Voltar para a tela anterior.

Rose Frigeri homenageia os 80 anos da Escola José Bonifácio

A parlamentar usou o espaço do grande expediente para comemorar o aniversário e apontar demandas


Os 80 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio foram comemorados no grande expediente da vereadora Rose Frigeri/PT. A parlamentar também usou espaço na sessão ordinária desta quinta-feira (30/03) para apresentar as demandas do espaço, localizado no bairro Pedancino.

A legisladora abriu a sua manifestação traçando uma linha do tempo do educandário. Contou que, em 1918, na Rua Argentino Brandalise, no Pedancino, foi construída a primeira instituição de ensino da comunidade, ao lado do campanário, na estrutura da antiga igreja. Na época, chamava-se Júlio Prates de Castilhos.

Atualmente, o educandário atende 270 estudantes da Educação Infantil (Pré I e II), além do Ensino Fundamental completo (1° ao 9° ano). A equipe é composta de 34 professores e cinco funcionárias. A estrutura tem sete salas de aula, sala de professores, refeitório com cozinha, informática, um espaço de Educação Física, secretaria, direção, biblioteca, parquinho para a Educação Infantil, quadra aberta e uma área coberta.

Rose relatou que a trajetória do educandário está sendo trabalhada com os alunos, para que a história do espaço esteja viva na memória dos que passam por lá e seja compartilhada com as futuras gerações.

A parlamentar trouxe algumas das demandas da escola, como a necessidade de cobertura para a quadra de esportes. Conforme a petista, pelo fato de o espaço não ser coberto, dificulta a prática da Educação Física em boa parte do ano, como em dias de chuva.  

No que se refere ao cerceamento do local, a parlamentar diz que se encontra em péssimo estado, com postes caindo e furos em diversas partes. O parquinho, na avaliação de Rose, está desestruturado, em um terreno irregular e próximo às caixas d’água.

Ela destaca que os pais colaboram muito com a manutenção da estrutura, mas tem coisas que fogem da autonomia da comunidade e precisam de apoio do Executivo. Outra pedido da parlamentar é em relação à garantia de transporte aos alunos. O presidente Zé Dambrós/PSB saudou a comunidade escolar e defendeu mais recursos à instituição.

 

 

 

30/03/2023 - 11:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Manuelli Luise Boschetti

Ir para o topo