Voltar para a tela anterior.

Sandro Fantinel repercute ocorrido em que agricultor foi morto por policiais em Santa Maria

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, o liberal expressou indignação e tristeza com a situação


O incidente na cidade de Santa Maria, em que um agricultor foi morto a tiros por policiais da Brigada Militar na última terça-feira, foi o tema central do grande expediente de Sandro Fantinel/PL. O vereador manifestou indignação com o ocorrido, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (03/07).

Valdemar Both, de 54 anos, foi morto durante uma abordagem policial feita em sua propriedade, no final da última terça-feira, no distrito de Palma, em Santa Maria. O motivo da chegada dos militares foi a suspeita de que Both estivesse cometendo um crime ambiental, porque o homem vendia lenha sem autorização. Ao ser abordado, teria reagido contra os policiais, com um machado que tinha em mãos, e acabou recebendo três tiros e falecendo no local.

Segundo Fantinel, não existe a devida valorização dos agricultores. “Isso me entristece demais”, lamentou o parlamentar. Declarou que, como presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo da Casa Legislativa (CAAPC), reconhece a necessidade de vir a público trazer a manifestação da grande tristeza e apreensão dos produtores rurais, perante o ocorrido.

De acordo com o liberal, a questão ambiental está sendo um desafio aos agricultores, que trabalham todos os dias para trazer alimentos as casas de todos. “Eles estão perdendo todo a trabalho de uma vida, estão apavorados”, salientou. Ele disse que os profissionais podem agir de forma errônea por conta do desespero que é causado por conta da pressão que enfrentam. Explicou que, atualmente, os agricultores não são mais donos de suas terras, sendo proibidos de realizarem diversas ações, como a limpeza de valos, nascentes, açudes ou recolher uma árvore que o tempo derrubou.

Ainda, o vereador disse que, em entrevista, o advogado da família de Both contou que a lenha vendida era apenas da árvore de eucalipto, o que é permitido por lei. “Quem vai se responsabilizar?”, questionou, também comentando que o fato de que haviam dois militares no local, indicava que podiam não ser bem treinados, ressaltando a absoluta tristeza e indignação com o incidente.

Em apartes, Aldonei Machado/PSDB e Hiago Morandi/PL participaram da discussão. Machado se solidarizou com a situação e opinou que, provavelmente, houve uma falta de preparo dos policiais durante o momento de confronto.

03/07/2025 - 13:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Isabella Jacobs Tonelli

Ir para o topo