Voltar para a tela anterior.

Comunidade do Reolon e arredores precisa de mais ônibus, asfalto e melhorias em UBSs

Durante a 5ª edição do projeto Câmara Vai aos Bairros, nesta quinta-feira (11/08), cerca de 120 pessoas participaram e mais de 10 moradores pediram a palavra para listar demandas


Mais horários de ônibus, calçamento de ruas, melhorias em estabelecimentos de saúde e na educação compõem a lista de pedidos que os moradores do Reolon e bairros e loteamentos vizinhos detalharam aos vereadores, nesta quinta-feira (11/08), durante a 5ª edição do projeto Câmara Vai aos Bairros. A atividade foi conduzida pela presidenta do Legislativo, parlamentar Denise Pessôa/PT, e contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas na Escola Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Machado de Assis (Rua Andressa Tamagno, 200, bairro Reolon). Dezoito formulários preenchidos com vários apontamentos foram entregues à equipe da Câmara.

Ao saudar os moradores, a presidenta lembrou que hoje é Dia do Estudante, cumprimentando quem se dedica aos estudos. A vereadora também agradeceu pelas flores que ornamentaram a mesa do encontro. Copo-de-leite, alecrim, flor do campo e azaleia foram especialmente colhidas por Calma Almeida Damasceno e entregues à presidenta nesta noite. “Trouxe para homenagear vocês. Sempre levo flores do meu jardim para onde vou. Elas são vida”, emocionou-se a moradora do Reolon.

Diante da beleza do mimo, Denise abriu o microfone para todos os parlamentares se apresentarem e, posteriormente, para a população relatar reivindicações, críticas e elogios envolvendo serviços públicos ou privados viabilizados por concessionárias ou permissionárias. A presidenta informou que, posteriormente, todas as solicitações serão remetidas às unidades responsáveis. A execução, entretanto, caberá a cada órgão. “Entregaremos um relatório ao Executivo, assim como entregamos das edições anteriores”, reforçou a vereadora.

A presidente do bairro Reolon, Jossane Fiuza, mais conhecida por Sane, foi quem reclamou da redução de linha de ônibus desde o período mais forte da pandemia da covid-19, há dois anos. “Antes, tínhamos ônibus de 20 em 20 minutos e, em horários de pico, chegava a ter a cada 10 minutos. Hoje, só tem de horar em hora. Nos sábados, então, é de duas em duas horas. Não sei em que mundo vivem para definirem essa demora”, critica a líder comunitária. Juntamente com ela, pediram acréscimo nos horários do transporte coletivo urbano as moradoras Terezinha da Silva e Patrícia dos Santos. Sane ainda solicitou um olhar mais atencioso das autoridades em relação às crianças e aos idosos. Sane teme que esses dois públicos sejam ainda mais influenciados pelas drogas. Também do Reolon, Tânia Giordano cobrou melhorias no passeio público da EMEF Machado de Assis e pediu mais lazer para a população.

No comando da Associação de Moradores do Bairro (Amob) Mariani, Diego Gois classifica como urgente para a localidade a continuação do asfaltamento da Rua Rachel Cagliari Grazziotin. Na sequência, acrescenta a necessidade de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Mariani e a construção de uma Escola de Educação Infantil. Essas duas obras, Gois acredita que devem avançar logo, por já existirem encaminhamentos.

Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alexandre Silva informou que a reforma da UBS do Marini estaria sendo encaminhada. Ele aproveitou para reivindicar a revitalização de quatro prédios da região (um deles de centro educativo), os quais estariam abandonados.

Da Cidade Nova, a irmã Cecília Berno se colocou como porta-voz de muitas pessoas. Segundo ela, há uma precariedade na estrutura do atendimento à saúde em Caxias do Sul. “As mães  se queixam que precisam vir muito cedo na fila para ter vaga de consulta. Nosso clima não permite isso. Às vezes, a criança já está doente e tem de esperar no colo materno sob mau tempo. E, muitas vezes, quando chegam para a consulta ficam sabendo que o médico não está. Também faltam medicamentos. Na minha opinião, a saúde deveria ser prioridade”, frisa Cecília.

Alguns moradores também agradeceram pontualmente a vereadores que têm auxiliado no atendimento de necessidades do Reolon e região. Outros elogiaram os parlamentares por ouvi-los. Promotora do encontro, a Mesa Diretora 2022 é formada pelos vereadores Denise Pessôa/PT (presidenta), Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa (2º secretário).

Acompanharam a presidenta Denise no encontro desta quinta-feira à noite os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Estela Balardin/PT, Elizandro Fiuza/REPUBLICANOS, Lucas Caregnato/PT, Marisol Santos/PSDB, Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa, Tatiane Frizzo/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB, Sandro Fantinel/PATRIOTA, Velocino Uez/PTB, Zé Dambros/PSB, Wagner Petrini/PSB. Também cumprimentou os participantes e valorizou a realização do encontro o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a UAB. Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. O terceiro encontro envolveu os moradores do Desvio Rizzo e proximidades, em 30 de junho. Já o Cruzeiro foi palco da 4ª edição, em 28 de julho. Depois desta atual 5ª edição que ocorreu no Reolon (11/08), as próximas acontecem em: 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Ao todo, serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.

O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.

11/08/2022 - 23:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo