Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri repercute campanha da PEM “Pela Vida das Mulheres”

Com o apoio de todas as vereadoras da Casa, as quais integram a Procuradoria Especial da Mulher, a ação foi criada como resposta aos recentes casos de feminicídio no Rio Grande do Sul


Em repúdio aos recentes casos de feminicídio no Rio Grande do Sul, em especial, os 10 ocorridos entre os feriados da Sexta-feira Santa e Tiradentes (18 a 21/04), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) do Legislativo caxiense lançou a campanha “Pela Vida das Mulheres”. O anúncio foi feito pela titular da PEM, a vereadora Rose Frigeri/PT, que, durante a sessão desta terça-feira (13/05), explicou como serão feitos os trabalhos da campanha que seguirá ativa por um mês.

Além de Rose, a PEM é integrada pelas vereadoras Andressa Mallmann/PDT, Andressa Marques/PCdoB, Daiane Mello/PL, Estela Balardin/PT, Marisol Santos/PSDB e Sandra Bonetto/NOVO. Todas participaram do vídeo de divulgação da campanha apresentado em plenário e disponível nas redes sociais da Câmara e nos perfis do Instagram das parlamentares.

                              
 

As legisladoras entendem que só será possível resolver o problema se o que o antecede seja encarado com a devida seriedade porque o feminicídio é, na maioria das vezes, ‘o ponto final’ de uma história que começa com agressões e humilhações, sejam elas físicas ou verbais.

Durante a próxima semana, a partir do dia 20, serão promovidas atividades com o propósito de ampliar a visibilidade da campanha, incluindo entrega de panfletos, homenagens às vítimas, gravação de podcast e a instalação de um Banco Vermelho, projeto previsto em lei e utilizado em ações contra a violência doméstica e o feminicídio.

Além dessas atividades, no final do mês de maio, as vereadoras farão uma visita aos secretários estaduais de Segurança Pública, Sandro Caron; e de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Guazzelli Peruchin; para tratar sobre a Delegacia da Mulher e a Casa da Mulher Brasileira.

Segundo Rose, em Caxias, cerca de 40 mulheres procuram diariamente a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a maioria delas para realizar denúncias com base na Lei Maria da Penha. Essa procura, na opinião da vereadora, sinaliza a necessidade de abertura de outra delegacia no município para melhor atenção dos casos. Rose sugere que a segunda DEAM seja instalada dentro da Casa da Mulher Brasileira, que está prevista para ser construída no bairro Sanvitto.

Ainda no início da campanha, a petista agradeceu o apoio dos colegas vereadores. Ela declarou que a campanha não exclui a participação dos homens na luta pelo fim do feminicídio, inclusive destaca que a mudança começa quando não se criam mais homens violentos e machistas. “Nós discutimos e entendemos que devemos incluir todos os vereadores na nossa luta. O feminicídio é uma consequência do machismo estrutural. O machismo mata. Uma sociedade violenta não é boa para ninguém, nem para as mulheres e nem para os homens”, disse a parlamentar.

Estela Balardin, colega de partido de Rose, demonstrou-se contente com a união das sete vereadoras em prol de uma causa, como também foi feito nas atividades do Maio Furta-cor, que pauta a saúde mental materna. Ela acrescentou que, ao debater sobre o feminicídio, deve-se lembrar que as mulheres negras, por questões históricas e sociais, são mais vulneráveis. Andressa Marques, Marisol Santos e Sandra Bonetto também celebraram a união feminina em meio às divergências políticas do Parlamento. Andressa Mallman, forte defensora dos direitos dos animais, compartilhou que, das ocorrências de maus-tratos que atende, muitas delas envolvem homens que, após agredirem os animais, partem para agredir as mulheres.

 

CRONOGRAMA DA CAMPANHA PELA VIDA DAS MULHERES:

Terça-feira – 20/05: vereadores, assessores e servidores utilizam a camiseta para foto coletiva; em seguida, entregam panfletos nos semáforos próximos à Câmara.

Quarta-feira – 21/05: divulgação de vídeos nas redes sociais da Câmara, cada vereadora apresenta um perfil das mulheres assassinadas no feriadão.

Quinta-feira – 22/05: vereadoras pintam o banco de vermelho.

Sexta-feira – 23/05: gravação do podcast sobre questões referentes à violência contra a mulher.

 

13/05/2025 - 15:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Vitor Augusto Silveira Lo

Ir para o topo