Voltar para a tela anterior.
Mais atenção às demandas dos professores e diretores das escolas locais é um dos pontos que preocupam O vereador Edson da Rosa/REPUBLICANOS. Na sessão ordinária desta quarta-feira (21/05), o parlamentar se manifestou à luz da paralisação dos servidores públicos municipais de Caxias do Sul, a qual continua em andamento, com mobilizações junto ao Largo da Prefeitura. Em diversas oportunidades, ele esteve à frente da Secretaria Municipal da Educação (SMED).
O parlamentar citou o caso recente em que alunos do Ensino Fundamental atentaram contra a vida de uma professora. Na oportunidade, se solidarizou à luta dos professores, reconhecendo que as demandas em sala de aula poderiam ter sido enxergadas por ele quando atuava como secretário.
Integrante da base do governo Adiló Didomenico/PSDB no Legislativo e presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da Casa, Edson reforçou que mantém contato com a Comissão de Diretores das Escolas Municipais, em busca de melhorar a situação dos servidores.
Em apartes, Andressa Marques/PCdoB e Claudio Libardi/PCdoB opinaram que a paralisação não se trata apenas da questão financeira dos servidores, mas, também, escancara a precarização dos locais de trabalho. Andressa acrescentou que os vereadores devem mediar a situação com responsabilidade, incluindo o respeito com a função e relevância dos funcionários públicos municipais.
Colega de Edson na base de governo, Calebe Garbin/PP disse que está acompanhando as deliberações do Executivo que, segundo ele, não está alheio à situação. Lucas Caregnato/PT, presidente da Câmara, questionou a disponibilidade do prefeito para o diálogo. Segundo o petista, Didomenico não atendeu ao pedido de reunião com o vereador.
Rose Frigeri/PT acredita que o baixo salário dos professores não tem responsabilidade apenas do atual prefeito, mas que ele agravou a situação. Ela afirma que, há mais de 10 anos, não há aumento no salário, mas, apenas na gestão atual houve, redução. A petista propôs que seja feito um reajuste além da reposição inflacional, incluindo vale-alimentação para aposentados e servidores em licença.