranças das comunidades e os pleitos de cada região. “Estamos homenageando alguém que alia o conhecimento à ação. Além da política, atuou no âmbito acadêmico e contribuiu com a formação do pensamento crítico, para a consolidação da justiça social. A sua trajetória sempre se baseou no interesse coletivo, com ética e solidificação das políticas públicas”, salientou.

Depois de receber placa alusiva à titulação, o homenageado se dirigiu à tribuna para agradecimentos. Para ele, a honraria significa um reconhecimento do bem comum, do trabalho e da militância política, religiosa e social. “Sempre me dediquei a mediar conflitos individuais e coletivos. Muito da minha formação devo aos capuchinhos. Eu queria ser missionário. Uma curiosidade é que cheguei a receber prêmios por declamação de poesia gauchesca”, lembrou.

A secretária municipal da Educação, Marta Fattori, transmitiu os cumprimentos do prefeito Adiló Didomenico. Na ótica dela, o homenageado tem uma vida dedicada à transformação da cidadania. Exaltou o fato de ter deixado o que chamou de marca profunda em milhares de estudantes e comunidades. Para ela, Monteiro semeou futuros em diversas funções, incluindo as de vereador, sindicalista, docente, gestor, agente cultural.

Veja também a reportagem da TV Câmara Caxias:

 

Saiba mais sobre o homenageado

José Carlos Monteiro nasceu em 5 de junho de 1954, em Araranguá/SC. Viveu parte da infância em Forquilhinha/SC, onde iniciou sua vivência comunitária. Aos 11 anos, iniciou sua formação no Seminário de Veranópolis, localizado no Rio Grande do Sul. Foi nesse ambiente que recebeu uma base humanística sólida, destacando-se desde cedo por seu espírito de liderança e dinamismo.

Posteriormente, ao deixar o seminário, mudou-se para Caxias do Sul, cidade onde construiu sua história pessoal, acadêmica, política e comunitária. Assim que chegou à cidade caxiense, começou a atuar no Centro de Formação Pastoral, em parceria com o Padre Orestes Stragliotto, estreitando os laços com as comunidades locais, movimentos populares e ações de resistência à ditadura militar.

Monteiro é licenciado em Filosofia desde 1977 e graduado em Direito desde 1995. Além disso, possui especialização em Ciências Sociais e é mestre em Direito. Em 2026, completará 40 anos de dedicação ao magistério na Universidade de Caxias do Sul, onde também desempenhou diversos cargos administrativos ao longo de sua trajetória.

O homenageado presidiu a União das Associações de Bairros (UAB), entre 1983 e 1987. Nesse período, colaborou com a organização das demandas comunitárias, o fortalecimento da cidadania e a defesa de políticas públicas voltadas para os mais vulneráveis.

Sua vivência nas áreas da educação e do trabalho social teve influência direta em sua atuação política. Foi eleito vereador em Caxias do Sul, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), exercendo seu mandato de 1993 a 1996. Na Câmara, destacou-se como um firme defensor da justiça social, da educação pública, da democracia, dos direitos humanos e trabalhistas, sempre com foco nas comunidades populares — reflexo de sua trajetória na pastoral social e no movimento comunitário.

Mesmo após concluir seu mandato, Monteiro seguiu contribuindo com a gestão pública. Atuou como assessor jurídico e diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), onde participou de processos de modernização normativa e fortalecimento da estrutura institucional do saneamento básico na cidade. Atualmente, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Paralelamente à carreira política, desenvolveu uma sólida atuação no movimento sindical. Teve papel relevante na Associação dos Docentes da UCS (ADUCS), defendendo a valorização da profissão docente, a autonomia universitária e condições de trabalho dignas. Também esteve envolvido, desde a fundação, com o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro) de Caxias do Sul, onde continua atuando até hoje.

Veja a Sessão Solene na íntegra:

 

10/07/2025 - 22:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo