Voltar para a tela anterior.
A inclusão do Festival R'Evolução no Calendário Oficial de Eventos está em apreciação no Parlamento caxiense. Passou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça-feira (01/07) e retornará para votação final. O texto original (projeto de lei 189/2024) que traz o assunto é de autoria do então vereador Felipe Gremelmaier/MDB, e contém substitutivo da parlamentar Marisol Santos/PSDB, que se manifestou durante a plenária, elogiando o evento e considerando-o “transformador na vida de tanta gente”.
A parlamentar Rose Frigeri/PT saudou Gremelmaier, que hoje é secretário municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico e estava na plateia juntamente com a titular da Cultura, também ex-vereadora Tatiane Frizzo/PSDB, pela proposição. De acordo com a parlamentar, a iniciativa, além de incentivar a cultura e o turismo, abrindo espaço para os artistas exporem suas criações, faz a economia girar.A parlamentar petista explica que, a cada R$ 1 investido em cultura, a estimativa é de quase R$ 2 de retorno.
O texto estabelece que o Festival R'Evolução será realizado anualmente no mês de setembro, durante a Semana Farroupilha, em data e local definidos pela comissão organizadora. Na exposição de motivos, o então vereador explicou que o R'Evolução é o maior festival cultural e independente de hip-hop do Sul do Brasil e se consolidou como um marco na cena nacional, unindo grafite, breaking, DJs e MCs. “Cada um desses elementos se entrelaça, formando uma rede que conecta artistas, comunidades e pessoas de diferentes origens e histórias. Em 2024, o evento teve a presença de mais de 150 artistas”, relata o parlamentar, informando que o grupo também auxiliou as pessoas afetadas pelas enchentes de maio daquele ano. Ainda sobre a iniciativa, Gremelmaier diz contribui para a construção de um futuro mais forte e solidário, onde a cultura, o turismo e o esporte não apenas sobrevivem, mas florescem, mesmo diante das adversidades.
“O Festival R'Evolução simboliza essa força coletiva e a esperança de novos começos. Que cada rima, cada scratch, cada passo de breaking, cada traço do graffiti, cada manobra de skate, e cada sorriso no rosto de uma criança inspire todos nós a continuar lutando por um mundo mais justo, inclusivo, inspirador e promissor para as futuras gerações”, defende o então parlamentar, contando com o aval do plenário para a inserção do evento no calendário municipal.