Voltar para a tela anterior.

Andressa Marques defende taxação sobre grandes fortunas

Vereadora afirma que mais da metade da riqueza do país está nas mãos de 1% da população


A taxação de impostos sobre a renda voltou a ser pauta no grande expediente da vereadora Andressa Marques/PCdoB. Nesta quarta-feira (09/07), a parlamentar ocupou a tribuna para defender seu ponto de vista sobre taxações de grandes fortunas, expondo os bilionários e seus montantes financeiros.

Ainda afirmou que pessoas que recebem cerca R$ 5 mil/mês pagam quase 30% (27,50%) de imposto de renda (IR), enquanto para quem ganha acima disso os mesmos cálculos são infinitamente menores e, em alguns casos, há a sonegação dos pagamentos, percebe.

Segundo Andressa, o cálculo de imposto que afeta o consumidor é sobre o produto e não sobre a renda, isso significa que quem ganha mais paga a mesma porcentagem de quem ganha muito menos, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Defendendo o aumento na alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que foi recentemente rejeitado pelo Congresso Nacional e está em análise da Justiça, a parlamentar afirma que a nova arrecadação contribuirá para melhorias de serviços à população.

Uma defesa que a vereadora e seu colega de sigla, Renato Oliveira, fazem é da isenção do IR para pessoas físicas que ganham até R$ 5 mil por mês. No final de seu pronunciamento, Andressa informou que ainda pretende trazer para o debate o fim da escala de trabalho 6x1. Também prestou condolências em razão do atentado ocorrido em um colégio público da cidade de Estação/RS, ao norte do Estado, que resultou na morte de uma criança, e três feridos, sendo dois estudantes e uma professora.

09/07/2025 - 13:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo