Voltar para a tela anterior.
A proteção dos mananciais de Caxias do Sul foi o tema reforçado por Edio Elói Frizzo/PSB, durante o grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira (09/04). Na tribuna, ele também falou sobre a ideia de um projeto de lei de pagamento por serviços ambientais aos agricultores, proprietários de áreas em bacia de captação, tornando-os parceiros no cuidado do espaço; e defendeu a conurbação de municípios.
Ele afirmou que é necessário ouvir a comunidade sempre, e discursou a respeito da ideia de encaminhar à Câmara Municipal um projeto de lei que trate do pagamento por serviços ambientais, para que os agricultores e proprietários de áreas em bacias de captação se sintam parceiros na questão de proteger os mananciais, algo já comentado por eles há tempo.
Além disso, declarou apoio à ideia de que Caxias do Sul precisa conurbar (juntar) com os municípios vizinhos, como Flores da Cunha e Farroupilha, para também ampliar o zelo ambiental à região. “Precisamos preservar os nossos mananciais que garantem o abastecimento com água de qualidade”, destacou o vereador.
O socialista contou que, por grande parte de sua vida, estudou os assuntos relacionados à reserva e preservação das águas, especialmente por ter trabalhado no Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), como diretor-presidente. Lembra que a medida estabelecida era de que, a cada 10 mil litros de água, são produzidos 8 mil litros de esgoto, sendo esses os que precisam ser tratados. Afirmou que percebeu, com o passar dos anos, como Caxias do Sul avançou nesse aspecto. Segundo ele, hoje, existem quase 100 estações de tratamento de esgoto diferentes.
Em apartes, Aldonei Machado/PSDB, Claudio Libardi/PCdoB, Edson da Rosa/Republicanos e Sandro Fantinel/PL debateram a respeito dos assuntos abordados pelo colega parlamentar. Rosa, por exemplo, defendeu que o planejamento é essencial para o desenvolvimento de qualquer projeto, como a conurbação de municípios citada por Frizzo.