Voltar para a tela anterior.

Manutenção viária, telhado de escola e segurança são pedidos da região do Rizzo

Mais de 150 moradores marcaram presença na terceira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022, nesta quinta-feira (30/06)


Vias esburacadas e mal sinalizadas, telhado de escola prestes a ceder e ausência de policiamento compõem a lista de queixas que os moradores do bairro Desvio Rizzo e arredores apresentaram aos legisladores caxienses, na noite desta quinta-feira (30/06). As manifestações ocorreram durante a terceira edição do projeto Câmara Vai aos Bairros 2022, no Salão da Paróquia São José (Praça Pedro Poloni, sem número, bairro Desvio Rizzo). E não foram só essas. Ao todo, 23 integrantes da plateia pediram a palavra logo após a apresentação de cada parlamentar participante.

Em termos de formulários com registro de reivindicações e sugestões, o Legislativo recebeu 31 ao longo do encontro conduzido pela presidenta da Câmara, vereadora Denise Pessôa/PT. Nesta terceira edição do Câmara Vai aos Bairros, mais de 150 pessoas compareceram.

“As ruas na região do Rizzo estão todas sucateadas. Para cortar um pneu é fácil”, reclamou Marcos dos Santos, morador do loteamento São Francisco. “A manutenção da cidade está péssima. Não há sinalização e nem pintura de faixa de segurança, sem contar a dificuldade causada pelos congestionamentos no acesso ao Rizzo”, acrescentou Lindomar Gilberto Duarte Alves, do bairro Planalto Rio Branco, para onde também reivindicou a troca de piso de uma creche que estaria há anos desativada. A ausência de escola de Educação Infantil também foi apontada pela presidente do bairro Cidade Industrial, Marseli Schneider.

Paralelamente aos riscos da precariedade viária, os moradores questionaram a situação do telhado do refeitório da Escola Estadual Alexandre Zattera, que está prestes a cair, colocando estudantes e professores em perigo, relataram. “Não adianta vim aqui falar porque, quando meus filhos se formarem, estará a mesma coisa. Não é uma goteira (que existe no teto), mas uma cachoeira”, lamentou Carla Márcia Freitas. Mãe de aluno e professora na instituição de ensino localizada no bairro Desvio Rizzo, juntamente com outras mães, a docente ergueu uma faixa, indagando: “Onde está a reforma do telhado?”. Antes dela, foi Joel Moraes, pai de estudante da instituição que levantou a voz para pedir urgência na obra. “É uma vergonha o teto do refeitório da escola quase caindo. O Rizzo está pedindo socorro”, afirmou, recebendo concordância de Ademar dos Santos.

Ademar ainda solicitou mais segurança e defendeu a instalação de um módulo policial no bairro. Mesma reivindicação foi feita por Valmir Funari. Segundo ele, o Desvio Rizzo é praticamente uma cidade, em razão do número de habitantes, e, em devido a isso, sofre com a falta de proteção. “Com a população crescendo, um dos principais problemas é a segurança”, observa o morador.

Ainda na educação, o professor Alysson Pessoa pediu a construção do ginásio da Escola Municipal Professor Nandi, cujo projeto data de 29 de junho de 2016. Já João Bettiato, da Conceição da Linha Feijó, entre outras demandas, quer mais linhas de ônibus para a localidade para contemplar quem precisa desse transporte na metade da manhã e na metade da tarde. Regularização fundiária, canalização e tratamento de esgoto, melhor estrutura e mais profissionais para atender na Unidade Básica de Saúde da região foram alguns dos demais pedidos expressos pela população.

A presidenta Denise Pessôa acompanhou as manifestações e explicou que todas as demandas serão remetidas aos órgãos competentes e que cabe a eles a decisão de atendê-las ou não. “A Câmara não tem poder de execução, mas estamos junto com vocês para reivindicar e dar força no sentido de que as melhorias aconteçam”, frisou a presidenta. Denise comunicou que está prevista para o dia 6 de julho a entrega ao Executivo municipal do relatório desta edição e também do relatório da segunda edição do Câmara Vai aos Bairros, que ocorreu na região do Serrano, em 2 de junho.

Além de Denise, integram a Mesa Diretora 2022: Tatiane Frizzo/PSDB (1ª vice), Velocino Uez/PTB (2º vice), Zé Dambros/PSB (1º secretário) e Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa (2º secretário).

Juntamente com Denise, no encontro desta quinta-feira à noite, marcaram presença os parlamentares Adriano Bressan/PTB, Gladis Frizzo/MDB, Lucas Caregnato/PT, Tatiane Frizzo/PSDB, Clóvis de Oliveira/PTB/Xuxa, Zé Dambros/PSB, Olmir Cadore/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Rose Frigeri/PT, Sandro Fantinel/PATRIOTA e Wagner Petrini/PSB. Também fizeram uma saudação aos participantes do encontro o padre Rubens Brun e o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado pelo Legislativo caxiense em conjunto com a União das Associações de Bairros (UAB). Para 2022, a Mesa Diretora definiu nove edições, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h. A primeira delas ocorreu no dia 28 de abril, no bairro Esplanada. A segunda foi em 2 de junho, no bairro Serrano. A terceira no Desvio Rizzo, hoje (30/06). E as próximas estão previstas para: 28/07 (no Salão do bairro Cruzeiro), 11/08, 25/08, 06/10, 17/11 e 1º/12. Ao todo, serão contempladas as regiões Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro e Rural.

O projeto Câmara Vai aos Bairros existe desde 2010, por iniciativa do ex-vereador-presidente Harty Moisés Paese. Em 2017, na presidência do vereador Felipe Gremelmaier, a medida foi oficializada por meio da Resolução 253/A-2017. A proposta também ajuda a esclarecer à sociedade as funções de um parlamentar, além das diferenças e das responsabilidades de cada poder constituído.

30/06/2022 - 23:56
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo